COMUNHÃO Pr João Nunes Santana
COMUNHÃO
Pr João Nunes Santana
Texto bíblico para leitura: I João 1:3
1. INTRODUÇÃO — Olá, amados irmãos. Nesta semana, queremos meditar em uma palavra bíblica muito usada, mas de pouco entendimento. Trata-se da palavra “comunhão”. Palavra antiga e há muito fora do nosso linguajar comum, mas que carrega um grande significado.
2. O QUE É COMUNHÃO? — É o mesmo que acordo, combinação, compatibilidade, concerto, concordância, convergência, simetria, uniformidade.
Comunhão é também uma cola relacional, uma ligação espiritual que nos une e nos faz irmãos. Sentimos prazer em estar juntos, gostamos da companhia, falamos a mesma língua, temos as mesmas ideias, interesses, crenças e intenções.
Às vezes, temos comunhão com pessoas de países distantes do nosso e, mesmo que não falem o português, mas sentimos aquele elo, laço, conexão espiritual por causa do Espírito Santo que habita em nós.
Comunhão é um compartilhamento de fé, de experiências, de caminhadas, de visões, de sonhos, de sentimentos, de gostos, de afinidades e do que admiramos.
3. COMUNHÃO COM CRISTO (I Co 10: 16) — Será que é possível, 2000 anos depois, termos comunhão com Cristo? Como seria possível termos comunhão com alguém que viveu há 2 mil anos? Sim. Primeiro, porque Cristo não é uma pessoa morta. E depois, quando cremos em sua palavra e abrimos nosso coração, ele se manifesta.
4. Veja o que João diz: Nossa comunhão é com Deus, o Pai, e o seu Filho, Jesus Cristo. O nosso elo, conexão, ligação, vínculo, relacionamento e envolvimento é com Deus Pai e com seu Filho Jesus Cristo. (I Jo 1:3)
5. ELES PERSEVERAVAM NA COMUNHÃO (At 2: 42) — A comunhão pode ser preservada, continuada, alimentada, construída. Foi o que os primeiros crentes fizeram, eles estavam colados na igreja. Era parte da vida deles, amavam estar juntos, continuavam na palavra, viviam como verdadeiros irmãos e compartilhavam tudo que tinham como uma grande família.
6. A COMUNHÃO COM CRISTO PODE SER PERDIDA? (I Jo 1:6) — Se dissermos que temos comunhão com ele e andarmos em trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Note os verbos dizer ou falar e o andar. Quantas pessoas falam, mas o andar é diferente? Jesus falou que não podemos servir a dois senhores. Não existe sombra no relacionamento com Cristo. Ou somos dele, ou não somos. Ou ele habita em nós, ou não habita. (Mt 6:24)
7. VOCÊ TEM COMUNHÃO COM SEU IRMÃO? (I Jo 1:7) — O pecado quebra a comunhão. Faça o teste: Você se aproxima ou se afasta do seu irmão? Você se alegra ou se entristece ou sente um frio quando o vê? Tem liberdade ou evita sua presença? Sente-se bem na casa de Deus ou quer ir para outro lugar? Se andarmos na luz como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
8. UM ALERTA: COMUNHÃO COM DEMÔNIOS (I Co 10: 20) — E eu não quero que vocês estejam em comunhão com os demônios. Paulo fala de coisas sacrificadas (coisas oferecidas), de cálice (coisas recebidas) e mesa (comunicação e diálogo) de demônios. Através de práticas, de caminhos, de relacionamentos, de símbolos, daquilo que você lê, escuta, vê, faz amizades, acredita, venera, admira, segue, se alimenta. Que comunhão há entre luz e trevas? (2 Co 6:14)
9. APELO — Por que Deus nos falou essas palavras neste culto? Ele certamente está falando com alguém. Ele está falando com você. Onde está aquela pessoa que:
Tem perdido a comunhão com o Senhor?
Sente que cada dia se afasta mais e mais de Deus?
Perdeu completamente o prazer em vir para a igreja?
Que não suporta mais ver seu irmão — Eram grandes amigos, mas algo aconteceu e hoje você perdeu o prazer de ver essa pessoa.
Hoje o Senhor vai te libertar dessas amarras do diabo.
------------------
OFERTA DE COMUNHÃO
Texto bíblico para leitura: Levíticos 7: 11,12
Esta é a regulamentação da oferta de comunhão que pode ser apresentada ao Senhor: Se alguém a fizer por gratidão, então, junto com sua oferta de gratidão, terá que oferecer bolos sem fermento e amassados com óleo, pães finos sem fermento e untados com óleo, e bolos da melhor farinha bem amassados e misturados com óleo.
1. OFERTA DE COMUNHÃO — Também conhecida como oferta pacifica ou de paz. Era o único sacrifício do qual o ofertante podia comer uma parte. O ofertante tinha, com base no sacrifício, comunhão com Deus e com o sacerdote, que também comia parte da oferta. Ou seja, ele era participante, quando estou na casa de Deus e utilizo o que há lá, estou participando dessa oferta.
2. OFERTA DE GRATIDÃO — Se alguém trouxer uma oferta de paz para pagar uma promessa (voto) ou se a trouxer por vontade própria (v 16). Era um sacrifício a fim de enfatizar uma oração atendida, ou por simples gratidão
3. DA MELHOR FARINHA — O que eu entrego em gratidão por tudo o que o Senhor me tem feito e por ter comunhão com seu Filho, com meus líderes e irmãos, tem sido o melhor? Eu desafio você a trazer o seu melhor em gratidão ao Senhor.
4. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: — Senhor Jesus Cristo, aqui está as minhas primícias, a minha oferta e o meu dízimo. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus Cristo, amém!
5. AGORA EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ: — Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus!
Comentários