A VONTADE DE CRISTO

 

A VONTADE DE CRISTO



 Pr João Nunes Santana



Texto bíblico para leitura: João 6. 38

Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.

 

1. O que é a vontade? — A faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar certos atos.

 

a. Vontade é uma força interior — Que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir seus fins ou desejos; ânimo, determinação, firmeza. O maior desafio do homem é saber controlar a sua vontade.

 

b. A Bíblia chama de arbítrio — Quando Deus nos criou, ele não nos criou robôs que não tem vontade própria, mas que obedecem porque são controlados e programados para obedecer a comandos. 

 

c. O próprio Deus respeita a vontade do homem — Não podemos ser obrigados a obedecer a Deus, não podemos fazer nada para Deus pela força ou por constrangimento. O próprio Deus não quer esse tipo de obediência porque o arbítrio é uma coisa sagrada que ele deu ao homem. 

 

d. Como Jesus lidava a questão da vontade? — Nesta mensagem vamos procurar entender como funcionava o Filho de Deus. Qual era o segredo de Cristo?

 

2. Porque eu desci do céu não para fazer minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou (6. 38)

 

a. Não temos dúvidas que Jesus foi o homem mais poderoso que jamais andou sobre a terra.

 

b. Os guardas que foram prender Jesus voltaram e disseram: Nunca homem algum falou como esse homem (João 7.46)

 

c. Mas como ele lidava com a questão da sua vontade?

 

d. Como ele podia abrir mãos de sua vontade?

 

e. Como ele estava disposto a sacrificar a sua vontade pela vontade de outro?

 

f. Ele tinha a plena consciência que estava aqui para cumprir uma missão, isto é fazer a vontade de outra pessoa.

 

g. Como ele conseguiu abrir mãos da vontade para satisfazer a vontade do outro?

 

h. Ele jamais fazia coisa alguma de sua própria cabeça, ou jamais agiu de modo independente, ou por conta própria — Esse espírito de separarão, independência, isolamento, não era o de Cristo.  

 

i. Ele nunca se descolou daquele que o havia enviado.


Preste bem atenção:

 

j. A missão de Jesus não era dele;

 

k. As palavras de Jesus, não eram dele, mas do Pai (João 14. 10).

Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.

l. As obras de Cristo que ele realizou,  não eram dele, mas o Pai (João 14.10).

 

m. Ao ponto de que quem via Jesus, não via Jesus, mas a outra pessoa, o Pai (João 14.9). Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?


n. Como alguém pode se esvaziar ao ponto de que outro viva nele e por ele? Isto é um mistério. (Fp 2.7) — Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo semelhante aos homens.

 

o. Ao ponto dele mesmo dizer: Eu não posso de mim mesmo fazer coisa alguma (v.30). Aqui está o segredo de Cristo  

 

3. Como você lida com sua vontade?

a. Vivemos em tempos difíceis (2 Tm 3. 1-10) — Paulo fala de um tempo difícil e trabalhoso porque os homens serão amantes de si mesmo. Isto é o império do eu quero, eu faço do meu jeito, da minha vontade, é o meu desejo, da minha maneira de pensar, da minha visão, do meu ministério.

¹ Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

² Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

³ Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

⁴ Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

⁵ Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

⁶ Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;

⁷ Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

⁸ E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

⁹ Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.

¹⁰ Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência, 


b. Por que será que existe uma proliferação de igrejas? Hoje ninguém quer mais sacrificar sua vontade por amor a Cristo. Quero servir a Cristo, quero andar com Jesus, quero trabalhar para Jesus, sou filho de Deus, quero as bençãos de Deus, mas tem que ser do meu modo? Em completa desobediência a palavra de Deus?

 

c. Como ser bem-sucedido? — Conduzindo sua vida pelos seus próprios pensamentos e não pelos pensamentos de Deus?

 

d. Paulo fala de pessoas que vivem fazendo a vontade da carne e dos pensamentos (Ef 2. 3). Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.

 

4. Qual é o maior desafio de um líder?

 

a. Quer conhecer uma pessoa, dê-lhe poder — Colocamos uma pessoa em uma função. Não demora muito para que a pessoa se sinta como dono, manda desmanda,

 

b. A primeira coisa que faz é se desconectar da sua fonte — Age de modo independente, se desconecta, cria a suas próprias coisas, faz a sua própria agenda, dita as suas regras, vai para onde quer ir.

 

c. Sua intenção é construir o seu próprio ministério. Fazer do seu jeito, da sua maneira, implantar a sua visão.

 

d. Passa a agir de modo independente — Não pede mais informações nem orientações,

 

e. Se esquece que um dia foi colocado não para construir seu próprio reino — E trabalha para se isolar cada vez mais porque quer mostrar que sabe, que tem força, que não precisa de orientação.

 

f. Quantas vezes Jesus falou que tinha sido enviado? Isto lhe dava respaldo, dizia que estava a serviço de outra pessoa.

 

g. Como Jesus Cristo agiu com relação aquele que o havia enviado?  

 

5. Não existe paz para o homem que busca satisfazer sempre o seu coração —  Porque seu coração não tem limites. Todos os dias queremos uma coisa diferente. Nunca estamos plenamente satisfeitos, sempre estamos buscando algo. Você não se cansa por está sempre correndo atrás de algo, ou atrás de uma miragem? Quantos não encontram a morte ministerial e espiritual por  buscar sempre satisfazer a sua vontade? (Pv. 14.12). ¹² Há um caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte.

 

6. Venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; (Mt 6.10) — A vontade de Deus é absoluta no céu, mas na terra, é relativa. Porque vivemos sob o império da nossa vontade. São os nossos desejos, nossos sonhos que prevalecem até na igreja. Jesus veio provar que isso pode mudar quando se abre mãos voluntariamente e espontaneamente do nosso querer.  

 

7. Qual foi o segredo do ministério de Cristo? Por que ele foi bem-sucedido em tudo que fez? — o sacrifício absoluto da sua vontade.  

 

8. Como você vai ser bem-sucedido no seu ministério buscando o isolamento? — Imponto sempre o seu jeito e a sua vontade? Se desconectando da sua liderança? Se afastando da sua igreja para começar a sua própria igreja? Abandonado as pessoas que um dia estabeleceram você? Que ungiram você? Que lhe deram uma credencial? Que confiaram em você? Que acreditam no seu chamado? Fazendo exatamente o contrário do que Cristo fez?  

 

9. Quem hoje gostaria de sacrificar sua vontade pela vontade de Deus? (Salmos 91.1) Aquele que habita no esconderijo do Altíssima à sombra do onipotente, descansará. Só encontramos a paz quando usamos o modelo de Cristo. Quando  voluntariamente e espontaneamente abrimos mãos de nossa vontade pela vontade de Deus. Quando dizemos não para nós mesmos, e dizemos sim para Deus. Deixa ele conduzir você.  


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte