PAIXÃO E EVANGELISMO

PAIXÃO E EVANGELISMO

“Tenho, porém, contra ti, que negaste o primeiro AMOR - Apocalipse 2:4”


A nossa intenção nesta mensagem, são gerar no seu coração:

  1. Paixão por DEUS 

  2. Pela igreja de Cristo

  3. Pela visão - Projeto da Igreja Local

  4. Pelo Ministério Pastoral - pelo Pastor

  5. Por vidas - Almas

  6. Pelo serviço - trabalho


Por que com paixão - 

  • Nada é peso

  • Nada é caro

  • Nada é longe


1. O mandato do Evangelho: Relembrar os ensinamentos de Jesus sobre a importância de proclamar o Evangelho a todas as nações e como a Grande Comissão é uma tarefa dada a todos os cristãos.

  • Mateus 28:19-20 - IDE

  1. Você tem um chamado e uma ORDEM, um IDE.

  2. Você tem uma inclinação natural - vocação natural que te leva em uma direção

  • Jeremias 1:4,5 - ⁴ Assim veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: ⁵ Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. 

  • Isaías 44:1,2 - ¹ Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi. ² Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi. 

  • Gálatas 1:15 - Todavia, Deus me separou desde o ventre de minha mãe e me chamou por sua graça. Quando, então, foi do seu agrado,

  • Salmos 139:1-18

Agora que sei quem sou e qual a minha missão, o que farei?


2. O poder do testemunho pessoal: O testemunho pessoal de cada cristão é uma ferramenta poderosa para compartilhar o Evangelho com outras pessoas.

  • Marcos 5:19 - Jesus não o permitiu, mas disse: "Vá para casa, para a sua família e anuncie-lhes quanto o Senhor fez por você e como teve misericórdia de você".

  • João 4:28-30 - Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo. Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.

Porém, é impossível de dar um testemunho pessoal sem:


3. Amor e compaixão: O Evangelismo deve ser conduzido com amor e compaixão, demonstrando o cuidado e interesse genuíno pelas necessidades das pessoas.

  • Mateus 9:36 - E, vendo a multidão, teve grande compaixão deles, porque andavam desgarrados e errantes, como ovelhas que não têm pastor.


  • Salmos 145:8 - Piedoso e benigno é o SENHOR, sofredor e de grande misericórdia.


  • Efésios 4:32 - Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.


  • Isaías 49:15 - Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.


  • 1 Pedro 3:8 - E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis.


  • 1 João 3:16-17 - ¹⁶ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ¹⁷ Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 

Amor e compaixão não são sentimentos, mas, as qualidades de uma pessoa, e quem é esta pessoa?


4. Qual o papel do Espírito Santo? É necessário reconhecer a importância do Espírito Santo como o principal agente no Evangelismo, capacitando os cristãos a comunicarem a mensagem de Cristo de forma eficaz e autêntica.

  • João 14:16-18 ¹⁶ E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; ¹⁷ O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. ¹⁸ Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós. 


  • João 16:13 ¹³ Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir. 


  • Gálatas 5:22-23 - Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.

Precisamos que esta Pessoa nos guie como um GPS, para realizarmos algumas coisas que sem ele fica impossível.


5. Estratégias de Evangelismo: Apresentar diferentes abordagens e estratégias de Evangelismo, como evangelismo pessoal, evangelismo em pequenos grupos, evangelismo em eventos e atividades comunitárias.

  • Grão de mostarda

  • Sites, blogs, vlogs, vídeos curtos

  • Grupos de Zap

  • Instagram 

  • Grupos de oração

  • Facebook


Como vou evangelizar se sou uma pessoa tímida?


6. Vencendo o medo e a timidez: Ajudar os participantes a superarem o medo e a timidez de compartilhar sua fé, incentivando-os a confiar no poder de Deus e a saírem de suas zonas de conforto.

  • 2 Timóteo 1:7 - Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio.

  • Isaías 41:10 - Por isso não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa.

  • Filipenses 4:13 - Tudo posso naquele que me fortalece.

  • Apocalipse 21:8 - Mas os (tímidos) covardes, os incrédulos, os depravados, os assassinos, os que cometem imoralidade sexual, os que praticam feitiçaria, os idólatras e todos os mentirosos - o lugar deles será no lago de fogo que arde com enxofre. Esta é a segunda morte".


Podemos pregar a palavra de DEUS, e falar das coisas do céu sem ferir ou machucar alguém.


7. Respeito e sensibilidade cultural: A importância de ser sensível às diferentes culturas e contextos ao compartilhar o Evangelho, evitando atitudes ou práticas que possam ofender ou alienar as pessoas. 

  • 1 Coríntios 9:19-22 - ¹⁹ Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais. 

  • ²⁰ E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. 

  • ²¹ Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. 

  • ²² Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns. 


8. Foco no discipulado: Ressaltar que o Evangelismo não termina no momento da conversão, mas deve ser seguido pelo discipulado contínuo, ajudando novos convertidos a crescerem em sua fé.

  • Mateus 28:19,20 - ¹⁹ Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ²⁰ ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". 


Esta mensagem tem o objetivo de inspirar os participantes a se tornarem discípulos ativos e missionários de Cristo, compartilhando Sua mensagem de esperança e salvação com o mundo ao seu redor. 


Ela capacita os participantes a entenderem que o Evangelismo é uma responsabilidade de todos os cristãos, independentemente de suas habilidades, e encoraja-os a se envolverem ativamente na Grande Comissão para fazer discípulos de todas as nações.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte