A FAMÍLIA BÍBLICA - Pr João Nunes Santana

A FAMÍLIA BÍBLICA

Ouça aqui o áudio da mensagem!


Texto bíblico para leitura: Cl 3.18-22 


INTRODUÇÃO - Vivemos tempos difíceis, onde os limites e valores estão sendo constantemente bombardeados. São tempos de grandes mudanças onde novos e diferentes conceitos estão sendo implantados na mente de nossos jovens. Nesta mensagem queremos falar sobre a família. 


O que é a família? O que Deus diz sobre a família? Qual é a posição, o papel e a importância de cada membro? Por que é importante a manutenção desta pequena célula chamada família? Veja o que a Bíblia diz: 



1. MULHERES (v.18) - Vós, mulheres, estai sujeitas a vossos maridos, como convém no Senhor. O que significa isso? (a) Essa palavra na língua portuguesa parece muito dura para as mulheres. (b) A intenção do Espírito Santo não é colocar a mulher numa situação de desvantagem diante do homem. (c) Significa que dentro de casa não pode haver competição. (d) Significa facilitar e contribuir com a liderança do marido.  


2. MARIDOS (v.19) - Vós, maridos, amai a vossas mulheres e não vos irriteis contra elas. O que significa isso? (a) Aqui temos dois mandamentos: amar e não se irritar. (b) Paulo também disse que o marido deve amar sua esposa como Cristo amou a igreja. (c) Pedro disse que o homem deve tratar sua esposa como um vaso mais frágil. (d) Paulo depois disse que quem ama sua esposa, ama a si mesmo. (e) E irritar quer dizer: ficar irado, perder a paciência, se encolerizar, importunar, incomodar, se aborrecer.  


3. FILHOS (v.20) - Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor. O verbo obedecer quer dizer: Seguir, ouvir, atentar, cumprir, observar, respeitar. Quantas tragédias poderiam ser evitadas, se apenas escutássemos o que nossos pais nos diziam? Em outro texto sagrado Paulo diz que este é o primeiro mandamento com promessa (Ef 6:1-3)  


4. PAIS (v.21) - Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo. Quantos filhos perderem o ânimo e o respeito por causa de exemplos de vida, de decisões e escolhas erradas, de palavras duras de seus pais? Que exemplo dá um pai para um filho quando este o ver mentindo, enganando, sendo infiel e não levando a responsabilidade do lar a sério? 


5. SERVOS (v.22) - Vós, servos, obedecei em tudo a vossos senhores, não servindo só na aparência, como para agradar aos homens, mas em simplicidade de coração, temendo a Deus. Já desde o tempo de Paulo havia esse negócio de enrolar. Por que muitos crentes não duram muito, nunca sobem e nunca crescem em seus empregos? Patrão manda fazer de um jeito, ele faz de outro. Trabalham apenas quando estão sendo observados, não produzem nada. 


6. O QUE VOCÊ APRENDEU? - O que é a família do ponto de vista bíblico? Qual é o papel de cada membro dessa família? Será que se seguimos a orientação bíblica, essa família vai ser abençoada?  


7. APELO - Hoje queremos orar por aqueles que perderam suas famílias; por aqueles que estão vendo sua família em perigo, por aqueles que sabem que tem feito muito mal a sua família e que hoje se arrependem e querem a ajuda do Senhor para salvar sua casa. 


8. VENHO DE UMA FAMÍLIA NÃO BÍBLICA - Não tínhamos a palavra de Deus. Meu pai era um bêbado que gastava tudo o que tinha com mulheres e bebidas. Vi como tudo aquilo terminou. Hoje temos a palavra de Deus, podemos construir sobre a rocha e ter esperança num futuro. Sua família é bíblica?



----------------------------------------


Dízimos & Ofertas


A MÁQUINA DE DEUS


Ouça aqui o áudio da mensagem!


Texto bíblico para leitura: Lucas 6:38


Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos darão; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também.


1. DAI E DAR-SE-VOS-Á - O que Jesus está falando nessa palavra? Seu eu plantar eu vou colher. Se eu ajudar, serei ajudado. Quando eu dou, também vou receber. Isto é um ciclo. O que nós chamamos de máquina de Deus. Agora, para que essa máquina divina comece a operar, eu preciso dar o primeiro passo.


2. VEJA O QUE JESUS PROMETE QUANDO CUMPRIMOS O DAR-SE-VOS-Á: 


3. BOA MEDIDA - O que é uma boa medida? Refere-se a qualidade da medida que está sendo aplicada. Isto indica que sua generosidade não será medida de forma mesquinha ou insuficiente. Mas sua benção será uma medida de qualidade.


4. RECALCADA - Uma medida cheia, pressionada)


5. SACUDIDA - O termo refere-se a prática de sacudir bem para garantir que a medida esteja bem cheia e sem espaço vazio.


6. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: - Pai amado e Santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Obrigado por me libertar e salvar. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus, amém!


7. AGORA EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ: - Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

DIA 02 - ORANDO EM TODO O TEMPO PRA MARCILENE

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB