O Amor
(1 Coríntios 13:4-8)
11º dia de Jejum

4O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, d  não se ufana, não se ensoberbece, 5 não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, e  não se exaspera, não se ressente do mal; 6 não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; 7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. 8 O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;[1] (1 Coríntios 13:4-8)

Quantos poemas já foram escritos a respeito do amor? Quantas declarações já foram feitas por amantes apaixonados? Quanta vez já foi dito “eu te amo”? Milhares e milhares de vezes e em todos os idiomas. Porém somente uma pequena parte dos que disseram estavam falando a verdade. A grande maioria se referia a um sentimento de paixão e desejo, somente isso e nada mais. Daí um belo dia o encanto acaba, a beleza murcha, desfaz-se o encanto e thummm foi-se a paixão. O que resta então? Somente palavras ao vento que dizem, acabou-se o amor.

Nunca houvera amor. Sempre havia um sentimento baseado na troca, de compatibilidade de gênero ou de gênio, onde eu dou algo pra você e você me dá algo em troca. Onde você supre a minha necessidades emocional e física e supro você de segurança financeira e estabilidade. Quando isso fica escasso deixa de servir pra mim, então é hora de partir pra outra, ou outro ... e por ai vai.

1.       Paciente
a.       Exerce a paciência. Suporta as bobagens. Suporta as tribulações.
2.       Benigno / bondoso
a.       Pensa o bem, deseja o bem
3.       Não arde em ciúmes
a.       Não é ciumento, briguento, mandante, quer ter o controle de tudo o tempo todo. Não é alguém controlador (a).
4.       Não se ufana / gabar – orgulhoso
a.       Não tenta tirar proveito, orgulhoso
5.       Não é soberbo / vaidoso
a.       ...
6.       Não é inconveniente / grosseiro
a.       ...
7.       Não procura seus interesses / egoísta
a.        
8.       Não se exaspera / fica irritado
a.        
9.       Não se ressente do mal / não guarda mágoas
a.        
10.   Não se alegra com a injustiça / quando alguém faz algo errado
a.        
11.   Mas alegra-se com a verdade / mas se alegra quando alguém faz o que é certo
a.        
12.   Tudo sofre / nunca desiste
a.        
13.   Tudo crê /
a.        
14.   Tudo espera / esperaça
a.        
15.   Tudo suporta / paciencia
a.        
16.   O amor jamais acaba / é eterno

Depois deste breve relato, qual sua opinião sobre o amor? Você acha que o amor é uma fogueira, que arde e encendeia a candeia do coração, um sentimento mais profundo, mais bonito neste mundo ...?

O amor vai além disso! Vai além da compreensão mundana de meros sentimentos. Parte de uma tomada de decisão, e vai além. Vai do doar-se sem esperar nada em troca ao morrer sem reconhecimento. Será que estamos prontos para algo tão especial e divino como o amor? Será que nossa compreensão está pronta pra algo tão sublime?

O amor é uma pessoa! Essa pessoa chama-se JESUS CRISTO. Jesus disse: Por isso aqule que está em mim e eu nele esse frutifica. O meus discípulos serão conhecidos quando amarem uns aos outros.

-----------------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, Am 11 de Maio de 2012


d d 13.4-7 Não arde em ciúmes: Os vs. 4-7 louvam atitudes contrárias às de alguns coríntios, mencionadas nos caps. anteriores.
e e 13.5 Não procura os seus interesses: Cf. Fp 2.4.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (1Co 13:8). Sociedade Bíblica do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB