SEDUÇÃO RELIGIOSA
SEDUÇÃO RELIGIOSA
Pr João Nunes Santana
Texto bíblico para leitura: Mt 4: 5-7
“Então o Diabo o levou à cidade santa, colocou-o no pináculo do templo e lhe disse: Se és o Filho de Deus, joga-te daqui para baixo. Pois está escrito: Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra. Jesus lhe respondeu: Também está escrito: 'Não tentarás o Senhor, o teu Deus”.
1. INTRODUÇÃO — Nesta mensagem queremos estudar a segunda tentação de Cristo segundo o relato de Mateus.
Antes, porém, devemos perguntar: O que é tentação? Tentação é o mesmo que indução, instigação, provocação, sedução, fascínio.
Agora o verbo tentar quer dizer desejar, sugestionar, fascinar, incitar, provocar, seduzir.
Nesta mensagem buscamos entender que estratégia ele usou para tentar o Filho de Deus. Note a sutileza da serpente:
2. ENTÃO O DIABO O LEVOU À CIDADE SANTA (v.5) — Não foi para Babilônia, nem para a antiga Roma, dos magníficos coliseus, cidades conhecidas pelo engano do pecado. Não! O diabo o levou para a cidade mais santa na face da terra. O que podemos aprender com isso?
3. O TEMPLO (v.5) -— Agora, qual é lugar mais santo dentro da cidade mais santa? Será que haveria um lugar mais santo dentro da cidade santa que não fosse o templo? Ali estavam os homens de Deus. Ali estava às pessoas que se reuniam todos os sábados para ouvir os cânticos e os ensinos da palavra de Deus, ali também estavam os santos homens que administravam as coisas santas. O que podemos aprender com isso? O que isso nos ensina? Que lições podem tirar para nós?
4. COLOCOU-O NO PINÁCULO DO TEMPLO (v.5) — Qual era a parte mais elevada e cobiçada dentro do templo? O pináculo. Isso fala da hierarquia, do poder de governo, de liderança, de chefia, de gerência. Essa é a posição em que você pode fazer o que quiser, ninguém vai cobrar de você, aqui você manda em tudo e em todos, e não precisa se submeter a ninguém. Esse é o topo desejado do poder religioso.
O que podemos aprender com isso? O que isso nos ensina? Será que ele usa a mesma estratégia hoje?
5. E DISSE: POIS ESTÁ ESCRITO: Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra (v.6).
Será que existe algo mais convincente do que estar na cidade santa, dentro do templo, na sua posição mais elevada e ainda usar a Palavra de Deus?
Mas, você sabia que o diabo conhece e cita a Bíblia?
O texto usado é o de Salmos 91:11, 12. Mas quando lemos esse texto, descobrimos que ele omitiu a metade do verso 11. Por quê? Porque ele tinha o propósito de seduzir a Cristo. Será que ele usa a mesma estratégia hoje? Claro que sim.
Você sabia que não existe uma palavra mais distorcida, mais mal interpretada e mais usada para enganar os outros do que a Bíblia?
O diabo é mestre em torcer a Palavra de Deus para enganar os crentes, assim como fez com Eva no jardim do Éden.
O que podemos aprender com isso? Que lições podem tirar para nossas vidas? Não abra o seu coração para qualquer pessoa que prega a Palavra de Deus. Porque o diabo é um excelente pregador.
6. VEJA A RESPOSTA DE CRISTO (v.7) — Também está escrito: não tentarás o Senhor, o teu Deus. O que significa essa resposta?
7. APELO
Quantas pessoas estão na cidade santa, mas com o coração longe de Deus?
Quantas pessoas estão na casa de Deus, mas suas intenções não são puras e nem limpas diante do Senhor?
Quantas pessoas lutam para subir em posições de governo na casa de Deus sem querer passa pela cruz?
Hoje Jesus Cristo está aqui e oferece para você uma cruz.
__________^__________
Dízimos e Ofertas
TRAZEI…
Texto bíblico para leituras: Ml 3.10
“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.”
1. A PALAVRA TRAZER NOS FALA MUITO SOBRE NOSSAS OFERTAS E DÍZIMOS — Trazer fala de algo que Deus já ti deu durante a semana e que você preparou. Fala também da sua responsabilidade para com a casa de Deus, e fala muito da sua expressão de gratidão. (Deus não vai mandar você trazer algo para ele quando ele mesmo não te deu antes).
2. TRAZER O QUÊ? — Ou o que trazer? Todos os dízimos. Por quê? Porque o dizimo é uma coisa sagrada. Pertencem a Deus. O dizimo é a parte de Deus em tudo que tenho, de tudo que recebo, de tudo que chega em minhas mãos. Isto é uma aliança que temos com o Senhor.
3. ONDE TRAZER? — Deus diz: a casa do tesouro, a casa de Deus, Deus mesmo falou: minha casa. Que casa é essa? Essa casa é onde você recebe o alimento espiritual toda semana. É a minha Igreja. É o local de adoração onde o Senhor me colocou.
4. O QUE DEUS PROMETE? — E depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
Comentários