SEM LUTA, NÃO HÁ VITÓRIA Pr João Nunes Santana

 SEM LUTA, NÃO HÁ VITÓRIA


Texto bíblico para leitura: 2 Reis 4.1-7


Ouça a mensagem aqui!


1. INTRODUÇÃO - Diziam os antigos que “quem não chora não mama”. Nunca vimos uma vitória acontecer sem batalhas. 


Nunca vimos uma pessoa sã ser curada. Um livre ser colocado em liberdade. As lutas da vida são oportunidade para a ação sobrenatural. 


Quem precisa de água é o sedento, de liberdade é o preso, de cura é o doente, de libertação é o escravo.    


2. A SITUAÇÃO DE UMA VIÚVA (v.1) - Uma mulher vem ao profeta falar que seu marido havia morrido e lembrar que ele era um homem de Deus, que havia deixado uma dívida e que agora os credores estavam vindo buscar seus filhos para serem escravos. 


Notamos que ela não vem pedir nada ao profeta, nem fazer críticas ao marido falecido. Antes, sua fala é de lembrar o quanto seu marido amava e servia ao Senhor. Ela veio apenas derramar a sua angústia, falar da pressão que estava passando e relatar a sua situação, e o seu desamparo diante do homem de Deus.


3. COMO SERIA UMA SITUAÇÃO DESTA HOJE? - É um exame médico que não tenho condições, o SUS vai demorar muito e a situação é grave e temos pressa. É uma dívida com traficantes ou agiota que não posso pagar e eles estão na minha porta e não sei a quem recorrer. É o aluguel que atrasou e se não pagar hoje, serei expulso da casa e não tenho para onde ir. É a conta de luz que chegou e se não for pago hoje, vão corta e ficarei sem luz. É o carro que quebrou, não tenho dinheiro para consertar e esse carro é minha única fonte de renda. 


Perguntas: (1) Como essas coisas são resolvidas hoje? (2) Quantas vezes vemos uma ação de Deus? (3) Ou as soluções são sempre naturais?      


4. QUE TENS EM CASA? (v. 2) - Pergunta o profeta. Ela responde: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Por que nunca temos nada? Por que sempre temos necessidade? Lembra da viúva de Sarepta em (I Rs 17:11), de Pedro em (Lc 5: 5), dos discípulos em (Jo 21: 5). Filhos tendes alguma coisa de comer? Responderam: Não.   


5. A ORDEM DO PROFETA (v. 3,4) - (1) Vai, toma emprestado muitas vasilhas, não poucas; (2) Junto com teus filhos, entra e fecha a porta; (3) Então derrama o azeite e vai enchendo todas as vasilhas; e (4) Põe a parte a que estiver cheia.


Quando olhamos para essa ordem, não parece simples demais? Quantas vezes a palavra de Deus não tem sentido para nós? Deus nunca nos pede algo que seja impossível para nós.


Porque este mandamento que hoje te ordeno, não te é encoberto e tampouco está além de ti. Não está nos céus, para disseres: Quem subirá por nós aos céus, nem tampouco está além do mar, para disseres: quem passará por nós ao mar para que nos traga. Porque a palavra está bem perto de ti, na tua boca e no teu coração para o cumprires (Dt 30: 11-14).   


6. OBEDIÊNCIA E MILAGRE (v. 5,6) - Ela foi e se trancou com seus filhos; e eles lhe traziam vasilhas e ela as enchia e sucedeu que enchendo todas as vasilhas, disse a seus filhos: Traze-me ainda uma vasilha, eles lhe disseram: não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou.


Já vi inúmeras pessoas chegarem aqui com dramas muito parecidos como o dessa mulher, vivendo sob ameaças, passando por situações de extrema dificuldade. E vemos Deus agindo em suas vidas à medida que vão andando com o Senhor. 


Pouco tempo depois, as vemos sorrindo, vencendo, crescendo, suas vidas sendo transformadas. E muitas vezes elas nem percebem que estão andando sobre as águas com Jesus.     


7. O QUE PODEMOS APRENDER? 

  1. Não olhe para o homem, olhe para Deus.

  2. Obediência e milagres andam juntos.

  3. Deus age à medida que caminhamos em obediência a sua palavra. 

  4. Creia e ande na palavra de Deus, que os milagres vão acompanhar você.

  5. É impossível haver milagres sem obediência à palavra de Deus. 

  6. E obediência exige fé e confiança na palavra. 

  7. Se ela tivesse desobedecido, teria visto o milagre?  


8. APELO - Queremos orar por uma pessoa:

  1. Que tanto precisa tanto de um milagre? 

  2. Que passa por uma situação semelhante a essa senhora. 

  3. Que está vendo sua família ser destruída e você não tem forças para impedir? 

  4. Que deseja colocar o seu drama perante o Senhor? 


--------------------------------


Dízimos e Ofertas


SACRIFÍCIO DE GRATIDÃO


Texto bíblico para leitura: Salmos 116.12


Ouça aqui a mensagem!


1. BENEFÍCIOS RECEBIDOS (v 1-8) - Este salmo fala de inúmeros benefícios que este salmista tinha recebido do Senhor. Quantas coisas temos recebido do Senhor? Quantas bençãos sobre bençãos que temos recebidos? De quantas situações de perigo de morte ele nos livrou?


2. A TOMADA DE DECISÃO (v.12) - Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que tem me feito? Não posso ficar só recebendo, recebendo. O que eu posso fazer? Como posso contribuir? Como posso ajudar? Senhor, quero te dar alguma coisa do meu coração como forma de gratidão por tudo o que o Senhor tem feito por mim. Existe este sentimento em você?


3. ATITUDE (v. 14, 17,19) - Oferecerei a Ti um sacrifício de gratidão e invocarei o nome do senhor. Oferecer é o mesmo que ofertar, dar de oferta. Só que esta oferta seria um sacrifício, algo que lhe custe. Como o próprio Davi um dia disse: não posso dar para Deus algo que não me custe nada. Quanto sacrifício tem na sua oferta?


4. O QUE É SACRIFÍCIO DE GRATIDÃO? - É um sacrifício pessoal, voluntário, não forçado e nem obrigatório. É um sacrifício que eu faço como gratidão por algo que já recebi. O que o Senhor já fez por você, meu irmão? Você recebeu alguma benção? Você reconhece alguma coisa que o Senhor já tenha te dado? A nossa oferta deve ser como um sacrifício de gratidão.


5. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: - Pai amado e Santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Obrigado por me libertar e salvar. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus, amém!


6. AGORA EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ: - Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, e o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas em glória, por Cristo Jesus.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

DIA 02 - ORANDO EM TODO O TEMPO PRA MARCILENE

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB