DIA 09 INTERCESSÃO SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS Pra. Regiane Montefusco

 DIA 09

INTERCESSÃO SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS 

Pra. Regiane Montefusco




Interceder é se colocar no lugar do outro, como um advogado ao defender a causa de seu “cliente”. No nosso caso, no entanto, fazemos o papel de Sacerdotes. A própria Palavra nos diz que somos sacerdócio Real: “Vós, porém, sois raças eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamares as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9). E profetizado por Isaías: “Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus […]” (Isaías 61:6). 


O papel do Sacerdote segundo Cristo é ser aquele que intercede. E para a nossa compreensão o apóstolo João usa exatamente a figura do “advogado”, em 1  João 2:1: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”  



INTERCESSÃO EFICAZ 


Ainda usando da ilustração do Advogado, podemos compreender que um bom advogado deve ser, antes de tudo, um bom leitor e um exímio conhecedor das leis que regem sua nação, sob pena de, uma vez alçado a patrono de alguém, seja derrotado no litígio que se encontra. Jesus, no entanto, e sem dúvida alguma, tinha uma sabedoria magistral em relação à lei de Deus e às leis dos homens. E por esta razão seja o Intercessor perante o Pai em favor dos homens.  Esta ideia é corroborada pelo próprio Deus ao nos mostrar o quanto Ele valoriza a sua Palavra: E disse-me o Senhor: Viste bem; porque velo sobre a minha palavra para cumpri-la. Jeremias 1:12. Veja isto: “Deus não é homem, para que  minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Números 23:19


Ele, o Senhor, está nos dizendo que devemos usar a Palavra como respaldo as nossas reivindicações e intercessões, veja aqui o cenário de um tribunal sendo proposto pelo próprio Senhor: “Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar”. Isaías 43:26 


Em outras palavras, o Senhor está dizendo, me mostre onde prometi o que você está alegando! E ainda: “Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come. Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Isaías 55:10,11. O próprio Jesus declara: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”. Mateus 24:35. 



ORAR SEGUNDO A PALAVRA 


Dito isto, podemos ver em Jesus o modelo de Sacerdote (advogado/intercessor) que todos nós, filhos de Deus, precisamos seguir. De posse do conhecimento das Escrituras, e legitimados por Jesus ao nos outorgar a sua Autoridade. Podemos interceder de modo eficaz, ou seja; de acordo com a vontade do Pai.  


Em suma, o que o Senhor está nos ensinando são os “trâmites” legais do Seu Reino. Ao afirmar que a Sua Palavra não volta “vazia”, Ele está dizendo que ela não fica sem cumprimento! Então você consegue ver o poder de orarmos segundo a Palavra? Leia a Palavra, e conheça como interceder segundo a vontade de Deus, e sua oração não ficará sem resposta. 



Perguntas para aplicação pessoal 


1. Será que tenho exercido o meu papel sacerdotal? 


2. De que maneira minha intercessão será mais eficaz? 


3. Teria Deus prazer numa oração contrária a sua Palavra? 


4. Na sua opinião, quais seriam as chances de Deus não responder a uma oração feita segundo a sua Palavra? 



Perguntas de aplicação bíblica 


1. Quais escrituras atestam que somos sacerdotes? 


2. Segundo Jeremias 1:12 e Números 23:19, qual é a importância que Deus dá a sua Palavra? 


3. Qual texto revela um cenário de tribunal? 


4. Ao afirmar que a Sua Palavra não volta “vazia”, o que o Senhor quis dizer? 



Oração 


Senhor, grandioso Deus, ensina-me a interceder segundo a tua Palavra. Faze-me alguém segundo o seu coração. Dá-me a sabedoria e o discernimento necessários para exercer o sacerdócio a mim confiado. Tenho ciência de que nesse tempo, como nunca, foi tão necessário eu me posicionar como intercessor da minha família, da minha igreja, da minha nação e do mundo perdido.  


Te peço isso em nome de Jesus, Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB