Líderes fortalecedores levam as pessoas a níveis mais altos

Líderes fortalecedores levam as pessoas a níveis mais altos.

Tendo chegado a Jerusalém, procurou juntar-se com os discípulos; todos, porém, o temiam, não acreditando que ele fosse discípulo. Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus (Atos 9:26,27).

A VIDA DE UM LÍDER PODE FICAR CHEIA rapidamente. E, no meio de tanta  ocupação, não é difícil esquecer-se das pessoas. Os líderes eficientes, porém, sabem que, quando enganam seus liderados, sua liderança está arruinada. E eles também enganam a si mesmos. Como você vê, para causar um impacto é preciso adicionar valor às pessoas, pois a única maneira de você ser realmente bem-sucedido é ajudando as pessoas.

Posso levantar você?

Barnabé era um levantador de pessoas. Parece que ele não deixava escapar nenhuma oportunidade de adicionar valor à vida das pessoas. A maior contribuição individual em termos de fortalecimento e de poder que podemos ver em sua vida é sua interação com Paulo.

1. Ele acreditou em Paulo antes de todo mundo.

a.      É fácil dar uma opinião sobre uma pessoa controversa e difícil ou sobre um assunto que você sabe que outros líderes apoiam.
b.     Uma coisa completamente diferente é ser o primeiro a falar sobre um assunto espinhoso, foi isso o que fez Barnabé.
c.      Ele não esperou até que os apóstolos apoiassem Paulo para acreditar nele. A verdade é que ele acreditou em Paulo enquanto Pedro e os outros estavam com medo dele.

Para ser um líder encorajador, você precisa estar disposto a se arriscar com as pessoas. Precisa procurar o potencial que existe dentro delas e encorajá-las a acreditarem em si mesmas. E isso pode ser arriscado, pois você pode ter optado por apoiar uma pessoa que será gigante. Você pode ser o responsável por inspirar um novo líder a alcançar coisas que ele nunca pensou serem possíveis. E os líderes nunca esquecem a primeira pessoa que os apoiou.

2. Ele endossou a liderança de Paulo diante dos outros líderes

Ao descrever as ações de Barnabé, as Escrituras dizem: "Mas Barnabé, tomando-o consigo, levou-o aos apóstolos; e contou-lhes como ele vira o Senhor no caminho, e que este lhe falara, e como em Damasco pregara ousadamente em nome de Jesus" (Atos 9:27).

a.      Posso imaginar como foram as coisas naqueles dias em Jerusalém. Paulo havia chegado à cidade, e chegou aos ouvidos dos apóstolos que ele se dizia a favor de Cristo. Eles devem ter pensado que era uma armadilha. Aquele era o mesmo homem que se colocara em pé e aprovara o apedrejamento de Estevão.

b.     Barnabé deve ter aparecido de repente em uma reunião dos apóstolos com Paulo a tiracolo. Posso imaginar um silêncio profundo caindo sobre a sala enquanto as pessoas se davam conta de quem era a companhia de Barnabé. Então, ele compartilha com todos a história de Paulo. Paulo não precisou dizer uma palavra. Todos os crentes sabiam quem era Barnabé. Conheciam sua reputação e sua integridade. Isso era o que bastava. As Escrituras registram que Paulo "estava com eles em Jerusalém, entrando e saindo, pregando ousadamente em nome do Senhor" (Atos 9:28). E Paulo foi aceito.

Uma das melhores coisas que você pode fazer como um líder que fortalece é elogiar seus liderados diante de outras pessoas. Quando eles estão fazendo um bom trabalho, conte a todo o mundo. Seja especialmente determinado a elogiá-los diante dos amigos e familiares deles. Também elogie diante de outros líderes. Ajude-os a estabelecer ligações pela força de sua credibilidade.

3. Ele delegou poderes a Paulo para que este alcançasse seu potencial

a.      A ligação de Barnabé a Paulo não acabou em Jerusalém. Depois que o endosso de Barnabé permitiu que Paulo se movimentasse livremente por Jerusalém, ensinando as pessoas e debatendo a verdade das Escrituras, não demorou muito para Paulo se tornar inimigo daqueles que não criam.
b.     Os apóstolos sabiamente o enviaram de volta a Tarso para sua própria segurança. Porém, mais tarde, quando Barnabé foi designado para ajudar a igreja de Antioquia, ele aproveitou a oportunidade para se encontrar com Paulo e fazer dele seu companheiro.
c.      Esse ato deu poderes a Paulo para assumir sua primeira "missão" como líder, o que culminou com a parceria de Paulo com Barnabé como missionário — o papel para o qual Deus o havia destinado.
d.     Para se tornar um líder que fortalece, você deve fazer mais do que simplesmente acreditar em líderes em treinamento.
e.      Você precisa dar passos que efetivamente os ajudem a se tornar os líderes que eles têm potencial para ser.
f.       Você deve investir neles se deseja dar autoridade para que eles sejam o melhor que podem.

Delegar poder exige um investimento pessoal. Requer energia e tempo. Mas tudo isso vale a pena. Se você fizer tudo corretamente, terá o privilégio de ver alguém alcançando um nível mais alto. E, como bônus, você cria poder em sua organização à medida que o delega a outros.

_________________________________
Pr. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe - Liberdade
Manaus, Am 16 de fevereiro de 2017.

Extraído do Livro 21 Leis da liderança de John Maxwell – A lei do fortalecimento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte