DIA 09 INTERCESSÃO SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS Pra. Regiane Montefusco

 DIA 09

INTERCESSÃO SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS 

Pra. Regiane Montefusco




Interceder é se colocar no lugar do outro, como um advogado ao defender a causa de seu “cliente”. No nosso caso, no entanto, fazemos o papel de Sacerdotes. A própria Palavra nos diz que somos sacerdócio Real: “Vós, porém, sois raças eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamares as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz” (1 Pedro 2:9). E profetizado por Isaías: “Mas vós sereis chamados sacerdotes do SENHOR, e vos chamarão ministros de nosso Deus […]” (Isaías 61:6). 


O papel do Sacerdote segundo Cristo é ser aquele que intercede. E para a nossa compreensão o apóstolo João usa exatamente a figura do “advogado”, em 1  João 2:1: “Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.”  



INTERCESSÃO EFICAZ 


Ainda usando da ilustração do Advogado, podemos compreender que um bom advogado deve ser, antes de tudo, um bom leitor e um exímio conhecedor das leis que regem sua nação, sob pena de, uma vez alçado a patrono de alguém, seja derrotado no litígio que se encontra. Jesus, no entanto, e sem dúvida alguma, tinha uma sabedoria magistral em relação à lei de Deus e às leis dos homens. E por esta razão seja o Intercessor perante o Pai em favor dos homens.  Esta ideia é corroborada pelo próprio Deus ao nos mostrar o quanto Ele valoriza a sua Palavra: E disse-me o Senhor: Viste bem; porque velo sobre a minha palavra para cumpri-la. Jeremias 1:12. Veja isto: “Deus não é homem, para que  minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?” Números 23:19


Ele, o Senhor, está nos dizendo que devemos usar a Palavra como respaldo as nossas reivindicações e intercessões, veja aqui o cenário de um tribunal sendo proposto pelo próprio Senhor: “Faze-me lembrar; entremos juntos em juízo; conta tu as tuas razões, para que te possas justificar”. Isaías 43:26 


Em outras palavras, o Senhor está dizendo, me mostre onde prometi o que você está alegando! E ainda: “Porque, assim como desce a chuva e a neve dos céus, e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir, e brotar, e dar semente ao semeador, e pão ao que come. Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” Isaías 55:10,11. O próprio Jesus declara: “O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão”. Mateus 24:35. 



ORAR SEGUNDO A PALAVRA 


Dito isto, podemos ver em Jesus o modelo de Sacerdote (advogado/intercessor) que todos nós, filhos de Deus, precisamos seguir. De posse do conhecimento das Escrituras, e legitimados por Jesus ao nos outorgar a sua Autoridade. Podemos interceder de modo eficaz, ou seja; de acordo com a vontade do Pai.  


Em suma, o que o Senhor está nos ensinando são os “trâmites” legais do Seu Reino. Ao afirmar que a Sua Palavra não volta “vazia”, Ele está dizendo que ela não fica sem cumprimento! Então você consegue ver o poder de orarmos segundo a Palavra? Leia a Palavra, e conheça como interceder segundo a vontade de Deus, e sua oração não ficará sem resposta. 



Perguntas para aplicação pessoal 


1. Será que tenho exercido o meu papel sacerdotal? 


2. De que maneira minha intercessão será mais eficaz? 


3. Teria Deus prazer numa oração contrária a sua Palavra? 


4. Na sua opinião, quais seriam as chances de Deus não responder a uma oração feita segundo a sua Palavra? 



Perguntas de aplicação bíblica 


1. Quais escrituras atestam que somos sacerdotes? 


2. Segundo Jeremias 1:12 e Números 23:19, qual é a importância que Deus dá a sua Palavra? 


3. Qual texto revela um cenário de tribunal? 


4. Ao afirmar que a Sua Palavra não volta “vazia”, o que o Senhor quis dizer? 



Oração 


Senhor, grandioso Deus, ensina-me a interceder segundo a tua Palavra. Faze-me alguém segundo o seu coração. Dá-me a sabedoria e o discernimento necessários para exercer o sacerdócio a mim confiado. Tenho ciência de que nesse tempo, como nunca, foi tão necessário eu me posicionar como intercessor da minha família, da minha igreja, da minha nação e do mundo perdido.  


Te peço isso em nome de Jesus, Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte