DIA 10 INTERCESSÃO PROFÉTICA Pr. Jorge Wilson

DIA 10 

INTERCESSÃO PROFÉTICA 

Pr. Jorge Wilson 


Ezequiel 37:1-10  

“Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos, e me fez andar ao redor deles; eles eram muito numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos. Então, me perguntou: Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes. Disse-me ele: profetiza a estes ossos e dize-lhes: ossos secos, ouvi a palavra do Senhor. Assim diz o Senhor Deus a estes ossos: eis que farei entrar o espírito em vós, e vivereis. Porei tendões sobre vós, farei crescer carne sobre vós, sobre vós estenderei pele e porei em vós o espírito, e vivereis. E sabereis que eu sou o Senhor. Então, profetizei segundo me fora ordenado; enquanto eu profetizava, houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso. Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mas não havia neles o espírito. Então, ele me disse: profetiza ao espírito, profetiza, ó, filho do homem, e dize-lhe: assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatro ventos, ó, espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara, e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército extremamente numeroso”. 


Deus nos salvou e nos chamou com uma santa vocação. Existimos não apenas para nós mesmos, mas para fazer a diferença na vida dos outros. E uma das maneiras de fazermos isso é interceder pelas pessoas. E, com base no texto bíblico acima, não falo de uma intercessão simples, de apenas fazer petições a Deus em favor dos outros. Ezequiel era um profeta e por isso podemos extrair princípios proféticos de seu livro. A intercessão profética é aquela em que não apenas oramos, mas declaramos profeticamente o resultado daquilo pelo qual estamos orando. 


Vamos tomar o exemplo de Ezequiel 37 e estabelecer um parâmetro do que estou afirmando. 


O versículo 10 fala de “um exército extremamente numeroso”. Esse era o projeto de Deus para a “casa de Israel”, que é o povo do qual fala o texto (veja Ezequiel 37:11). A intercessão profética é aquela que produz o resultado final almejado pelo Senhor. 


Voltemos ao início do texto. 


No versículo 1, Ezequiel diz: “Veio sobre mim a mão do Senhor; ele me levou pelo Espírito do Senhor e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos”. 


Quando intercedemos por alguém, geralmente estamos enxergando alguma necessidade pela qual aquela pessoa está passando. Seja uma desavença familiar, uma luta quanto à identidade, uma tentação recorrente, uma célula que não cresce, desemprego, fraqueza na fé… qualquer que seja o diagnóstico, entenda que Deus o fez enxergar isso para que você seja a solução do problema. 


Ezequiel viu o exército de Israel como ossos secos. A princípio, a situação da “casa de Israel” era terrível e impossível de ser revertida. Mas esse não era o final da história. 


Não se impressione com o estado atual das pessoas ou da situação que você vê. Não fique paralisado pelo problema, mas comece a interceder e falar (profetizar) o que será, aquilo que Deus vê antecipadamente. 


Deus quer mudar a história de vida das pessoas; seja você essa pessoa que se dispõe a ser usada por Deus, para o cumprimento de Seus propósitos na terra.


Ezequiel diz que Deus “o fez andar ao redor deles; eles eram muito numerosos na superfície do vale e estavam sequíssimos” (v. 2). Note que, antes de profetizar, Deus fez Ezequiel andar no meio do vale. Para interceder profeticamente, é preciso se envolver com as pessoas, sentir compaixão por elas. O intercessor não é alguém distante, frio, indiferente ao problema acerca do qual ele ora. 


Jesus realizou muitos milagres, transformado a situação das pessoas, porque ele tinha compaixão. Ele é nosso exemplo maior. Ele diz para amarmos a todas as pessoas, amarmos nosso próximo como a nós mesmos. Devemos tornar cada um nosso “próximo”, não nosso “distante”. 


Pessoas feridas, magoadas, incrédulas, aprisionadas, precisam de um toque de amor e compaixão. O intercessor é movido pelo verdadeiro amor, que Deus coloca em seu coração. 


No versículo 3, Deus pergunta a Ezequiel: “Filho do homem, acaso, poderão reviver estes ossos? Respondi: Senhor Deus, tu o sabes”. Para interceder profeticamente, é preciso estar alinhado com o coração de Deus. Não é a nossa vontade apenas, mas é a disposição de cumprir o desejo do Pai, que é bom em todo o tempo e quer derramar Sua bondade sobre Sua criação. 


Quando Ezequiel diz “Senhor, tu o sabes”, isso não é uma declaração de incredulidade, mas de fé da parte do profeta. Nossa primeira reação seria dizer “não, não é possível esses ossos reviverem”; “não, não é possível essa pessoa ser crente, ser honesta, responsável, santa, leal, ser alguém na vida”. Mas Ezequiel reconheceu que Deus é o Todo-Poderoso e que, se Ele quisesse, até mesmo ossos secos poderiam reviver. 


Você foi chamado a interceder profeticamente e mudar a história de vida de alguém. A sua atitude é decisiva. Se você nada fizer, a situação vai continuar a mesma ou até piorar. Mas se você agir de acordo com a visão e o coração de Deus, tudo pode se transformar. Creia no Deus do impossível! Deus diz a Ezequiel: “profetiza a estes ossos e dize a eles para ouvir a palavra do Senhor” (v. 4). O profeta obedece: “profetizei conforme me foi ordenado” (v. 7). 


Veja o alinhamento de Ezequiel com o projeto de Deus; ele começou a profetizar aos ossos, dizer como e no que eles seriam transformados. O homem de Deus segue a visão de Deus e fala de acordo com ela. Interceda profeticamente, declarando a Palavra de Deus sobre a vida das pessoas. Ainda que digam que é impossível, ainda que pareça grande demais, declare sem temor, pois nós andamos por fé, não por vista (2 Coríntios 5:7). 


O v. 7 continua dizendo que, enquanto Ezequiel profetizava, “houve um ruído, um barulho de ossos que batiam contra ossos e se ajuntavam, cada osso ao seu osso”. O resultado da intercessão do profeta foi que os ossos reviveram e se tornaram um exército poderoso (v. 10)! 


Não desista diante das dificuldades, pois a vitória vem para aqueles que perseveram até o final. Esteja alinhado com a visão de Deus e as circunstâncias vão se dobrar à vontade do nosso soberano Senhor. 



Questões de princípios bíblicos  


1) O que (ou quem) é maior do que as suas circunstâncias? 


2) Qual deve ser nossa conduta ao enxergarmos circunstâncias difíceis? 3) Qual é o segredo do bom êxito na intercessão profética? 



Questões de aplicação pessoal  


1) Você já se sentiu intimidado com as dificuldades ao seu redor? Como você pode vencer isso? 


2) Como você pode saber se está alinhado à vontade de Deus?


3) Você tem algum testemunho de mudança de vida? Que tal a sua própria? 


Oração  


Pai, eu te peço que me ajude a andar por fé e não por vista. Que eu possa sempre crer e declarar a Tua Palavra diante das circunstâncias difíceis na vida das pessoas ao meu redor. 


Eu te agradeço por contar comigo para trazer transformação a este mundo, através da intercessão profética. Que possamos ver a Tua vontade ser feita na terra, assim como ela é feita no céu! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte