NATAL DIA 25 - MISTÉRIOS DE CRISTO - Pr João Nunes Santana
“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e verdade.”
1. Introdução
É sempre uma honra receber você na casa de Deus para juntos ouvirmos a sua palavra. E nesta semana em que celebramos a vinda do eterno filho de Deus.
É um momento sublime estarmos juntos para meditarmos em sua palavra.
Neste Natal, gostaríamos de meditar resumidamente sobre alguns mistérios que envolvem a vinda de Cristo ao mundo.
2. Mistério da data (Gálatas 4.4)
As Escrituras não falam de datas como dia, mês e ano. “Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de mulher, nascido sob a lei.”
A vinda do Filho de Deus ao mundo tem um significado único e sem igual na história da humanidade: Ele é a pessoa mais importante vinda do céu para a terra.
3. Mistério da encarnação (João 1.14)
“E o Verbo se fez carne.” O que estamos vendo aqui é um mistério. Todos fomos criados ou feitos no ventre de nossa mãe. Jesus Cristo não foi feito, ele se fez. Ele se fez carne, ele se fez homem, ele se fez um ser humano.
4. O mistério da sua origem (João 1.1)
“No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus.” De fato, Jesus não nasceu no dia 25. Aquela criança mostra sua vinda e entrada a este mundo, não o seu nascimento. Jesus Cristo sempre existiu.
- Ele criou Adão e Eva e todos os dias conversava com eles (Gênesis 1.26).
- Ele instruiu Noé a construir a arca (Gênesis 6.13).
- Ele apareceu para Abraão (Gênesis 18.2).
- Ele apareceu para Moisés (Êxodo 2.2).
- Ele apareceu para Josué (Josué 5.13).
- Ele estava no momento da criação do universo (João 1.1).
5. O que aconteceu com aqueles que creram nele?
a. Há um mistério que acontece na vida daqueles que o recebem, aceitam e creem no nome de Jesus. Quando entregamos nossa vida a Cristo, nunca mais seremos os mesmos. Algo de sobrenatural acontece dentro do nosso coração que não sabemos explicar.
b. As trevas não prevaleceram (v.5) — “A luz resplandece nas trevas e as trevas não prevaleceram contra ela.” Os filhos de Deus passam por lutas, mas nunca são destruídos. A verdade sempre vai prevalecer. O bem sempre será superior ao mal. Os frutos da justiça sempre serão maiores e melhores do que os frutos do pecado.
c. Deu-nos o poder para sermos filhos de Deus (v.12) — Esse poder é outro mistério. Um crente não é crente pelo seu próprio poder. Um salvo não é salvo pelo seu próprio poder. Nós não ficamos de pé pela nossa própria força. Nós não conquistamos pela nossa própria espada. A nossa vitória vem do Senhor que fez o céu e a terra.
d. O novo nascimento (v.13) — “Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.” Esse é outro mistério. Os que aceitam Jesus experimentam um novo nascimento.
6. Apelo — Hoje esse mistério será revelado para você.
a. Gostaríamos de orar por alguém que deseja de coração experimentar o poder de ser filho de Deus.
b. Que deseja experimentar o mistério do novo nascimento.
c. Que quer experimentar o poder de vencer as trevas.
d. O mistério de conhecer Jesus Cristo, o eterno Filho de Deus.
…………………………
………………………..
Comentários