DIA 13 A ORAÇÃO E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO Pr Rubens Janier

 DIA 13 

A ORAÇÃO E OS DONS DO ESPÍRITO SANTO 

Pr Rubens Janier




A oração é a chave que abre a porta dos tesouros de Deus. Nenhuma obra para Deus é realizada sem uma vida de oração diária, por ser o combate da fé espiritual, e precisamos que Deus entre conosco na batalha. Sem Ele não há vitória. Devemos usar a oração como chave para abrir portas. Existem alguns termos-chave relacionados com o princípio da oração como: petição, súplica, clamor, intercessão, ações de graça, invocar. Paul Yong Cho escreveu um livro sobre o assunto: Oração — A Chave do Avivamento.  Cho disse que a oração abre a porta para o Espírito Santo. John Wesley disse: “Deus nada faz senão em resposta à oração”.  


A Oração e o Espírito Santo  


Quando confessamos a Jesus como Senhor e nascemos de novo, entramos para o reino do Espírito. Desde então, passamos a viver em uma nova dimensão espiritual através da fé (Hebreus 11:6). Tudo a partir dessa nova vida será resultado de nossa fé crescente, mediante o conhecimento da palavra de Deus, de uma vida de oração diária e da nossa comunhão com os irmãos em Cristo pela obra em nós do Espírito Santo. Ele veio para nos guiar a toda verdade. 


A) A oração abre a porta para o Espírito Santo.  


Orar é pedir e Jesus disse que o Pai dará o Espírito Santo àqueles que lhes pedirem (Lucas 11:13). O Espírito Santo nos foi dado para guiar e dar vida a todos os membros do corpo de Cristo. Todos que obtiverem o novo nascimento recebem o Espírito Santo. Porém, é necessário buscar o batismo com o Espírito Santo para poder receber um dos nove tipos de dons descritos na carta de Paulo aos Coríntios. Além dos dons espirituais, o Espírito Santo confirma os dons ministeriais. Assim, os dons do Espírito Santo podem ser espirituais ou ministeriais. A oração traz salvação, libertação, cura e resposta ao ser humano que invoca o Senhor. A oração abre portas. As portas da cadeia foram todas abertas, porque Paulo e Silas oravam e louvavam a Deus, após serem presos por expulsar um espírito de adivinhação de uma jovem (Atos 16:16-34). O carcereiro foi salvo em resposta a oração e louvor como adoração dos servos do Senhor. O Espírito  Santo operou o sobrenatural naquele lugar.  


B) A oração dá ensejo às manifestações do Espírito Santo.  


É necessário conhecermos alguns elementos que contribuem com a oração para a liberação dos dons espirituais. Antes do dia de Pentecostes, após Jesus subir aos céus, os discípulos permaneceram em oração, consagração, santificação, jejum, obediência, fé e alegria. Foram estes os elementos que contribuíram para receber a manifestação do Espírito Santo. Era a promessa do Pai feita por Jesus aos discípulos (Lucas 24:49; Atos 1:8). O livro de Atos descreve que “ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar, quando houve o derramar do Espírito Santo, e todos foram cheios do Espírito Santo, falando em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem” (Atos 2:1-4). Eles foram batizados porque o Espírito Santo veio sobre eles. Houve a evidência do dom de línguas com demonstração de compaixão dos discípulos pelos perdidos ante sua curiosidade, afrontas sofridas ou escárnios dos ouvintes judeus vindos de várias nações.  


A experiência do batismo acontece como um rio de água viva fluindo do interior da pessoa até ficar cheia e transbordar, como disse Jesus (João 5:38-39), falando em línguas como se deu com os discípulos no dia de Pentecostes. 


É algo sobrenatural que recebe quem crê, se santifica e busca com fé e obediência. Foram dez dias em comunhão, oração, jejum, consagração até a descida do Espírito Santo. Então, Pedro discursou com unção e autoridade debaixo do controle do Espírito Santo, demonstrando compaixão pela salvação dos judeus ouvintes. Quem se consagra em oração e jejum será santificado, porque está em atitude de fé e obediência, o qual receberá a unção da alegria do Espírito Santo e compaixão pelas pessoas perdidas.  


Quando Filipe, que era um dos sete diáconos, desceu à cidade de Samaria para anunciar a Cristo, houve um grande mover sobrenatural com conversão de vidas, libertação e cura por meio de sinais e maravilhas.  Então, foram enviados Pedro e João para orar pelos novos convertidos para que recebessem o batismo com o Espírito Santo. Diz a palavra de Deus que ao imporem as mãos em oração sobre eles, houve essa manifestação do Espírito Santo na vida daqueles novos crentes pela evidência do falar em línguas, pois sem esta prova, jamais seria possível saber que receberam o batismo (Atos 8:14-18). 


Através de um relacionamento mais íntimo com o Espírito Santo, por meio da oração, podemos receber a sua plenitude e exercitar nossos dons. A oração é a chave para receber ao descer sobre nós o Espírito Santo. A vida de oração com jejum, consagração e meditação na palavra de Deus, por pelo menos três dias, na presença do Senhor, traz como resultado imediato uma porção do óleo da unção em nosso interior, liberando ousadia e autoridade espiritual, além de maior sensibilidade do mundo em nossa volta através do discernimento. A mente fica mais ativa e nosso espírito alerta com uma visão interior. 


C) Os dons do Espírito Santo.  


Há dois tipos de dons do Espírito Santo. Temos os dons espirituais conforme escreveu Paulo na carta aos Coríntios. Paulo diz: “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes” (1Co 12:1). Em seguida, o apóstolo descreve sobre os nove dons espirituais classificados em três categorias: os dons de poder (fé, milagres e curas), os dons de revelação (palavra da sabedoria, palavra do conhecimento e discernimento de espíritos) e os dons de inspiração (profecia, variedade de línguas e capacidade para interpretá-las) (1 Co 12:4-11). Eles são distribuídos ao corpo de Cristo aqueles que receberam o batismo com o Espírito Santo, e estão vivendo em santificação para serem úteis à edificação da igreja (1Co  14:12).  


Além dos dons espirituais, temos os dons ministeriais, como uma  concessão da graça de Cristo e confirmado pela ação do Espírito Santo aos membros da igreja (Romanos 12:6-8; 1 Co 12:28-31; Efésios 4:11). Alguns desses dons ministeriais são resultados do exercício de um dom espiritual, como aquele que entrega uma profecia pela fé regularmente na igreja, passando a ser visto como um profeta. 


Como é importante a oração para as pessoas serem batizadas no Espírito Santo ao receber a sua plenitude. Quem está no exercício da chamada ministerial, conforme os dons ministeriais, ao impor sua mão sobre alguém que tem um coração obediente à palavra e submisso ao seu pastor ou líder, vivendo em oração e santificação, como diz Paulo (Romanos 12:1-20), pode receber a confirmação de um dom espiritual ou ministerial. 


À medida que a pessoa persevera em sua caminhada com Cristo, esse dom é confirmado em sua vida. A pessoa desenvolve e cresce para confirmar seu dom quando persevera em oração, santificação, jejum e meditando na palavra de Deus, debaixo de obediência a sua liderança. Veja que Paulo exortou seu discípulo e pastor na igreja em Éfeso a ter compromisso com o dom que ele recebeu mediante profecia, com a imposição das mãos do seu pastor (1 Timóteo 4:14). Em seguida, o apóstolo admoestou Timóteo a reavivar o dom de Deus que recebeu pela imposição das suas mãos (2  Timóteo 1:6).  


Tudo isso confirma a necessidade de oração e jejum por parte da igreja e não apenas dos líderes, os quais se encontram cansados e sobrecarregados de atividades para trazer a vida do corpo esse tempo de refrigério do Espírito Santo. Vemos que a oração com imposição de mãos por quem está no exercício de seu dom espiritual e ministerial, vivendo uma vida consagrada, pode liberar ou transferir o dom espiritual, ou ministerial sobre uma pessoa, vindo a ser confirmada pelo Espírito Santo, assim como aconteceu com Timóteo, que estava vivendo na missão de Cristo. 


Quem não conseguir tirar tempo para oração com uma vida devocional de qualidade, com jejum, consagração e santificação, está sujeito a enfrentar um deserto ministerial com uma igreja fria ou morna, que não responde aos planos de Deus para cumprir sua tríplice missão neste mundo.  


Perguntas para Aplicação pessoal  


1. Quais são os termos apresentados por Paulo (1 Timóteo 2:1-2) relacionados à prática de uma vida de oração?


2. Conforme discorremos sobre a oração e os dons do Espírito Santo, quais elementos contribuem com a oração para a liberação dos dons espirituais?  


3. Como a oração move o mundo espiritual e físico para Deus agir como no livramento de Pedro da prisão em Atos (Atos 12:5,12)?  


Perguntas de Princípios Bíblicos chave  


1. Conforme a definição deste estudo, o que é oração? 


2. Por que a oração de intercessão é tão importante e como ela acontece?  


3. Por que devemos orar para pessoas receberem o batismo com o Espírito Santo? 


Oração  


Querido Pai, nos dá um coração transformado pelo teu Santo Espírito para desejar tua comunhão diária, vivendo em sua presença em santidade e justiça todos os nossos dias. Senhor não lançamos nossas súplicas fiadas em nossa justiça, mas na sua muita misericórdia, pois me dá disposição para amar a tua palavra e aplicá-la em minha vida. Senhor meu Deus envia a tua luz, a tua verdade para desejar os teus átrios e que nada venha roubar meu tempo com Deus, me impedindo de ter meu devocional diário em teu santo Monte. Que nenhuma distração possa envenenar minha mente e sobrecarregar meu espírito, que me tire de viver uma vida de oração com petição e clamor, súplica, intercessão e ações de graças. Que eu possa viver invocando o nome do Senhor Jesus diariamente, tendo a graça de Deus e a comunhão do Espírito, em nome de Jesus. Amém!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos