DIA 18 - INTERCEDENDO PELAS AUTORIDADES PR. ABIMAEL PESSOA

 DIA 18 

INTERCEDENDO PELAS AUTORIDADES 

PR. ABIMAEL PESSOA


Ao escrever sua carta ao jovem Timóteo dando suas orientações sobre como agir, se comportar em relação às autoridades constituídas imperiais romano, Paulo Já chama a atenção para a primeira palavra que inicia o capítulo dois: Admoesto-te, ou seja, advirto-te Timóteo, e o leitor dessa carta para o direcionamento para quem devem ser dirigidas as orações, súplicas, intercessões e ações de graças. 


Esse Kit de orações deve ser dirigidas a todos os homens em geral, mas Paulo faz questão de destacar os Reis, e todas as pessoas que ocupam cargos de autoridades naquele governo romano. Vale lembrar que o povo de Israel era dominado pelo império Romano, ou seja, Paulo estava advertindo o jovem Timóteo, que sua primeira tarefa e compromisso espiritual era aplicar o Kit de orações às pessoas em geral, e em especial as mais altas autoridades do império romano. Perceba que Timóteo sendo judeu escravo, é advertido a pedir as  bençãos de Deus a um governo que o oprime, que o domina. Jesus no sermão da montanha no capítulo 5:44 disse o seguinte... “Orai pelos que vos maltratam e vos perseguem...” 


Paulo nessa passagem de uma maneira indireta está confirmando as palavras do nosso Mestre Jesus Cristo. Isso nos mostra que a ordem do nosso. Senhor Jesus Cristo em relação ao nosso comportamento com as autoridades legalmente constituídas é de orações, intercessões, súplicas e ações de graça. 


O apóstolo segue uma ordem pra orarmos nesses textos: Que se façam orações “Por todos os homens”, para que Timóteo não deixe de fora autoridades ímpias, Paulo destaca logo em seguida no versículo dois; ...” Os reis e todas as demais autoridades. 


Por que Paulo faz questão de relacionar “... Pelos reis, e por todos os que estão em eminência”? A resposta vem logo em seguida: para tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade. A nossa tendência como ser humano caído, vivendo debaixo do pecado, é amaldiçoar todos aqueles que estão exercendo alguma função superior às pessoas. 


Certamente se Paulo não chamasse a atenção de seu discípulo Timóteo para orar, interceder pelos seus dominadores romanos, Timóteo jamais o faria. Quem oraria por um governo opressor, perverso, totalitário? Ninguém, nem mesmo Timóteo, nem você que está lendo esse texto, nem eu, pois nascemos em pecado, estamos vivendo em uma humanidade caída (Gênesis 3) nossa vontade sempre é, e será de amaldiçoar todos os que queiram nos governar. Mas graças a Deus pela morte e ressurreição de Jesus Cristo, que nos fez Nova criatura e as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. 2 Cor 5:17. 


Quais os benefícios que receberemos se orarmos, intercedemos pelas nossas autoridades legalmente constituídas? 


Primeiro: "Isso é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador..."

 

Segundo: Que todos os homens sejam salvos, e venham ao  conhecimento da verdade. (doutrina arminiana). 

 

Perguntas para Aplicação Pessoal 


Você quer que todas as pessoas sejam alcançadas pelo evangelho? Então interceda por todas as autoridades legalmente constituídas. Você já intercedeu hoje por nossas autoridades civil e eclesiásticas?


Oração  


Pai, expresso minha profunda gratidão pela Tua palavra, que não apenas me instrui, mas também promove transformação em minha vida. Reconheço o Teu desejo de que todos os homens sejam salvos, e humildemente ofereço a Ti a minha vida para cumprir o Teu propósito aqui na terra. 


Creio firmemente que foste Tu quem instituiu as autoridades que governam  sobre mim e as nações da terra. Comprometo-me, portanto, a interceder em  oração para que a Tua vontade seja realizada em suas vidas. Rogo para que  abençoes e ilumines essas autoridades, concedendo-lhes discernimento e uma  visão alinhada aos Teus princípios, a fim de que possam governar com sabedoria  e justiça nesta terra. 


Desejo ardentemente que as autoridades civis e eclesiásticas experimentem um  encontro profundo com a Tua verdade, que sejam tocadas pela salvação e se  entreguem completamente às Tuas leis. Que a Tua luz brilhe em seus corações  e guie suas decisões, promovendo uma liderança que reflita a Tua vontade divina. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos