O REINO, O HOMEM, A SEMENTE E O CAMPO

O REINO, O HOMEM, A SEMENTE E O CAMPO


Texto bíblico para leitura: Mt 13.24


O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente em seu campo.


1. Introdução — É com grande alegria que damos as boas-vindas a cada um dos nossos irmãos e amigos nessa manha (noite). Hoje quero convidar você a ler comigo as palavras de Jesus no livro de Mateus 13.24. E aqui queremos destacar quatro palavras: O reino, o homem, a semente e o campo. Gostaríamos de meditar com você sobre essas quatro palavras que Jesus usou nesse verso.  


2. O reino — Jesus falou muito sobre o reino dos céus. Na verdade, ele não veio trazer uma religião ao mundo, ele veio trazer o reino dos céus. Ele começou e terminou o seu ministério falando sobre o reino dos céus. 


  1. Mas o que é o reino dos céus? Na verdade, sabemos muito pouco sobre o reino dos céus.  Tudo que sabemos é o que as Escrituras nos ensinam de que é o reino de glória e que é o governo de Deus, o reino sem fim, eterno, invisível, o reino da paz, alegria, justiça. 


  1. Foi o próprio Jesus quem falou: O reino dos céus não é deste mundo. Jesus falou que o seu reino não era deste mundo. Se fosse, pelejariam os seus para que ele não fosse entregue a Pilatos. 


  1. Não existe nada mais glorioso e majestoso, e esplendoroso, poderoso e sobrenatural do que o reino dos céus.  


3. O homem — Jesus também falou muito sobre o homem. O que é o homem?  Quem é o homem? O que faz o homem? Quão frágil é o homem? Como é a natureza do homem? Será que existe alguma coisa boa no homem? Será que existe algo mais corrompido do que o coração do homem? (Jeremias 17.9,10).


  1. Mas é as escrituras que diz que Deus escolheu as coisas loucas, as fracas, as vis, as desprezadas, e as que não são para aniquilar as que são (I Cor 1. 27,28).


  1. Davi mesmo fez essa pergunta: Que é o homem mortal para que dele te lembres e o filho do homem para que o visites? Pois pouco menor do que os anjos o fizeste, e de glória e honra o coroaste (Salmos 8. 4).


  1. Jesus mesmo foi quem falou: Porque Deus amou o mundo (os homens) de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna (João 3.16) — Como explicar esse amor? Como entender esse amor por pessoas tão indignas?   


4. Semente — O que é uma semente? A semente é um embrião, geralmente rodeado por uma casca protetora. São como pingos de vida esperando que sejam plantadas em um solo bom para começarem a crescer e a se reproduzir. 


  1. Jesus fala aqui de uma semente especial, não de qualquer semente. Ele fala da boa semente. Isto é a semente perfeita, a semente eterna, a semente que produz vida, a semente indestrutível. 


  1. A Bíblia fala que havia uma árvore que estavam no meio do jardim do Éden, chamada de a árvore do vida. A boa semente, de que Jesus fala aqui, é exatamente a semente desta arvore. (Gn. 2. 9) 


  1. A boa semente é a semente do reino dos céus, é a palavra de Deus, é uma pequena parte da vida de Jesus Cristo semeada em um campo. 


5. Campo — Jesus falou que o homem semeou a boa semente no seu campo. O que significa a expressão “seu campo”? Sabia que cada um de nós temos um campo? Onde está o seu campo? Que semente você tem plantado no seu campo? Já sabe onde está o seu campo? O seu campo é exatamente o seu coração. 


6. Apelo  

  1. Jesus não falou do homem que semeia qualquer semente em seu campo, mas do homem que semeia a boa semente. 

  2. Não é difícil ver o que você tem semeado em seu coração, basta ver os frutos que você tem colhido.

  3. Adão semeou a semente do pecado e colheu um fruto da morte para si e sua família.

  4. Hoje você tem a oportunidade de semear a boa, a perfeita, a mais maravilhosa de todas as sementes, sim, a boa semente se chama Jesus Cristo. 

  5. Deixe ele entrar, deixe ele fazer morada dentro de você. E o fruto será a vida eterna.   

    


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB