ESSÊNCIA - Pr João Nunes Santana

ESSÊNCIA 


Texto bíblico para leitura: Col 3.1-12



Ouça aqui o texto!


1. INTRODUÇÃO - Qual é a primeira coisa que acontece a uma pessoa que entrega sua vida a Cristo? O que é ser crente? O que significa andar com Deus? Qual é a diferença entre a vida cristã e a religião cristã. Qual é o maior desafio da fé cristã hoje?   


Os tempos mudaram, hoje temos tecnologia, a internet, a inteligência artificial, a ciência tem crescido em todas as áreas, mas o ser humano melhorou?  


Há 50 anos ser crente era bem diferente do que ser crente hoje. Deus tem nos incomodado e por isso nos trouxe a mente as palavras que estão no livro de Colossenses 3. Sobre a essência da experiência com Cristo. Note as palavras:  


2. PORQUE JÁ ESTAIS MORTOS (v.3) - Todo crente verdadeiro é uma pessoa morta. Não é possível andarmos com Deus sem termos passado primeiro pela experiência de morte. Já aconteceu uma morte, mas quando isso aconteceu? Você sentiu quando isso aconteceu em você? No momento em que entregamos nossa vida a Cristo acontece a morte do crente.


a. O que é essa morte? - Morte é separação, é perda, é o silêncio. Quem está morto não ouve, não vê, não fala, não sente, não anda, não come, quem está morto não existe mais. Não recebe, não dá, não acrescenta, não diminui, não cresce, não ama, não odeia. Não tem mais nenhuma participação naquela forma de vida que tinha antes de morrer. (Ec 9:5)


b. Quando isso acontece? - A experiência de morte acontece quando aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador. Receber a Cristo é uma experiência de morte daquela forma de vida velha. 


c. Em que sentido acontece a morte? - A morte para os prazeres, para os valores, interesses, e a forma de ver do mundo. Neste momento os prazeres da carne perdem a força sobre a vida de uma pessoa.


3. SE JÁ RESSUSCITASTES COM CRISTO (v.1) - No momento em que aceitamos a Cristo, uma outra coisa também acontece: É a ressurreição para as coisas de Deus. Neste momento passamos a ter:


a. Prazer, valorizar e compreender as coisas de Deus. Ouvimos a sua voz, somos cheios do Espírito Santo que passa a habitar em nós. 


b. Fome pela Palavra de Deus. A Palavra de Deus passa a ser o nosso alimento espiritual. Através desta palavra vamos cada dia conhecendo mais e mais do Senhor. 


c. Prazer na comunhão com os outros irmãos. Onde não existe grego, escravo, branco, preto ou pardo, somos todos irmãos. Sem competição, sem rivalidade, sem intrigas, sem maior ou menor. Onde sempre nos alegramos com a vitória, crescimento do nosso irmão.


d. Prazer em buscar e pensar nas coisas que são de cima onde Cristo está assentado.


e. Se torna fácil deixar as coisas que são da terra. É a velha cobiça, arrogância, avareza, rivalidade, onde um sempre perde e "eu" sempre ganho ou sou melhor.  


4. O QUE PODEMOS APRENDER


a. E o que são as coisas da terra?


b. O que Jesus veio trazer? Uma religião ou uma forma de vida? 


c. O que é mais importante para Deus? Ser crente ou parecer um crente? 


d. Deus tem algum compromisso com a religião formal? 


e. O que aprendemos com Mt 7: 22,23? 


5. APELO - Hoje queremos orar por alguém que:


a. Quer Jesus Cristo de verdade em sua vida.


b. Que tem a religião de Cristo, mas sua vida é um caos.


c. Está cansado da superficialidade.


d. Que deseja ter a essência da presença de Deus.

e. Deseja ter uma vida transformada.

f. Que deseja morrer e ressuscitar com Cristo. 


--------------------------


Dízimos & Ofertas


OFERTA CONFORME AS BÊNÇÃOS DO SENHOR


Ouça aqui o texto!



Texto bíblico para leitura: Deuteronômio 16:17 - Cada um de vocês trará uma oferta conforme as bênçãos recebidas do SENHOR, o seu Deus.


1. CADA UM DE VOCÊS – Ou seja, é individual, pois quando se fala de algo que recebemos do Senhor é uma honra poder ofertar a Ele como gratidão.


2. UMA OFERTA - Ofertar é um ato de amor. É expressão de gratidão, alegria. Quando ofertamos ao Senhor, reconhecemos que tudo que temos, vem dele. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. Contribuir liberalmente traz resultados generosos.


3. CONFORME AS BÊNÇÃOS RECEBIDAS DO SENHOR - A benção é um presente de Deus, um ato de amor e generosidade que Ele nos concede. Ela é uma manifestação do cuidado e do favor de Deus sobre nós. Amaior bênção que Deus nos dá é a salvação e a vida eterna por meio de Jesus. Não há bênção maior que essa. Deus também gosta de nos abençoar transformando nossas vidas. E o que falar do ar que respiramos, da proteção, do livramento, da provisão, etc, temos ou não motivos para ofertar com gratidão ao Senhor?


4. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: - Pai amado e Santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Obrigado por me libertar e salvar. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus, amém!


5. AGORA EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ: - Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada em nome de Jesus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

DIA 02 - ORANDO EM TODO O TEMPO PRA MARCILENE

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB