ENRIQUECIDOS


ENRIQUECIDOS

1 Co 1:4-9
8º dia de jejum

Introdução
Paulo escreveu a Primeira Carta aos Coríntios a fim de tratar de várias questões que estavam causando dificuldades para os cristãos de Corinto. Havia problemas a respeito de doutrinas, de comportamento nos cultos de adoração e questões práticas a respeito da vida cristã, especialmente a maneira de os cristãos se relacionarem com os pagãos. Os problemas eram tão sérios que, finalmente, os coríntios escreveram uma carta a Paulo pedindo a sua opinião sobre vários assuntos [1]

História
Corinto era a capital da província romana de Acaia, uma grande e próspera cidade, famosa por sua cultura, seu comércio e também por sua imoralidade. Era tanta a imoralidade dos coríntios, que o verbo “corintianizar” começou a ser usado para dizer “cometer imoralidade”. Era também uma cidade religiosa: havia pelo menos doze templos na cidade, inclusive o de Afrodite, a deusa do amor; o de Asclépio, o deus das curas; e o enorme templo de Apolo, construído no sexto século a.C. Havia também uma sinagoga de judeus. Por isso, a pequena minoria cristã da cidade enfrentaria dificuldades em manter firme a sua fé em Cristo Jesus e viver uma vida digna de seguidores de Jesus.[2]
  
1. (vv.4) Sempre dou graças a [meu] Deus a vosso respeito, a propósito da sua graça, que vos foi dada em Cristo Jesus;
a.       Paulo era sempre agradecido a DEUS pelas pessoas que estavam próximos a ele, seus irmãos em CRISTO.
b.       Como nós somos em relação aos nossos irmãos? O que falamos deles para o SENHOR?
c.       Será que temos uma palavra de ânino para dar a eles?

2.  (vv.5-6) porque, em tudo, fostes enriquecidos nele, em toda a palavra e em todo o conhecimento; 6 assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós.
a.       Paulo afirma que em tudo os irmãos foram enriquecidos, riquezas em abundância.  Porém a riqueza que Paulo se refere, são palavra, conhecimento e o tipo de carater que os irmãos de Corinto tinham.
b.       O que Paulo encherga como valores, palavra (λογος), conhecimento (γνωσις ) e testemunho, muitos não vêm como sendo importante.
c.       Para nós, qual são os nossos valores? O que é mais importante? Será que a palavra de DEUS, o conhecimento e o testemunho (μαρτυριον marturion) tem sido para nós valores inegociaveis?

3. (vv.7) De maneira que não vos falte nenhum dom, aguardando vós a revelação de nosso Senhor Jesus Cristo, i
a.       Quando nós permitimos que nossos valores sejam modificados, os dons começam a serem manifestos, de forma tal e plena que o Reino de DEUS começa a ser aguradado por todos que nos ouvem.
b.       Nós começamos a revelar quem é o SENHOR Jesus através de nossos atos. De nosso carater, e de nossa atitudes.
c.       Você já olhou pra alguém e pensou em Jesus? (contar a história do garoto e velhinho que reconheceram a Jesus um no outro).

4. (vv.8) o qual também vos confirmará até ao fim, para serdes irrepreensíveis no Dia de nosso Senhor Jesus Cristo. j
a.       A fé é uma caminhada co CRISTO, onde ele vai confirmando paulatinamente o seu compromisso conosco, não que isso já não tenha sido feito com sua morte, mas é que nosso coração vai aprendendo a ouvir e ver as confirmações do SENHOR.
b.       Vamos aceitando a submeter nossa vontade a vontade do SENHOR, de forma que vamos nos tornando irrepreensíveis, em qualquer tempo até a volta do SENHOR.
c.       Como está sua caminhada de fé? Você sente que cada dia a sua alma é confirmada no SENHOR? Você tem sentido mais segurança na sua fé?
5. (vv.9) Fiel é Deus, l  pelo qual fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, m  nosso Senhor.[4]
a.       Paulo afirma que DEUS é fiel por isso fomos chamados a comunhão de Jesus. Como você vê essa afirmação de Paulo? Será que paulo tem razão?
b.       Como você tem visto a fidelidade de DEUS na sua vida?
c.       Como você tem visto a fidelidade de DEUS através de sua vida?

Hoje você tem comunhão com o SENHOR JESUS, e tem tido uma vida digna e abençoada. Porém você tem usado a sua vida e seus dons, que o SENHOR te deu, para abençoar outras pessoas? Como você que pode fazer isso?

---------------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 08 de maio de 2012


[1]Sociedade Bíblica do Brasil. (2005; 2005). Bíblia de Estudo Nova Tradução na Linguagem de Hoje (1Co). Sociedade Bíblica do Brasil.
a.C. antes de Cristo
[2]Sociedade Bíblica do Brasil. (2005; 2005). Bíblia de Estudo Nova Tradução na Linguagem de Hoje (1Co). Sociedade Bíblica do Brasil.
h h 1.4 Em Cristo Jesus: Isto é, por meio de Cristo Jesus: Ver Rm 6.11, nota n.
i i 1.7 Cf. 1Co 15.23; Fp 3.20; 2Ts 1.7.
j j 1.8 Fp 1.6; 1Ts 3.13; 5.23. No Dia de nosso Senhor Jesus Cristo: Isto é, quando o Senhor Jesus Cristo regressar; ver Dia do Senhor na Concordância Temática.
l l 1.9 Cf. Dt 7.9; 1Ts 5.24.
m m 1.9 À comunhão de seu Filho Jesus Cristo: Ver Rm 6.11, nota n.
[3]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (1Co 1:9). Sociedade Bíblica do Brasil.
i i 1.7 Cf. 1Co 15.23; Fp 3.20; 2Ts 1.7.
j j 1.8 Fp 1.6; 1Ts 3.13; 5.23. No Dia de nosso Senhor Jesus Cristo: Isto é, quando o Senhor Jesus Cristo regressar; ver Dia do Senhor na Concordância Temática.
l l 1.9 Cf. Dt 7.9; 1Ts 5.24.
m m 1.9 À comunhão de seu Filho Jesus Cristo: Ver Rm 6.11, nota n.
[4]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (1Co 1:9). Sociedade Bíblica do Brasil.

Comentários

Carlos Farias disse…
Essa mensagem é poderosa!

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB