ESTILO DE LIDERANÇA DE CRISTO Pr João Nunes Santana

 ESTILO DE LIDERANÇA DE CRISTO

Pr João Nunes Santana

Texto bíblico para leitura: Salmos 23


1. O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ (v.1). O foco da liderança de Cristo é que nada falta para sua ovelha. Que a ovelha tenha o total suprimento de suas necessidades. 


Somos líderes para suprir as nossas necessidades ou as necessidades das ovelhas? 


Líderes servos. Estamos aqui para servir e não para sermos servidos. 


O foco é o outro e não nós. 


Quando falamos em necessidades, estamos falando de crescimento, de desenvolvimento, de atingir a maturidade, de aperfeiçoamento. (Ef 4: 12,13) 


“Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”


2. DEITAR-ME FAZ EM VERDES PASTOS (v.2). O trabalho do pastor era sempre ir atrás de pastos verdes para suas ovelhas. Ele antecipa e prepara o novo lugar. 


Deitar, fala de repouso, tranquilidade, relaxamento, descanso. Já os pastos verdes, fala de alimento. Isso fala da liderança que inspira, encoraja, fortalece e traz segurança para os liderados. 


3. GUIA-ME MANSAMENTE ÀS ÁGUAS TRANQUILAS (v.2). Aqui temos duas características da liderança de Cristo. 


(a) Primeiro ele guia com mansidão. Isto é, o líder que conduz seus irmãos com mansidão, com brandura, doçura, meiguice e suavidade. O contrário disso seria liderar com violência, truculência, com manipulação, exigindo submissão através de ameaças. 


(b) Segundo ele fala de águas tranquilas. Dizem que ovelhas não bebem em águas turbulentas. O líder deve evitar a todo custo que o ambiente de sua liderança seja de confusão, de brigas, de rivalidade, de porfia.


4. REFRIGERA A MINHA ALMA (v.3). Quando o meu líder fala, me traz a sensação de conforto, de consolo e de alívio. Suas palavras sempre orientam a minha alma, e produz descanso para o meu coração. 


Quando saio de sua reunião, me sinto animado, fortalecido, encorajado e preparado para mais um desafio. Quantos liderados sentem o desejo de sair do grupo depois de uma reunião com seus líderes?  


5. GUIA-ME PELA VEREDA DA JUSTIÇA (v.3). Muitos líderes manipulam emocionalmente seus liderados. Outros evitam falar a verdade para não ofender ou entristecer seus liderados. 


Nossa missão é preparar nossos discípulos para a vida. 


Queremos que nossos liderados um dia sejam líderes melhores do que nós. Essas pessoas não estarão debaixo da sua liderança para sempre. Um dia eles vão crescer. 


Por isso, nosso dever é ensinar o certo, o correto, o que é direito e não prendê-los em nós. Lembre-se de João 14:12.


“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai”.


6. AINDA QUE EU ANDASSE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE, NÃO TEMEREI MAL ALGUM (v.4) — Quantos líderes, em tempos difíceis, são os primeiros a pular do barco? Quantos líderes fogem quando vem o lobo? Não podemos ser líderes apenas em tempos bons. Toda liderança vai ser provada em tempos de crise. Nos momentos difíceis, devemos trazer uma palavra de segurança e proteção para nossos irmãos? 


7. PREPARAS UMA MESA (v. 5) — Não era a ovelha que preparava a mesa, era o pastor. Lembra-se daquele que não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos? 


Isto fala do líder que vai à frente, que se preocupa com seus liderados e deixa tudo preparado. 


Os filhos não devem entesourar para os pais, mas os pais para os filhos. (Mt 20:28; 2 Co 12:14) 


8. UNGES MINHA CABEÇA COM ÓLEO (v. 5). Esse é o dia da colação de grau. O dia da graduação. Esse é o momento mais esperado pelo líder. O momento da sucessão. O momento em que ele vai passar sua liderança para aquele discípulo fiel que foi preparado por ele para levar adiante a obra de Deus. 


Nossa liderança não pode morrer em nós mesmos. Temos que passar o cajado para a pessoa que nós treinamos e não para um de fora. Sua liderança continua na vida do seu discípulo que agora é o líder. 


O maior sucesso de um líder é ver seus liderados assumindo o seu lugar. Bem como o seu maior fracasso é não deixar um sucessor. 


9. PERGUNTAS PARA DISCUSSÃO 


(a) Há um provérbio que diz: tempos difíceis criam homens fortes, homens fortes criam tempos fácies e tempos fácies criam homens fracos. 


(b) Você está pronto para o desafio de ser líder? 


(c) O que você espera? Tudo prontinho para você?


d) Que tipos de líderes estamos criando? 


(e) O tempo que enfrentamos é fácil ou são difíceis? 


(f) Como transformar águas turbulentas em águas tranquilas? 


(g) Como transformar pastos queimados em pastos verdejantes? 


(h) Se o desafio de liderar fosse fácil, não seria de Deus. Como é difícil, quase impossível, é porque ele quer que você dependa dele. O que você diz?  Você quer, desafios e dificuldades?




---------------


1. O SEGREDO DO CRESCIMENTO ESTÁ NA LIDERANÇA — O que é liderança? Como posso exercer uma liderança? Quais as diretrizes de uma liderança? O que é considerado uma boa liderança ou uma liderança bem sucedida? Que tipo de liderança queremos na IDPB Manaus Moderna? 


2. DEUS NOS CRIOU COM O POTENCIAL DE LIDERANÇA (Gn 1: 26-28) — E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal. 


3. JESUS CRISTO FOI E É O MAIOR LÍDER DO MUNDO (Jo 5:30 e 6:38) — Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. Se tivermos uma liderança no estilo da de Cristo. Ele foi o líder perfeito que jamais se separou ou se desconectou, nem se isolou do líder que estava acima dele. Ao mesmo tempo, em que ele exercia liderança sobre os discípulos, ele demostrava submissão à pessoa que o havia colocado naquela liderança. 


4. O QUE É LIDERANÇA? — Não podemos confundir liderança com gerenciamento. Liderança não é um posto nem um título, mas uma postura. Não é um cargo, mas um encargo. Liderança é influência. O líder é aquela pessoa que influencia, que inspira, que anima e fortalece pessoas. 


5. QUAL É O OBJETIVO DA NOSSA LIDERANÇA? (Ef 4: 11,12) —  Ele mesmo escolheu, chamou e capacitou líderes querendo o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, para a edificação do corpo de Cristo. Nós estamos aqui para aperfeiçoar os santos e edificar o corpo de Cristo.


6. O QUE QUEREMOS DE VOCÊS? - Hoje a IDPB Manaus Moderna está confiando a você uma posição de honra. Queremos que você nessa posição exerça liderança olhando para Cristo (nosso maior e mais perfeito exemplo de liderança), amando os irmãos, e se submetendo aos líderes que estão acima de você.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos