Armas Espirituais


Armas Espirituais
2 Coríntios 10:3-5
14º dia de Jejum

“3 Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. 4 Porque as armas da nossa milícia não são carnais, d  e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas 5 e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo,[1] (2 Coríntios 10:3-5).

Você sabia que toda batalha é travada na mente?

1.       Andando na carne – (vv.3ª)
a.       Isto quer dizer que estamos vivos e moramos na terra. Não quer dizer que somos carnais ou guiados pela natureza carnal. Mas que moramos na terra e que estamos sujeitos as agruras e desventuras de todos os terráqueos.
b.       Quer dizer que nossa alma, está presa neste corpo terreno e corruptível.

2.       Não militamos segundo a carne –
a.       Mas não lutamos com os recursos de nossa carne, de nosso entendimento, ou desta terra. A nossa luta é realizada em outra esfera, numa bem mais elevada, a esfera espiritual. Logo nossas armas são espirituais.
b.       São armas extremamente poderosas. Armas que olhos humanos não podem ver. Carros de fogo com cavaleiros de fogo. (2 Reis 6:17).

3.       Nossas armas não são terrenas, carnais –
a.       Não podem ser carnais por que o nosso inimigo não pode ser visto.
b.       Nossas armas são as armas de DEUS. Aliás, é ELE que luta as nossas guerras. Isso nos lembra que devemos sempre buscá-lo para que ELE lute por nós, através da oração, leitura de sua palavra e comunhão com os irmãos. Quer seja nas células, ou nas reuniões na igreja.

4.       São armas poderosas em DEUS, são espirituais. São as armas que DEUS nos dá.
a.       Essas armas são recursos, que o próprio DEUS disponibiliza para os seus filhos, para que nós não venhamos nos sentir desamparado. Essas armas algumas vezes são os anjos que vem em nosso auxílio. (Daniel 6:22 e Daniel 10:12-13).
b.       Os anjos de DEUS são uma realidade vital na defesa dos escolhidos do SENHOR.

5.       Sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas;
a.       Castelos de informações contrárias – conhecimentos pré-estabelecidos; Filosofias vans e sofismas.
b.       Com quantas informações somos bombardeados todos os dias. Como achar a verdade no meio de tantas mentiras? Como acreditar em alguém? Como saber se a informação esta correta? São essas fortalezas que essa arma destrói.
c.       Elas mostram a verdade.

6.       Destrói conselhos, conhecimentos e altivez que se levante contra todo conhecimento de DEUS.
a.       Quantas teorias há no mundo, que afirmam que a busca por uma ligação com DEUS é inútil?
b.       Quantas pessoas tentam provar que o homem não necessita de DEUS? Que a bíblia é um livro ultrapassado? Que ir a igreja não é necessário? Que tudo que o homem precisa ele encontra sem a busca por DEUS?
c.       Isso são conselhos altivos que se levantam contra todo o conhecimento de DEUS.
d.       Esses conselhos também são setas satânicas lançadas contra a mente do homem para que ele se desvie do propósito de DEUS e pare de crer. Perdendo sua identidade de príncipe, e volte ao estado de mendicância com a mente de um escravo.

7.       Essas armas, levam cativo todo o entendimento a obediência de CRISTO.
a.       ESSA arma é o conhecimento de Cristo Jesus. Quem conhece a CRISTO, naturalmente ama a DEUS.
b.       Quando você passa a conhecer a Jesus Cristo, você consegue identificar quando a sua mente esta sendo atacada pelo adversário de nossas vidas – Satanás.

8.       Como se dá esses ataques?
a.       Eles acontecem por causa de nossos traumas! Eles se baseiam em mentiras que foram plantadas quando éramos ainda muito criança! Eles são fortalecidos pelo pecado não confessos!
b.       Pecados não confessados são brechas para que esses ataques sejam constantes. Eles sempre acontecem na mente, ela é o campo de batalha.
c.       Nesse momento de ataque na mente, a única forma de vencer essa luta, é colocando nas mãos de Jesus. Confessando o pecado pra alguém e levando cativo todo pensamento a obediência de CRISTO.
d.       Pedindo que o Espírito Santo traga a lembrança de onde tudo isso começou, e em seguida renunciar o poder da mentira em sua vida.

Lembre-se: temos a mente de CRISTO!

Faça esta oração:
Senhor JESUS CRISTO eu: (........................ diga o seu nome..............................), levo cativo a obediência de Cristo este pensamento: ...................................................................., nunca mais quero lembrá-lo. Eu não aceito, eu não admito mais que minha mente seja oficina do adversário. Por isso todo pensamento contrário, eu levo cativo a obediência de CRISTO JESUS meu SENHOR E SALVADOR.

Faça essa oração todas as vezes que o pensamento, a vontade ou o desejo bater a sua porta. Agora é muito importante que você sempre confesse aquilo que tira a sua paz.

------------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 14 de maio de 2012


d d 10.4 Cf. Ef 6.11-17. Carnais: Ou seja, as do mundo: Ver Carne na Concordância Temática.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (2Co 10:5). Sociedade Bíblica do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos