Eterno peso de Glória
2 coríntios 4:16-18
12º dia de Jejum

16 Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia. 17 Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, o  acima de toda comparação, 18 não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. p[1] (2 Coríntios 4:16-18)

1.       (vv.16) Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.
a.       Por isso não desanimamos. Não desistimo por qualquer coisa. Não retrocedemos. Não voltamos – Hb 10:39
                                                               i.      Quantas tribulações vêm nos assolar? Quantas lutas intermináveis? Quanto sofrimento? Quanta dor? Mas nós não desistimos.
b.       Mesmo que nesse processo o nosso corpo e mente se corrompam, nós não desistiremos.
                                                               i.      Por que o nosso homem interior se renova a cada dia. Isso acontece igual a misericórdia de DEUS.
                                                             ii.      A nossa fé nos renova. A nossa esperança nos renova. A fidelidade de DEUS nos renova. A palavra de DEUS nos renova. Então a que temeremos?

2.       (vv.17) Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.
a.       Você sabe que toda tribulação passa! Porém por mais que dure muito tempo, ela é pequena diante da eternidade que nos aguarda. A grande vantagem da tribulação, quando passamos em CRISTO, é que ela produz peso de glória. Mas não é qualquer peso, é eterno peso de glória e está acima de qualquer comparação.
b.       O que fazer então diante disso tudo? Será que seria sábio esperar um pouco mais? Diante de uma decisão crucial, onde talvez você não enxergue saída, o mais sábio a fazer certamente é esperar que DEUS fale conosco.
c.       O que nos aguarda após as lutas está acima de qualquer comparação.

3.       (vv.18) não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
a.       Quando cremos somente naquilo que vemos não é fé, é fato. E aquilo que vemos, certamente passa, fica velho ou acaba. São temporais!
b.       Mas quando esperamos as coisas que não se vêem, isso é feito pela esperança e fé.
                                                               i.      Somente pela fé é que podemos crer que a Bíblia é a palavra de DEUS.
                                                             ii.      Somente pela fé acreditamos que existe um DEUS único e pessoal.
                                                            iii.      Somente pela fé acreditamos que esse DEUS é ao mesmo tempo três.
                                                           iv.      Somente pela fé que acreditamos que Jesus ressuscitou dentre os mortos.
                                                             v.      Somente pela fé que acreditamos que ele foi assunto aos céus e que um dia virá para buscar os seus escolhidos.
                                                           vi.      Pela fé você é salvo, e passará a eternidade com Cristo.
c.       Tudo isso acima listado não se vê mas se espera, e são eternas.

Atentemos para as coisas eternas e duradouras, e não pras terrenas e temporais. Jesus disse: Mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.[2]  (Mateus 6:20,21)


-------------------------------------------
Estag. Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 12 de maio de 2012


o o 4.17 Rm 8.18; Hb 12.11; 1Pe 1.6-7. Eterno peso de glória: Isto é, Uma glória eterna maior e abundante. A frase grega traduzida por peso de glória reflete certos aspectos da palavra hebraica equivalente a glória, que se usa, no AT, para se referir à presença de Deus, porém que também significa peso. Assim se sugere o contraste com os sofrimentos desta vida, que são, por comparação, passageiros.
p p 4.18 Hb 11.1,3.
[1]Sociedade Bíblica do Brasil. (1999; 2005). Bíblia de Estudo Almeida Revista e Atualizada (2Co 4:18). Sociedade Bíblica do Brasil.
[2]Sociedade Bíblica do Brasil. (2003; 2005). Almeida Revista e Atualizada, com números de Strong (Mt 6:21). Sociedade Bíblica do Brasil.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos