DIA 05 ORAÇÃO, PETIÇÃO E SÚPLICA Pra. Luciana Cavalcante

 DIA 05 

ORAÇÃO, PETIÇÃO E SÚPLICA 

 Pra. Luciana Cavalcante


 
“Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ações de graças”. Filipenses 4:6 


Qual é a primeira coisa que você faz quando enfrenta um grande problema? Pede ajuda de alguém? Fica preocupado? Paralisado? Entra em desespero? Ou toma a atitude correta de buscar a Deus em oração? 


O apóstolo Paulo nos dá a receita para vivermos uma vida livre de ansiedade, angústia e desespero. A oração de petição e súplica. Petição é um pedido feito a Deus por uma necessidade ou algo que você deseja. Isso é algo lícito e deve ser feito com frequência. 


Muitas vezes confundimos as coisas e achamos que pedir algo a Deus é uma postura egoísta, materialista, interesseira. Ficamos preocupados de estarmos pedindo demais. No entanto, é o próprio Senhor Jesus quem nos orienta a pedirmos ao Pai aquilo que estamos precisando. 


“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7:7-11). 


Você é filho de Deus, você tem livre acesso ao seu Pai celestial, que é bom em todo o tempo e quer dar boas coisas aos seus filhos. Muitos filhos não se sentem confortáveis de pedir algo a Deus porque, na verdade, não têm desenvolvido uma vida de intimidade com Ele. Mas seu Pai deseja ter um relacionamento pessoal com você, para direcionar sua vida e abençoar você grandemente.


Receber as bênçãos de Deus faz parte da vida abundante que Jesus prometeu àqueles que confiam nele (João 10:10). 


Entenda que a petição faz parte desse relacionamento com Deus. Sua confiança não deve estar em mamom ou em qualquer outro deus, mas somente no único e verdadeiro Deus. 


Quando você desenvolve esse relacionamento correto, pedir a Deus não se torna um ato egoísta, mas sim uma atitude de humildade, em que você coloca sua vida em dependência dEle. Você reconhece que Ele é a fonte de toda provisão na sua vida. Quando nos adotou como filhos, Deus se colocou na condição de ser nosso provedor. Pais têm prazer de prover para seus filhos. Deus quer que você peça dele, não de outro. 


Aqui está o exemplo de Jabez: 


“Jabez orou ao Deus de Israel: ‘ah, abençoa-me e aumenta as minhas terras! Que a tua mão esteja comigo, guardando-me de males e livrando-me de dores’. E Deus atendeu ao seu pedido” (1 Crônicas 4:10). Veja que a petição de Jabez incluiu proteção, paz e provisão. Ele pediu até mesmo que Deus aumentasse as suas terras. E o Senhor concedeu o seu pedido! 


O cego Bartimeu teve um encontro com Jesus, no qual ouviu o Mestre lhe perguntar: “que queres que eu te faça?”. Veja a bondade de Deus em ação. O próprio Senhor perguntou o que aquele homem desejava! O texto continua com a resposta de Bartimeu: “eu quero ver”! E Jesus concedeu o pedido ao homem (ver Marcos 10:51-52). 


Esse é o nosso Deus, o bom pastor descrito no Salmo 23, que nada nos deixa faltar! 


Podemos definir a súplica também como uma petição, porém de uma forma mais intensa. Está relacionada as situações urgentes e humanamente difíceis ou impossíveis. Por isso, geralmente envolve lágrimas, pranto, clamor.


Quando Jonas estava em desespero, no ventre do grande peixe que o engolira, ele “em angústia clamou ao Senhor” (Jonas 2:2). E Deus ouviu a súplica do profeta! 


Ana, a mãe de Samuel, foi outro exemplo de alguém que, “com a alma amargurada, chorou muito e orou ao Senhor” (1 Samuel 1:10). Sabemos que também ela foi ouvida, e gerou aquele que viria a se tornar um grande homem de Deus, um profeta e juiz em Israel, muito pranteado por todo o povo após sua morte, tendo, entre outras coisas, ungido o maior rei israelita, Davi. 


Deus ouve nossas súplicas. 


Por fim, o texto de Filipenses 4:6 diz que devemos fazer orações de petição e súplica, e “com ações de graça”. A gratidão deve fazer parte da nossa oração. 


Diz o apóstolo João: “e esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito” (1 João 5:14,15). Assim, já podemos de antemão ser gratos a Ele! A gratidão antecipada é uma prova de fé. É a demonstração de confiança de que Deus é um bom Pai e é nosso provedor. 


Confie em Deus e não tenha medo ou vergonha de se achegar a Ele em petição e súplica. Ele nos ama e nos ouve. Ele é bom em todo o tempo! 



Questões de princípios bíblicos 


1) Qual deve ser nossa principal atitude diante de uma dificuldade? 


2) Qual é a maior arma contra a ansiedade? 


3) Por que podemos recorrer a Deus em oração? Será que Ele não vai se sentir “usado” por nós quando pedimos muitas coisas? 



Questões de aplicação pessoal


1) Você já teve vergonha de orar diante de Deus por um pedido que não fosse “espiritual”? Como você venceu isso? 


2) Como você pode saber se a sua petição está dentro da vontade de Deus? 3) Você tem alguma experiência de súplica atendida pelo Senhor?   



Oração 


Pai, eu quero lançar diante de Ti todas as minhas ansiedades, colocando no Teu altar, minhas petições e súplicas. Que nenhuma angústia tome conta da minha alma, mas que eu encontre em Ti a paz que excede todo entendimento. Guarda o meu coração e a minha mente firme em Ti. 


Eu confio na Tua bondade e por isso te agradeço por tudo o que o Senhor fez e fará em minha vida. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte