COM DANIEL NA COVA Pr JOAO NUNES SANTANA

 COM DANIEL NA COVA 


Texto bíblico para leitura: Dn 6


1. INTRODUÇÃO - Estamos felizes em ver cada um dos nossos amigos e irmãos neste culto. Nesta semana queremos chamar atenção para a verdade de que Deus está conosco na angústia e nos livra, como descrito nos Salmos 91:15.


(1) Ele me invocará, (2) Eu lhe responderei, (3) Estarei com ele na angústia, (4) Livrá-lo-ei, (5) E o glorificarei. 


Nesta mensagem vamos aprender que lições ou verdades podemos aprender com esse texto. 


2. A REALIDADE DA INVEJA (v.1-9) - A inveja é parte da natureza caída do homem. Por que ele tem, e eu não tenho? Isso que ele conquistou deveria ser meu. Quando aqueles homens viram que Daniel subia no conceito do rei, trataram de criar uma situação para destruí-lo. A inveja é a podridão de nossos ossos. Quantas ações são feitas por pura inveja? (Pv 14:30).


3. A ESCOLHA DE DANIEL (v. 10) - Quando Daniel soube da proibição, será que ele teve medo? Ele só precisava abrir mãos de orar por 30 dias ou orar sem que ninguém soubesse, mas, em vez disso, ele fez o que estava acostumado a fazer, foi para sua casa e se colocou diante de Deus como sempre fazia. O que ele estava dizendo? A minha relação com Deus é inegociável. Posso perder tudo, menos a comunhão que tenho com o Senhor. O desprendimento e o desapego à posição, bens e prestígio é simplesmente incrível.  


4. O PESO DE UMA LEI (v 11-16) - Daniel sabia que seria punido severamente. E aqui temos uma pergunta: Será que toda lei é justa? Qual será a motivação por trás de cada lei? Quantas leis são feitas para perseguir, punir e destruir pessoas devido à inveja? Até que ponto um crente tem que cumprir uma lei? Quantos preceitos e normas, ordenanças e decretos são criados e que não têm nada a ver com Deus?    


5. COM DANIEL NA COVA (vv. 19-22) - O Senhor está vendo as intenções e as motivações dos corações. O Senhor também está vendo a inocência. Ele sempre age a favor do inocente. O meu Deus enviou o seu anjo e fechou a boca dos leões para que não me fizessem dano algum. (v. 22)         


6. A GLÓRIA (v. 23) - O rei se alegra, manda tirar Daniel da cova, faz justiça contra seus inimigos, publica um decreto em honra ao Deus de Daniel e o faz prosperar na terra. (v 23-28)  


7. O QUE PODEMOS APRENDER? (a) Se esteve com Daniel na cova dos leões, será que ele não vai estar com você no tribunal? No hospital? Na prisão? Naquele quarto escuro, quando todos te abandonam? (b) Se houver inocência em você, o Senhor certamente vai te livrar da boca dos leões. (c) Se não há verdade em você, certamente os leões vão destruir você. (d) Nunca negocie sua vida com Deus, custe o que custar. 


8. APELO - Queremos orar por aqueles que estão sofrendo por causa da inveja? Por aqueles que estão sofrendo porque perderam tudo por causa da injustiça. Quantos querem fazer um pacto de não abrir mão de sua vida com Deus, custe o que custar?



---------------------


Dízimo e Oferta


A OFERTA DA IGREJA DA MACEDÔNIA


Texto bíblico para leitura: 2 Coríntios 8:1-4


Agora, irmãos, desejo que tenhais pleno conhecimento da graça que Deus concedeu às igrejas da Macedônia. No meio da mais severa tribulação, a grande alegria e a extrema pobreza deles transbordaram em rica generosidade.


Porquanto posso dar testemunho de que contribuíram de livre vontade na medida de seus bens, e até mesmo acima disso!


Pois nos solicitaram, com muita insistência, o privilégio de participar da assistência em favor dos santos.


O que podemos aprender?


1. Eles passavam por lutas, mas tinham grande alegria.


2. Eles eram pobres, mas ricos em generosidade.


3. Eles ofertaram acima do que podia dar


4. Eles pediram com insistência para participar daquela oferta


5. Eles viam como um privilégio a oportunidade de contribuir e participar da ajuda aos santos.


6. Será que o Senhor não viu isso? Será que o Senhor não os abençoou?


7. Hoje queremos fazer como os irmãos da igreja da Macedônia.


8. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: - Pai amado e Santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Obrigado por me libertar e salvar. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus, amém!


9. AGORA EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ: - Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, o meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas em glória, por Cristo Jesus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

DIA 02 - ORANDO EM TODO O TEMPO PRA MARCILENE

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB