O que é Justificação, Salvação e Santificação?

O que é Justificação, Salvação e Santificação?


1. Justificação — perdão, a limpeza de toda a minha culpa e a penalidade merecida pelos pecados cometidos, através da fé em Jesus Cristo, que assumiu a culpa pelos meus pecados e pagou o preço morrendo em meu lugar. (Gálatas 2:16) Isso leva à salvação.


Justificação é o ato de Deus declarar uma pessoa justa, ou seja, sem culpa, por causa da obra expiatória de Jesus Cristo na cruz. A justificação é um ato judicial, um veredito de Deus que declara o pecador justo, livre da culpa e do castigo do pecado.


Exemplos bíblicos de justificação:


  • Romanos 3:21-26: “Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; ²² Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença. ²³ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; ²⁴ Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. ²⁵ Ao qual Deus propôs para propiciação pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça, pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; ²⁶ Para demonstração da sua justiça neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem fé em Jesus”.


  • Romanos 3:28: “Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, independente das obras da lei.”


  • Romanos 5:1-2: “Justificados, pois, pela fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.”


2. Salvação — salva da penalidade do pecado cometido, mas — muito mais — salva também da própria raiz do pecado; da escravidão na qual eu estava, no corpo do pecado. (Hebreus 7:19, 25) O Espírito Santo vem habitar em mim e trabalha em mim, levando-me a vencer o pecado antes que ele seja cometido. Eu estou salvo da necessidade de cometer pecado só porque eu tenho pecado — o que leva a…


Exemplos bíblicos de salvação:


  • João 3:16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."


  • 1 Timóteo 2:4-6: "O qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem."


  • Efésios 2:8-9: "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie."

  • 1 Pedro 1:18-19: "Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes redimidos do vosso fútil modo de vida, que por tradição vos foi transmitido de vossos pais, mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem mancha e sem defeito."


3. Santificação —  Este é o resultado da salvação. É a transformação da natureza humana para a natureza divina (2 Pedro 1: 2-4; 1 Pedro 1: 15-16; Mateus 5:48); sendo feito santo. Este é um processo que eu sofro ao longo da minha vida, pois eu, em obediência ao Espírito, me purifico das obras da carne e dou o fruto do Espírito. (Gálatas 5: 16-16)


Claro que isso é tudo pela graça. Pela graça Deus trabalhou em meu coração, chamando-me ao arrependimento. Pela graça e obediência à fé, como discípulo, sou salvo, feito santo, santificado e purificado, pois Ele, meu Mestre, Salvador e Esposo, é puro.


Exemplos bíblicos de santificação:


  • Romanos 6:1-14: "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo, para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na semelhança da sua ressurreição; sabendo isto, que o nosso homem velho foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado. Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos, sabendo que, tendo Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não tem mais domínio sobre ele. Pois quanto à morte, foi vencida pelo poder da vida."


  • 1 Tessalonicenses 4:3-4: "Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição, que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santidade e honra, não na paixão da concupiscência, como os gentios que não conhecem a Deus."


  • 1 Pedro 1:15-16: "Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede santos também vós em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo."


  • Romanos 8:29: "Porque aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."


Salvação pela fé


“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feituras sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2:8-10.


Eu sou salvo pela graça e fé — esse é o único caminho para a salvação! — mas “… e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição. Como escaparemos nós, se não atentarmos para uma tão grande salvação!” Hebreus 2:3-4. Em outras palavras, há uma penalidade por ter sido salvo, negligenciando minha salvação e recuando em velhos caminhos. É por isso que preciso “… assim também operai a vossa salvação com temor e tremor;.” Todo o tempo sabendo que é “…. Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer [isso é graça] e o efetuar [esta é a graça juntamente com uma fé ativa! Fé para fazer!].”  Filipenses 2:12-13.


Paulo escreveu a Timóteo: “Tem cuidado de ti mesmo [a verdade sobre mim mesmo, o pecado que habita em mim; preste atenção e esteja desperto para a tentação] e da doutrina [para conhecer as Escrituras, que é onde eu encontrarei o padrão que eu comparo minha vida]. Persevera [seja obediente para fazer o que eu vejo que precisa ser feito – não permitindo que o pecado reine em meu corpo; não obedecendo em suas concupiscências], porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem.” (1 Timóteo 4:16; Romanos 6:12) Isso deixa claro que há algo que eu mesmo preciso fazer em relação à minha salvação.


Salvo em maior grau


Eu fui nascido de novo pelo Espírito (João 3:5-6), e agora eu tenho que continuar no Espírito (Gálatas 5:25). O Espírito me leva a despir das obras da carne. Sim, tenho pecado contra o qual sou impotente. Mas isso não significa que eu tenha que cometer pecado! (1 João 5:18; 1 João 2: 3-9) Pois é Deus quem opera em mim tanto a vontade quanto a fazer! Deixo as obras da carne através do Espírito Santo que opera em mim. Estas são as boas obras que Deus preparou para mim de antemão e nas quais devo entrar; faça isso. Eu não vejo todas as obras de uma vez, mas como sou fiel em obedecer ao Espírito, Ele pode me mostrar mais e mais e eu posso ser salvo em um grau cada vez maior.


O Espírito Santo opera em mim, mas o próprio Espírito Santo não realiza as obras. “Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.” Romanos 8:13. Sou eu quem tenho que resistir às concupiscências e desejos da carne quando eles são revelados a mim, eu que tenho que permanecer firme no tempo da tentação, Eu que tenho que vencer o pecado. Não em minha própria força – minha força humana não é nada – mas através do poder que o Espírito Santo dá àqueles que são nascidos do Espírito.


Estas boas obras que devo seguir não são as obras da lei, mas as obras que Deus preparou especificamente para mim, as quais eu sou solicitado a fazer pelo Espírito Santo. (Gálatas 5: 16-20; Romanos 6: 5-7)


Salvo por uma fé ativa e obediente


Eu sou salvo pela fé, mas não uma fé inanimada e estagnada que Jesus fez tudo em meu lugar, e que não há mais nada para eu fazer. Por uma fé ativa e obediente  Eu posso me despir das obras da carne e vestir o fruto do Espírito. (Colossenses 3: 8-14) Eu não sou obrigado a pecar na carne! Eu não tenho que cometer pecado!


“E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem.” Atos 5:32.


Se eu continuasse a fazer as obras da carne, não seria livre. Como posso dizer que estou salvo do pecado se continuar cometendo pecado, porque estou “coberto pela justiça de Jesus”?


“Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna.” Gálatas 6:8.


É Deus quem trabalha em mim; é a Sua graça me atraindo em caminhos de justiça, então eu não posso me gabar de ter feito qualquer coisa. Sem esse dom da graça de Deus, eu seria impotente contra o pecado. Portanto, toda a glória vai para Deus. É por isso que vamos louvá-lo eternamente, dizendo: “Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, para todo o sempre. Amém!” Apocalipse 7:12.


Salvação é o processo de Deus resgatar o pecador do pecado e da morte e trazê-lo para a comunhão com Ele. A salvação inclui a justificação, mas também outros aspectos, como a regeneração, a adoção e a glorificação.

Santificação é o processo de Deus tornar o crente cada vez mais parecido com Cristo. A santificação é um processo contínuo que dura toda a vida do crente.


Conclusão


Justificação, salvação e santificação são três conceitos intimamente relacionados, mas que possuem significados distintos. A justificação é o ato inicial de Deus que declara o pecador justo, a salvação é o processo contínuo de Deus resgatar o pecador do pecado e da morte, e a santificação é o processo de Deus tornar o crente cada vez mais parecido com Cristo.


…………………………………..

Fontes

  1. teologiabrasileira.com.br/teologia-do-coaching/

  2. www.pensador.com/tudo_e_possivel_com_fe_em_deus/6/

  3. rafaelramosalves.wordpress.com/

  4. pt.scribd.com/document/406593268/03-Discipulado-Cristao-Manual-do-Novo-Convertido-1-pdf

  5. opusdei.org/pt-br/article/tema-18-o-batismo-e-a-confirmacao/

  6. www.luteranos.com.br/conteudo/joao-3-1-17-jesus-e-nicodemos

  7. biblia.com.br/perguntas-biblicas/o-que-a-biblia-diz-sobre-a-vida/

  8. igc.org.br/2021/05/14/santificacao/

  9. www.nucleodeapoiocristao.com.br/estudos/teologicos/batismo_aguas.html

  10. www.palavrasdoevangelho.com/products/santifica%C3%A7%C3%A3o1/

  11. com12.com/estudos-da-celula/santificados-no-corpo/

  12. Qual é a diferença entre justificação, salvação e santificação? (cristianismoativo.org)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB