DIA 20 - A IMPORTÂNCIA DE ESPERAR EM DEUS PR. JEFFERSON

 DIA 20 

A IMPORTÂNCIA DE ESPERAR EM DEUS 

PR. JEFFERSON


Salmos 27.14; Salmos 37.4 - 5 e Salmos 40. 

O Salmo 40 é uma poesia de louvor, gratidão e confiança em Deus. Nele, Davi fala sobre as maravilhosas obras de Deus, como Ele respondeu às suas orações, lhe socorrendo. Uma pergunta que não quer calar: 


Fazer as coisas com pressa, antes do tempo, tem resultado positivo? 


— Certamente que não. A vida com Deus é a mesma coisa. 


Somos tão ansiosos, tão aflitos, tão imediatistas que, muitas vezes, perdemos os melhores momentos ao lado do Senhor, deixamos de viver as melhores experiências, deixamos de lado os melhores aprendizados. 


Como respaldo a essa afirmativa? 


Respaldo dizendo que o completar da obra do Senhor na nossa vida, diferente do que muitos pensam, não acontece no momento em que Deus nos entrega a resposta das nossas orações, e sim, durante o processo. 


Queremos as bênçãos de Deus, mas não queremos um relacionamento com o Deus da bênção, queremos o milagre, mas não queremos o processo do trabalhar de Deus na nossa vida.  


É muito bom ver os feitos de Deus, mas e se hoje Deus nos propõe que busquemos o trabalhar dEle em nossa vida? 


O que todas essas coisas se relacionam ao nosso relacionamento com Deus?


I. ESPERAR EM DEUS É UM ATO DE ENTREGA  


A vida com Deus é um ato de entrega, esperar pela mão de Deus é entregar tudo. E entregar sem reservas. Relacionamento com Deus é tudo ou nada, ou damos tudo o que temos ou não o temos porque Deus não divide o espaço dEle com ninguém. Teremos uma vida totalmente plena em Deus quando a nossa entrega for total. Como, dentro da palavra, podemos ver esse ato de entrega?  Pensando um pouco a narrativa do sacrifício oferecido por Caim e Abel (Gn 4.4), vemos facilmente uma prova argumental do que é um ato de entrega por alguém que sabia em quem estava esperando. Quando temos vida com Deus e temos fé alicerçada na certeza de que o Senhor está no controle, temos paz em entregar tudo o que temos. 


Qual é o grande problema que impede muitos de ter a espera no Senhor como uma entrega total? São as reservas. Quando qualquer outra coisa toma, mesmo que seja um por cento da nossa confiança no Senhor, já não teremos a entrega total. O ser humano tem muitas reservas dentro do coração que, muitas vezes, ocupam o espaço que deve ser preenchido pelo Senhor. Temos exemplos? Sim.  Ananias e Safira (Atos 5).  


A reserva deles estava no dinheiro. Era um costume da igreja primitiva (atos 2  descreve explicitamente) de que os que vendiam seus bens, depositavam tudo aos pés dos apóstolos e a igreja repartia com aqueles que tinham necessidade, ou seja, era uma vida cristã comunitária. A igreja tornava-se literalmente uma família. Acontece, todavia, que na vez de Ananias e Safira a reserva pelo dinheiro e pela desconfiança ocupou o lugar que era do Espírito Santo nessa entrega ao altar, o que culminou na morte de ambos.


Observe a forma como os Salmos 37 coloca a expressão: entrega! É um afirmativo de comando. Não deixe nenhuma reserva, entregue. Dê a Deus o comando que somente Ele pode exercer. 


II. ESPERAR EM DEUS É UM ATO DE ADORAÇÃO  


Observe que, quando Abel foi oferecer o sacrifício ao Senhor, sua adoração agradou ao Senhor. O Senhor se agradou da adoração de Abel em forma de entrega. Porque podemos afirmar que a espera em Deus é um ato de adoração. É um ato de adoração porque você rende o controle de tudo ao Senhor e, naquele tempo, tudo o que tem mais valor é o estar na presença de Deus. 


Vejamos o exemplo do sacrifício de Abraão (Gn 22). Mas, vejamos por um detalhe: o trajeto até o sacrifício. O silêncio de Abraão e Isaque perante o Senhor foi um ato de adoração. Tudo o que Abraão podia fazer nesse momento era confiar e se colocar com o coração no Senhor. Essa adoração foi uma adoração de sacrifício, uma oferta total, sabendo que poderia lhe custar o que ele mais amava. Assim somos nós, quando esperamos no Senhor, a espera pode ser uma adoração, pois a presença dEle é o único e mais precioso lugar onde queremos estar. O único lugar que fará sentido e trará alivio ao nosso coração. 


III. ESPERAR EM DEUS É CURA PARA A NOSSA ANSIEDADE  


Em sua primeira carta, o Ap. Pedro diz: “lançai sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós” (1ª PE 5.7). A ansiedade é, certamente, o mal do século. Ela traz uma série de efeitos sobre nós, uma série de sintomas, que, direta e indiretamente, tira tudo do lugar. Ela nos leva a um lugar de imediatismo, de estar muito acelerado, a um lugar de aflição e, consigo, traz outros males como o medo, o pânico, a falta de fé, dentre outras coisas. Isso não somente no que diz à nossa alma e a nossa vida com Deus, mas também, até mesmo na esfera natural, trazendo sintomas que requer tratamento medicamentoso. 


A ciência tem a ansiedade como um vetor de muitos dos males dessa geração, tais como depressão, TOC, transtorno bipolar, TDAH, entre outros. Existem diversas causas, varias explicações, todavia, o que responderia todos esses males? A palavra de Deus tem a resposta: CRISTO. O esperar em Deus produz cura para a ansiedade. Quando temos o esperar no Senhor como estilo de vida, usando a fé como a base para essa espera, encontramos refugio para quando o mar da ansiedade vier nos abater. 


Repare as duas afirmações que Hebreus 11.1 traz:  


Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não Vemos Certeza é o combustível que nos impulsiona a algo. É a concretização de que temos aquilo. Prova é aquilo que comprova. A ansiedade pede que tenhamos certezas e provas concretas nas mãos, palpável, visível, tangível, a fé pede que a certeza e a prova estejam todas em Deus. A fé nos leva a ter todas as coisas em Deus, ela traz o centro para o Senhor e nos coloca totalmente dependentes  dEle. A ansiedade traz o centro para nós mesmos, a fé e o esperar em Deus traz o centro para Deus e torna-nos totalmente ligados e dependentes dEle. Para vossa reflexão, proponho-vos três questionamentos: 


Perguntas de Aplicação Pessoal 


1. Quais são as suas reservas e qual tem sido o nível da sua entrega? 2. Durante o processo, você tem oferecido o seu coração como uma adoração ao Senhor?


3. Em que você tem se pautado, em Deus ou em sua ansiedade? 


Oração 


Pai, em nome de Jesus eu rendo a ti o meu coração, entrego a ti as minhas reservas. Sonda o meu coração, examina o meu interior. Perdoa-me por colocar as minhas ansiedades acima do Teu senhorio e me ensina a confiar em ti, a me mover em fé e faz-me ter paz de que o Senhor tem o controle de tudo e que esperar em ti é remédio para o meu coração. Em nome de Jesus, amém!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos