Líderes resolvidos vivem uma vida de fortalecimento

Líderes resolvidos vivem uma vida de fortalecimento

Consideremos uns aos outros para nos incentivarmos ao amor e às boas obras... procuremos encorajar-nos uns aos outros (Hebreus 10:24,25, NVI).

PESSOAS QUE FORTALECEM OS OUTROS NUNCA DEIXAM DE PROCURAR OPORTUNIDADES PARA levar pessoas a um nível mais alto. Eles se alegram ao verem as pessoas alcançando seu potencial e aproveitam todas as oportunidades de adicionar valor à vida dos outros. Para eles, o fortalecimento não é um evento: É um estilo de vida.

Barnabé era um discípulo que fortalecia as pessoas.

O apóstolo Paulo, foi o mais famoso protegido de Barnabé. Porém, Barnabé também fortaleceu muitas outras pessoas. Ele era alguém que não conseguia viver sem levantar as pessoas. Isso era muito evidente em sua vida.

1. Ele encorajou pessoas em necessidade – Eu sou alguém assim?

A primeira menção de Barnabé nas Escrituras descreve um evento que era a característica de sua natureza: dar. Leia Atos 4:36,37: "José, um levita de Chipre a quem os apóstolos deram o nome de Barnabé, que significa "encorajador", vendeu um campo que possuía, trouxe o dinheiro e o colocou aos pés dos apóstolos" (NVI). Quando os discípulos, seus companheiros, tinham alguma necessidade, Barnabé era rápido para atendê-la. Você é alguém rápido pra atender a necessidade dos irmãos.

2. Ele fortaleceu as pessoas que experimentavam sucesso – Eu fortaleço as pessoas quando elas tem sucesso, ou critico e fico com inveja?

Ao encontrar pessoas que estavam se saindo bem, Barnabé as encorajava e as fortalecia para que elas trabalhassem ainda melhor. As Escrituras descrevem suas ações ao chegar à igreja de Antioquia: "Este, ali chegando e vendo a graça de Deus, ficou alegre e os animou a permanecerem fiéis ao Senhor, de todo o coração. Ele era um homem bom, cheio do Espírito Santo e de fé; e muitas pessoas foram acrescentadas ao Senhor" (Atos 11:23,24, NVI).

3. Ele fortaleceu pessoas que fracassavam – Quando alguém fracassa eu sou alguém que levanta, ou que diz: eu avisei?

A maioria das pessoas ou líderes tratam as pessoas de duas maneiras:
1.     Testam o mérito da pessoa e depois as fortalecem.
2.     Fortalecem primeiro e depois descobrem o valor da pessoa.

O segundo método é a maneira certa de lidar com pessoas e é usada por aqueles que gostam de fortalecer. Era assim que Barnabé trabalhava com as pessoas. Mesmo quando alguém o decepcionava — como aconteceu com João Marcos, que deixou Paulo e Barnabé na Panfília —, ele continuava acreditando na pessoa.

Se a posição de Paulo tivesse prevalecido, João Marcos não teria recebido uma segunda chance. Mas Barnabé ainda acreditava em João Marcos, deu a ele uma segunda chance, e, isso levou Paulo a acreditar nele também (veja 2 Timóteo 4:11).

Se você for capaz de acreditar nas pessoas, independentemente das dificuldades que estejam enfrentando, então você será realmente capaz de fazer diferença em suas vidas.

4. Ele fortaleceu para que os líderes exercessem sua função – Eu sou alguém que fortalece meus lideres para que eles façam um bom serviço?

Uma das importantes tarefas que Barnabé executava nas novas igrejas era apontar os líderes que ajudariam o povo. "E, promovendo-lhes, em cada igreja, a eleição de presbíteros, depois de orar com jejuns, os encomendaram ao Senhor em quem haviam crido" (Atos 14:23).

a.  Nada dá mais poder a uma organização do que o encorajamento da liderança, quando você fortalece os líderes, está ajudando aquelas pessoas e a todos quantos eles poderão influenciar dentro da organização.
b.   Não importava aonde Barnabé ia ou quais eram suas responsabilidades: ele sempre encorajava pessoas pelo caminho.
c.     Ele não deixou de encorajar as pessoas a persistirem nem mesmo quando voltou para Antioquia depois da viagem a Listra, Icônio e Derbe. As Escrituras registram que e ele continuava "fortalecendo a alma dos discípulos, exortando-os a permanecer firmes na fé; e mostrando que, através de muitas tribulações, o que mais importa entrar no reino de Deus" (Atos 14:22).
d.    O encorajamento habilita as pessoas e gera ação.
e.     Se você for capaz de aprender a acreditar nas pessoas e a viver um estilo de vida de encorajamento, então ajudará outras pessoas a alcançarem mais, e as pessoas sempre darão boas-vindas à sua liderança.

Aplicação:
1.     Fortalecer é um estilo de vida natural e contínuo para mim?
2.     Eu encorajo pessoas em suas necessidades?
3.     Eu fortaleço as pessoas que experimentavam sucesso, ou critico e fico com inveja?
4.     Quando alguém fracassa eu sou alguém que levanta, ou que diz: eu avisei?
5.     Eu sou alguém que fortalece meus lideres para que eles façam um bom serviço?

_____________________________
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe – Liberdade
Manaus, AM 12 de março de 2017
Extraído do Livro: As 21 leis indispensáveis de liderança do Pr. Dr. John Maxwell. A Lei do círculo íntimo


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB