DIA 08 INTERCESSÃO E SANTIFICAÇÃO Pr. Afonso Cezila

 DIA 08

INTERCESSÃO E SANTIFICAÇÃO

 Pr. Afonso Cezila 




“Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.” 

(1 Tm. 2:8).


Queridos irmãos, a compreensão da intercessão e santidade nos traz grande responsabilidade e temor. Intercessão e santidade são elos, ou links, entre aqueles que precisam da ajuda de Deus (1 Sm 12:23). Primeiro, a humanidade está miseravelmente no pecado.


O sacrifício de Jesus foi suficiente para Deus (1 Jo 1:7). O Senhor nos receberá, não por nosso mérito, mas pela obra que o Senhor Jesus Cristo realizou na cruz. Entramos nos santos dos santos, onde habita o Todo-Poderoso, para levantar nossas mãos santas sem culpa ou condenação, totalmente purificados pelo sangue puro do Senhor. Na intercessão, o cristão deve estar convencido pelo testemunho do Senhor de que todos os pecados foram extintos diante de Deus (1 Jo 1:9). A morte de Jesus na cruz é suficiente para sermos livres e justos (1 Pe 3.18).


A intimidade com Deus no dia a dia foi conquistada; orai sem cessar (1 Ts 5:17; Ef 6:18). Os sumos sacerdotes entravam no santuário apenas uma vez por ano, no dia da expiação (Levítico 23:26). A intimidade com Deus é a maior conquista do Senhor Jesus, somos abençoados em nossos encargos. Podemos desfrutar da intimidade do Senhor ao ponto de sermos amigos de Deus, assim como Abraão (Tiago 2:23) e João, o apóstolo do amor (João 13:23). Cumpriremos essas determinações buscando individualmente, ou seja, uma vida íntima na intercessão. Os cristãos, de forma geral, foram chamados à intercessão e à santificação para promover a obra de Deus na vida dos outros.


A intimidade do servo de Deus neste encargo é um alicerce firme (2 Tm 2:19). O Senhor Jesus, no Sermão da Montanha, nos dá algumas instruções fundamentais para vivermos na intimidade (Mt 6.5-8): fazer a prática da oração íntima com Deus é fundamental, apenas entre você e o Senhor, sem usar repetições mecânicas, mas externando o que está no coração (Mt 6:5-8). Esta conexão mais profunda (intimidade) só é possível ouvindo a Palavra (Pv 6:20) e participando dos projetos da igreja (Mt 28.19-20), (2 Tm 2.2) e (1 Ts 5:11). Todo cristão pode ouvir o Senhor, ter liberdade para ser autêntico, deixando de lado aquela polidez ou palavras polidas que muitas vezes são adotadas nas "orações públicas". Chegar ao nível de filho e Pai, esposo e esposa, Mentor-Mentorando ou discípulo-discipulador. São dinâmicos, sem reservas ou camuflagem; nestes exemplos, falamos o que pensamos ou sentimos sem maquiagem. Assim deve ser nossa intercessão junto a Deus; Ele é nosso Pai e podemos relacionar-nos com Ele em nosso íntimo (Mt 5:8).


A intercessão e a santificação andam juntas (2 Cor 5:17). Elas se completam, fazem parte da nova natureza dos filhos de Deus. O intercessor sem santificação é um ator consagrado. O protagonista faz tudo com amor, paixão, enche os ouvintes de perspectiva, de esperança, de sonhos e deixa as pessoas pensarem, saindo do teatro. Mateus 6:5 sobre a hipocrisia mencionada por Jesus. Andar em santidade e consagração a Deus é dever do cristão; Ele é santo, separado dos impuros, dos que são mal-intencionados. Devemos buscar a santidade. No livro devocional de 2022, temos ensinamentos maravilhosos sobre santificação.


Concluímos com a pessoa do Espírito Santo, o grande poder no crente fiel (Atos 1:8). Ele nos equipa em tudo para sermos vencedores na oração de intercessão e santidade (1 Cr 6:19,20), nos ajuda em nossas palavras quando oramos (Rm 8:26), nos move com sabedoria e humildade. Podemos convidá-lo a participar de nossa vida e desfrutar de sua intimidade, recebendo suas virtudes (Gl 5:22-23).



Perguntas para Aplicação Pessoal:


1. Como posso crescer na intimidade com Deus e experimentar um avivamento?


2. As pessoas ao meu redor precisam de oração, o que está me impedindo?


3. Qual é a minha postura nos santos dos santos? Sinto-me impuro e não perdoado?


4. Qual é a importância do Sangue de Jesus derramado na cruz sobre a minha vida?


5. Existe algum pecado ou hábito prejudicial que preciso confessar e abandonar?


Questões de Princípios Bíblicos Chave


1. Jesus é o nosso maior exemplo de intercessor, pois Ele intercede por nós diante de Deus Pai (Hb. 7:25).


2. A Bíblia nos ensina que devemos ter um coração amoroso e disposto a orar por outras pessoas (1 Tm. 2:1-2).


3. A Palavra de Deus nos mostra a importância da santidade na intercessão (1 Pe. 1:15-16).


4. A santidade é essencial na intercessão pelos homens, incluindo os líderes e governos, para que possamos viver uma vida tranquila e pacífica (1 Tm. 2:1-2).


5. Ele nos capacita a orar segundo a Sua vontade e nos revela o que devemos orar (Rm. 8:26-27).



Oração


Senhor nosso Deus e nosso Pai, toda honra e glória seja dada ao Senhor por Sua misericórdia. Agradeço profundamente pela maravilhosa família que me deste. Gratidão por ouvir centenas ou milhares de orações em favor da minha família e por mim. Que neste ano possamos buscar mais ao Senhor e assim orarmos uns pelos outros. Abençoa a todos em nome de Jesus. Amém.


Comentários

Marilene disse…
Mensagem muito poderosa.

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte