Porta nos céus

Porta nos Céus


“Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma porta aberta no céu, e a primeira voz que ouvira, voz como de trombeta, falando comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem acontecer.” Apocalipse 4:1

1.     Mudança do cenário.
a. Nos capítulos 2 e 3 vimos o Jesus Cristo ressuscitado que caminhava por no meio de suas Igrejas na Terra. Agora o cenário muda, e passamos à corte celestial.
b. O texto sagrado fala de uma porta aberta nos céus, e isso pode significar duas coisas.
c.  (1) Que a pessoa já chegou ao céu. Neste caso a porta seria a que permite o acesso a partes mais secretas, e mais sagradas da morada divina. Isso através da morte.
d. (2) Uma porta entre a Terra e o céu para a pessoa poder penetrar para além do céu (físico) ao céu para conhecer os segredos e mistérios do Altíssimo. Isso mediante visões ou sonhos.

2.     As portas no Apocalipse.
a.     Nos primeiros capítulos do Apocalipse, aparecem três portas, que são as três portas mais importantes da vida:
b.     (1) A porta da oportunidade. Jesus Cristo ressuscitado diz à Igreja em Filadélfia: “Eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta, a qual ninguém pode fechar” (Apocalipse 3:8). É a porta da oportunidade de levar o evangelho a outras terras. Deus coloca diante de cada homem esta porta da oportunidade para anunciar seu evangelho.
c.     (2) A porta do coração humano. Jesus Cristo fala: “Eis que estou à porta e bato” (Apocalipse 3:20). Esta é a porta que podemos abrir ou deixar fechada. É a porta de cada coração humano; é a porta da mudança de vida.
d.     (3) A porta da revelação. “Olhei, e eis uma porta aberta no céu” (Apocalipse 4:1). Deus oferece a cada homem a porta que há de conduzi-lo a seu próprio conhecimento e ao conhecimento da vida eterna.

3.     Tipos de portas no céu que são abertas; e é de tremenda importância nós compreendermos a razão pela qual as portas do céu se abrem.
a.     (1) Se abrem para que se possa ver. Isto é, precisamente, o que conta Ezequiel: “Os céus se abriram, e eu vi visões de Deus” (Ezequiel 1:1). Deus envia a visão de sua pessoa e de sua verdade aos que estão buscando-o e esperando-o.
b.     (2) Se abrem para que desça o Espírito Santo. Quando Jesus foi batizado por João, viu que o céu estava aberto e que o Espírito descendia sobre ele (Marcos 1:10). Quando a mente e o coração de um homem estão fixos no alto, o Espírito de Deus desce sobre ele, saindo a seu encontro. Deus sempre sai ao encontro do homem que o busca, muito antes que este tenha feito a metade do caminho.
c.     (3) Se abrem para a revelação da glória de Cristo. Jesus prometeu o Natanael que ele veria as portas dos céus abertas, e aos anjos de Deus que desciam e subiam sobre o Filho do Homem (João 1:51). Algum dia os céus hão de abrir-se para manifestar a glória de Cristo; e inevitavelmente esse dia trará alegria aos que o amaram, e surpresa e temor aos que o desprezaram.

Lembrei-me de uma música de minha juventude, de autoria do cantor Josué Rodrigues, que fala de portas.

Portas que se fecham são iguais as que se abrem. 
Se abertas ou fechadas por Deus.
Não quero, não espero o que dele não procede.
 
Bem sei que o que prefiro.
 
Nem sempre é o melhor pra mim.
Há outras fontes que não vem do Pai das luzes.
Mas só nos sons que surgem não me consolarão.
 
Que outras mãos dispensarão
De graça, amor e paz?
Abrindo e fechando são portas que orientam. 
No tempo certo e como Ele escolheu para mim.
 
Prossigo em meu caminho confiando em Suas palavras.
 
Os que Nele esperam jamais se cansarão, jamais se frustrarão.

_______________________________
Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus–AM, 03 de julho de 2014.

____________________
Bibliografia
Comentário Esperança — pg. 81
Willian Barcley — pg. 178
Novo comentário bíblico — pg. 25


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Tributai ao Senhor

Movimento da Rua Azusa

UMA SEMENTE CHAMADA IDPB MANAUS MODERNA Pr João Nunes Santana

DIA 04 BUSCANDO UM CORAÇÃO DEPENDENTE DE DEUS Pra. Edilene Santos