DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB

 DIA 01 

A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO

Pr Francisco Antonio H. Montefusco  



1º dia de Jejum — dia 07 de janeiro de 2024


Todo mover na terra começa no andar de cima. Esse mover e gerado no Reino do Espírito, pelas orações daqueles que amam a Deus, e traduzem esse amor em obediência e submissão. Dentro desse padrão, os filhos de Deus são movidos facilmente pelo Espírito Santo, em perfeita harmonia com a Palavra de Deus. Sim, você não entendeu errado, a chave para a autoridade no ato de interceder, passa pelo conhecimento, obediência e submissão, às escrituras.  



A CHAVE DA AUTORIDADE 


Como você já deve saber, o Reino de Deus está firmado em princípios e leis imutáveis. E é exatamente por isso que a Bíblia nos diz: “O teu trono, ó Deus, subsiste para todo o sempre; cetro de justiça é o cetro do teu reino.” Salmos  45:06.  


O fundamento da autoridade espiritual está no conhecimento, obediência e submissão a Deus. Esta é a maneira pela qual permanecemos em Cristo.  


Jesus disse: “Eu dei a vocês autoridade para pisarem sobre cobras e escorpiões, e sobre todo o poder do inimigo; nada lhes fará dano.” Lucas 10:19. No entanto, essa chave de autoridade só funciona se estivermos nEle. Observe o que Jesus disse em João 15:4 — 5. “Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês.  Pois, assim como um ramo não pode produzir fruto se não estiver na videira,  vocês também não poderão produzir frutos a menos que permaneçam em mim.  Sim, eu sou a videira; vocês são os ramos. Quem permanece em mim, e eu nele, produz muito fruto. Pois, sem mim, vocês não podem fazer coisa alguma.”



A INTERCESSÃO É UMA ARMA DE GUERRA 


Agora que você já entendeu como funciona chave de autoridade, vamos meditar um pouco sobre o poder dessa arma de guerra.  


É interessante como a Bíblia nos ensina. Em Efésios 6:10,11: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.” Aqui nesta passagem, temos a ilustração da “armadura”. Isto revela a seriedade com a qual precisamos ter em relação à batalha espiritual. Assim como no âmbito humano, ao entrarmos na guerra, precisamos ver se o nosso armamento está em ordem. Gostaríamos de destacar apenas duas das armas que são descritas no capítulo 6 de Efésios, são elas; a espada e o escudo. 


É necessário checar se a nossa “espada” está afiada, ou seja; sua leitura devocional, se você tem textos memorizados, se você tem ouvido de Deus através da Palavra. Se seu escudo é resistente (sua fidelidade resiste aos dardos do maligno), se sua mente e coração estão protegidos através da sua confiança em Deus. Ou seja, se seu coração está livre de qualquer mágoa ou embaraço.  Você não pode ir para guerra carregando feridas. Por isso é tão importante um autoexame.  



INTERCESSÃO, UM CHAMADO PARA TODOS 


Todo crente precisa ter o encargo da intercessão, é certo que alguns são chamados para exercerem num ministério de intercessão. No entanto, como existe o Sacerdócio Universal dos crentes, a Bíblia nos diz: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens”; 1 Timóteo 2:1. Um dado interessante, e que nesse processo, você ganha algo muito precioso! A intercessão aumenta a sua intimidade com Deus. Sua sensibilidade e discernimento espiritual também aumenta, e como resultado  final, você se torna um guerreiro mais humilde e sábio. Tudo isso porque a sua dependência de Deus, também aumenta.  


Para finalizar, não poderíamos deixar de mencionar que toda intercessão não tem a ver apenas com o presente, mas tem muito a ver com o futuro, pois ela visa interferir no curso da história. Poderíamos dizer que a intercessão ela é um ato profético. Ela libera algo que está no Reino do espírito, que viabiliza sua materialização no mundo natural. Lembremo-nos que somos os representantes legais do Reino de Deus aqui na terra, embaixadores de Deus, como filhos  amados dAquele que: “… Deus, que vivifica os mortos, e chama as coisas que não são, como se já fossem.” Romanos 4:17b. 



Perguntas de aplicação pessoal 


1. De acordo com o estudo, será que tenho vivido de forma a ter autoridade espiritual? 


2. Será que tenho vivido de acordo com as três condições necessárias  para usar a chave de autoridade dada por Cristo a Igreja? 


3. Tenho exercido o meu sacerdócio? 



Perguntas de aplicação Bíblica 


1. De acordo com a Palavra de Deus, qual é o fundamento da  autoridade espiritual? 


2. É possível alguém fazer a obra de Deus sem Deus? (João 15:4 - 5) 


3. De que maneira podemos nos fortalecer em Deus? (Em Efésios 6:  10,11)



Oração  


Que Deus conceda a você sabedoria, discernimento e a graça necessários para cumprir o papel de intercessor em sua vida. Que o Espírito Santo guie suas orações, e que suas intercessões alcancem as necessidades da sua família, igreja, nação e do mundo. Que você seja fortalecido para se posicionar como um intercessor dedicado, conforme o coração de Deus. Em nome de Jesus, amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte