Apocalipse 2 - Carta a Igreja em Esmirna e Pérgamo

Apocalipse 2
Carta a Igreja em Esmirna e Pérgamo
Cap. 2:8-17

A.     A Igreja de Esmirna – Ap 2:8-11
“E ao anjo da igreja que está em Esmirna escreve: Isto diz o Primeiro e o Último, que foi morto e reviveu: Eu sei as tuas obras, e tribulação, e pobreza ( mas tu és rico), e a blasfêmia dos que se dizem judeus e não o são, mas são a sinagoga de Satanás.  Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.  Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte.”

Esmirna significa “mirra” – “O nome descreve bem a igreja perseguida até a morte, embalsamada nos perfumes prévios de seu sofrimento, tal como foi a igreja de Esmirna. Foi a igreja da mirra ou amargura; entretanto, foi agradável e preciosa para o Senhor”. Esmirna também é famosa por ser a terra natal de Homero (o poeta cego da mitologia grega) e como lar de Policarpo (bispo de Esmirna).

Podemos ver neste versículo, uma referência a pessoa de Policarpo; esse pastor nasceu em (69 d. C.), e morreu em (159 d. C.). O Dr. Russell Norman, diz que a etimologia do nome “Policarpo” significa “muito forte” ou “frutífero”. Policarpo foi discípulo pessoal do Apóstolo João, homem muito consagrado, foi o “principal pastor” da igreja de Esmirna durante o exílio do Apóstolo em Patmos. “A narrativa de seu martírio é narrado por Eusébio, em sua História Eclesiástica iv 15 e em Mart. Polyc. caps. 12 e 13, págs. 1037 e 1042. Foi levado à arena, lugar dos jogos olímpicos, um dos maiores teatros abertos da Ásia Menor, parte da qual construção permanece de pé até hoje”. Policarpo, deve ser realmente, o “anjo” do texto em foco, pois as evidências assim o declara (cf. Ec 7.27).
1.       Eu sei as tuas obras – ele sabe o que você tem feito e não precisa que ninguém diga a ele.
2.       Tua tribulações – ele conhece todos os seus problemas.
3.       Tuas pobrezas – ele sabe a tua situação financeira.
4.       Mas tu és rico – porque pobreza não esta relacionado com ter ou não posses.
5.       Não temas o que vais padecer – você terá que passar por tribulações, mas a palavra de ordem é: não temas – não tenha medo eu venci o mundo.
6.       O diabo lançará alguns de vós na prisão para que sejais tentados – o diabo sempre tenta nos prender de alguma forma e nesse engodo ele no tenta.
7.       Tereis uma tribulação de dez dias – a tribulação tem um tempo específico. Você não viverá o tempo todo em guerra, não passará o tempo todo tribulação, haverá tempos de paz e prosperidade, mas haverá tempos de muitas lutas. Essas lutas elas duram um tempo – dez dias.
8.       Ouça o que o Espírito diz as igrejas.
a.       Dois prêmios: 1) Sê fiel até a morte e te darei a cora da vida; 2) o que vencer não receberá o dano da segunda morte.

B.     A igreja de Pérgamo – Ap 2:12-17
“E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita.  Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem.  Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço. Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.”

Pérgamo – O nome significa “alto” ou “elevado” O nome “Pérgamo” estava relacionado a “purgo”, isto é, “torre” ou “castelo”. Pérgamo, como observa o W. Gesenius: Foi a “cidadela” de Tróia, e por tal razão tinha este nome.

Para os intérpretes históricos, a palavra “Pérgamo” leva outro sentido, isto é, invés de “torre” ou “castelho”, traduzem a palavra por “casada”. Historicamente, nos fins do primeiro, segundo e terceiro século, especialmente mediante o gnostissismo libertino, e, profeticamente, na época de Constantino, houve uma espécie de “casamento” entre a igreja e o estado. Sua suposta significação de “casada”: segundo se diz, deriva-se disso.

1.       Eu conheço as tuas obras – Ele afirma de novo: eu sei as tuas obras; Ele conhece tudo, Ele está em todos os lugares – seus olhos veem tudo, nada foge ao seu conhecimento.
2.       Sei onde tu moras – onde tu habitas, que é onde está o trono de satanás.
a.       A possível referência atribuída ao “trono de Satanás” esta passagem, pode ser (conforme alguns comentaristas) a COLUNA que havia por trás da cidade, com 300 metros de altura, na qual havia muitos templos e altares dedicados com exclusividade à idolatria. Essa colina podia ser um monte ou o “trono de Satanás”, em contraste com o “Monte de Deus”. Um lugar público de idolatria.
b.       Antipas como sendo uma testemunha de Jesus ousou desafiar sozinho as doutrinas de Balaão e dos nicolaítas, e selar seu testemunho com seu próprio sangue opondo-se a este “sistema nocivo”. Semeão Metafrastes, diz que Antipas, o bispo de Pérgamo, foi colocado dentro de um boi feito de bronze, e a seguir foi aquecido. Seu corpo foi literalmente, cozido, na chama abrasadora.
c.       Talvez onde você more o próprio inferno reine, porém você pode e deve vencer!
3.       Segues a doutrina de Balaão.
a.       As características dos seguidores desta “doutrina” são:
                                                                          i.      Olho mau: malícia. – Vê coisas onde ninguém mais vê.
                                                                         ii.      Espírito orgulhoso: egoísmo. – Ele é o cara. Somente o que ele sabe é o melhor; somente o que ele faz está certo; se ele não tiver participação, então não está bom.
                                                                       iii.      Alma sensual: imoralidade. – Explora a sensualidade, o culto ao seu corpo.
                                                                       iv.      Em Apocalipse 2.14 encontramos a expressão “doutrina de Balaão”. Por conseguinte, existem; (aa) O caminho de Balaão. 2Pd 2.15. (bb) O erro de Balaão. 2Pd 2.15a. E, (ccc) O prêmio de Balaão. Judas v. 11.
                                                                        v.       A doutrina de Balaão, que também se transformou no seu erro, era que, raciocinando segundo a moralidade natural, e assim vendo erro em Israel, ele supôs que Deus, justo teria de amaldiçoá-lo.
                                                                       vi.      Era cego para com o padrão de moralidade de DEUS.
                                                                     vii.      O “caminho de Balaão”, diz Scofield: “Balaão (Nm. 22 a 24), foi o típico e profeta de aluguel, ansioso apenas por mercadejar com o dom de Deus.
                                                                    viii.      Este é “o caminho de Balaão” (2 Pd 2.15)”. No tocante a “doutrina de Balaão”, continua Dr. C. I. Scofield: “A doutrina de Balaão” era o seu ensino a Balaque, rei dos moabitas a corromper o povo (israelita), o qual não podia ser maldito (cf. Nm 22.5; 23.8; 31.16), tentando-os a se casarem com mulheres moabitas, contaminando assim seu estado de separação e abandonando seu caráter de peregrinos.
                                                                       ix.      É tal união entre a Igreja e o mundo que se torna em falta de castidade espiritual (cf. Tg 4.4), e o resultado de tudo isso é a Igreja ficar contaminada”.
4.       Doutrinas dos nicolaítas.
a.       Você deve ter observado que na igreja de Éfeso, o Senhor Jesus aborrecia “as obras dos nicolaítas” (2.6 e ss), e aqui na igreja de Pérgamo, ele aborrece a sua “doutrina”. Alguém observa: “o mal sempre se alastra em escala crescente”.
b.       Essa doutrina é semelhante à de Balaão, conduzindo a um rebaixamento do padrão moral.
5.       Arrepende-te senão virei contra ti e combaterei com a espada da minha boca.
a.       A espada é a palavra de Deus” (Ef 6.17), e em (2Ts 2.8), ela é chamada, exatamente: “o assopro da sua boca”.
b.       Deus destruirá quem não se arrepende com a sua palavra. Imagine as maldições da Bíblia acontecendo na vida de uma pessoa.
6.       Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito.
a.       Os gnósticos ofereciam as vantagens abertas – “tudo o que você pode ganhar esta disponível pra você, então curta, viva a vida”. Isso é o que eles diziam.
b.       O maná escondido é um pão que DEUS separou somente para os vencedores.
c.       É o corpo de Cristo que ainda não foi revelado.
d.       A palavra “maná”vem do hebraico, “Man Um” que quer dizer: Que é isto?
e.       Conferia-se a pedra branca a um homem que sofrera processo e era absolvido. E como prova, levava, então, consigo a pedra para provar que não cometera o crime que se lhe imputara.
f.        Era conferida também a vencedor de corridas e de lutas, como prova de haver vencido seu opositor.
g.       A pedra da amizade: Dois amigos poderiam, como sinal de amizade, partir uma pedra branca pelo meio, e cada um ficava com a metade.
h.       Também era conferida ao guerreiro, quando de volta da batalha e da vitória sobre o inimigo. Esta forma de interpretar o texto, se coaduna bem a tese principal. Nesta passagem, a pedra branca será entregue ao “Vencedor” do inimigo de Deus e dos homens: o diabo.

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Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe

Manaus, AM 04 de maio de 2014

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