TIPOS DE CORAÇÃO Pr João Nunes Santana

 TIPOS DE CORAÇÃO

Pr João Nunes Santana

Ouça o áudio aqui! 


Texto bíblico para leitura: I João 3:19


1. INTRODUÇÃO — Nesta semana vamos meditar num tema que foi muito falado por Jesus, que é o coração. Ele fala muito sobre o coração. O que vem a ser o coração? O coração é onde nascem os nossos pensamentos, os nossos desejos, os nossos sentimentos. O coração é o “eu” mais profundo do ser humano. Alguns dizem que o coração é a própria mente, a consciência. Então vamos ver o que a Bíblia fala sobre o coração. Você está pronto?   


2. CORAÇÃO É A FONTE (Mt 15:19) — Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. Todo mal primeiro nasce no coração. Ou seja, surge com um pensamento, com uma ideai que brota dentro de você. Por isso que temos que ter cuidado para não abraçarmos todo e nem qualquer pensamento que venha em sua mente. (Pv 4:23) 


3. CORAÇÃO ENDURECIDO (Mt 13: 15) — Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviram de mau grado com seus ouvidos, e fecharam seus olhos; Para que não vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e compreendam com o coração, e se convertam, e eu os cure. O que vem a ser o coração endurecido? É que não aceita, que resiste, que se recusa, que não se abre para ouvir a voz de Deus. (Hb 3: 8,13)  


4. CORAÇÃO DISTANTE (Mt 15:8) — Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Esses judeus haviam adquirido uma habilidade de estar presente fisicamente, mas seu coração está em outro lugar. Eles podiam enganar todo mundo, menos Jesus. Onde está o seu coração?  


5. CORAÇÃO TURBADO (Jo 14:1) — Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Nesta vida temos que ter um cuidado constante para não deixar que nada entre e tolde nosso coração e o contamine. Jamais devemos deixar que a pureza de Cristo em nosso coração seja destruída.  


6. O CORAÇÃO QUE CONDENA (v. 20) —  Quando o nosso coração nos condenar. Porque maio é Deus do que o nosso coração e sabe todas as coisas. O coração é um medidor e um termômetro. Podemos enganar todos, menos o nosso próprio coração. O que seu coração diz para você? Poderia dizer sim, ter sido grato, ter sido verdadeiro, ter ajudado mais, fazer parte, dar um passo de fé, crer mais, perdoar, poderia ir por outro caminho, escolher fazer o certo. (A estória do monge que levou todos do mosteiro a roubar).   


7. O CORAÇÃO QUE TRANQUILIZA (I Jo 3:19) —  Assim saberemos que somos da verdade e tranquilizaremos o nosso coração diante dele. Como ter um coração tranquilo? É quando a nossa consciência pergunta: pagou? E você responde, sim, paguei. Perdoou? Perdoei. Mentiu para seu irmão? Não, eu não menti para o meu irmão. Entregou sua vida a Cristo? Entreguei minha a vida a Cristo. Foi fiel?  Sim, eu fui fiel a ti.   


8. APELO — Será que é possível servir a Deus com um coração:


  1. Que é fonte de maus pensamentos?


  1. Endurecido? Descrente, que sempre resiste à voz de Deus? 


  1. Distante? — Só o corpo está presente, mas a mente está longe? 


  1. Turbado? — Que um dia foi puro, mas se tornou impuro, sujo, descontente? 


  1. E que condena? Que reprova os seus próprios atos? 


  1. Mas, Deus tem uma promessa para você


  1. Deus diz: E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. (Ez 36:26) 



------------------------------


A MÁQUINA DE DEUS

Ouça o áudio aqui! 


Texto bíblico para leitura: Lucas 6:38

“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.”



1. DAI E DAR-SE-VOS-Á —  O que Jesus está falando nessa palavra? Se eu plantar eu vou colher. Se eu ajudar, serei ajudado. Quando eu dou, também vou receber. Isto é um ciclo. O que nós chamamos de máquina de Deus. Agora, para que essa máquina divina comece a operar, eu preciso dar o primeiro passo.


2. VEJA O QUE JESUS PROMETE QUANDO CUMPRIMOS O DAR-SE-VOS-Á:


3. BOA MEDIDA —  O que é uma boa medida? Refere-se à qualidade da medida que está sendo aplicada. Isto indica que sua generosidade não será medida de forma mesquinha ou insuficiente. Mas sua benção será uma medida de qualidade.


4. RECALCADA — Uma medida cheia, pressionada.


5. SACUDIDA — O termo refere-se a prática de sacudir bem para garantir que a medida esteja bem cheia e sem espaço vazio


6. TRANSBORDANTE —  Se refere à ideia de que ao dar generosamente, a recompensa será tão abundante que vai além do necessário.


7. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: — Senhor Jesus Cristo, aqui está minhas primícias, minha oferta e meu dízimo. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus Cristo, amém!


8. AGORA EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ:  — Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos