Apocalipse 2 - Carta a Igreja em Éfeso

Apocalipse 2
Carta a Igreja em Éfeso
Cap. 2:1-7

O livro de apocalipse começa fazendo um esboço dos acontecimentos vindouros:
i.         Ele mostra quem é que dá a visão;
ii.       Ele mostra a aparência de Jesus;
iii.      E em seguida ele trata com a igreja e com os pastores destas igrejas, afim que haja um arrependimento e mudanças sejam realizadas, afim de que Ele, Jesus possa atuar de forma plena;
iv.     Antes da parousia, os acontecimentos vindouros como catástrofes;
v.       E por fim, os prêmios e o lugar onde a igreja vai passar a eternidade.

1.       Carta ao anjo da igreja – v1.
a.       Quem fala é o próprio Jesus.
b.       Ao anjo da igreja”. Nada se sabe de certo quem era esse “anjo” nos dias em que esta carta estava sendo enviada, a não ser aquilo que depreende do texto em foco. Segundo o relato de Lucas em Atos 20, quando Paulo visitou a Ásia Menor, “...de Mileto mandou a Éfeso, chamar os anciãos da igreja. E, logo que chegaram juntos dele, disse-lhes...Olhai pois por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue” (At 20.17, 18, 28). Quando Paulo falou essas palavras, Timóteo era o pastor (anjo) da igreja de Éfeso (1Tm 1.3) e provavelmente Tíquico tenha sido seu substituto (At 20.4; Ef 6.21; 2Tm 4.12). O “anjo” a que Jesus se refere bem pode ser este último.
c.       ÉFESO. O nome significa “desejado”. Situação Geográfica: a cidade de Éfeso se encravava no pequeno Continente da Ásia Menor. “Esta era a capital da província romana da Ásia. Com Antioquia da Síria e Alexandria no Egito, formavam o grupo das três maiores cidades do litoral leste do Mar Mediterrâneo. O seu templo da “Diana dos efésios” (At 19.28) foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo”. Pelo menos duas vezes, Paulo esteve nessa cidade (At 18.19 e 19.1). Em sua terceira viagem por aquela região, ele não chegou até lá, mas estando em Mileto “mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da Igreja”. Essa igreja recebeu duas cartas: uma de Paulo (epístola aos efésios), e outra de Cristo (à que está em foco). A primeira em 64 d. C., a segunda em 96 d.C.
d.       Ele tem as sete estrelas em sua mão direita e anda no meio dos sete candeeiro de ouro.
                                                               i.      Porque a igreja é comparada a um candeeiro?
O candeeiro tem a função de iluminar – Mateus 5:14 “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;”

2.       O que ele fala? – v2-3.
a.       Conheço as tuas obras, o teu trabalho (labor) como a tua perseverança;
                                                               i.      Essas mensagens são dirigidas ao anjo da igreja e, a igreja;
                                                             ii.      Ele diz “conheço” as tuas obras, o teu trabalho, e a tua perseverança;
                                                            iii.      Porque ele diz que conhece? Por que ele anda no meio dos castiçais de ouro, que é a igreja.
                                                           iv.      Ele conhece e por isso vai dar a recompensa necessária a cada obra realizada.
b.       Não suporta homens maus;
                                                               i.      Quem são esses homens maus? Será que seriam os romanos ou o próprio imperador Domiciano?
c.       Pusestes a prova os que se declararam apóstolos e não são, são mentirosos;
                                                               i.      Muitas pessoas na época da igreja de Éfeso (na época de Paulo) estavam se passando por apóstolos, haja visto que os apóstolos os enviaram e agora eles tomavam para si o título, um problema sério que desenhava e que Paulo combateu, é que eles não eram nem de perto pessoas confiáveis.
                                                             ii.       “...falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo” (2Co 11.13b).
                                                            iii.      Diante dos “anciãos de Éfeso”, Paulo os chamou de “...lobos cruéis, que não perdoarão ao rebanho” (Al 20.29a). Oito livros do Novo Testamento foram escritos contra formas diversas dessa heresia, a saber: (Colossenses, as três epístolas pastorais, as três epístolas joaninas e Judas). A Epístolas aos Efésios, o evangelho de João e o livro do Apocalipse, em alguns trechos esparsos, também refletem o repudio contra esses que se intitulavam apóstolos.
d.       Tens perseverança – você não desiste com facilidade, está sempre pronto.
e.       Suportastes as provas por causa do meu nome – Fica injuriado quando alguém fala do SENHOR e sua casa.
f.        Não deixastes esmorecer;

3.       Tenho, porém contra ti – v4-5.
a.       Abandonastes o teu primeiro amor - Você já não é a mesma pessoa!
b.       Lembra-te de onde caístes e arrepende-te - Jesus trata com o pecado - Onde erramos? Onde temos pecado? Onde somos frágeis?
c.       Volta à prática das primeiras obras;
d.       Se não venho contra ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro – vou tirar a igreja de você! Talvez aqui trate do sentimento de fazer do corpo de Cristo, como me sinto em relação ao grupo, se aceito ou não.
e.       Caso não te arrependas – o arrependimento é a atitude mais importante ao que erra, ou ao que peca. É uma decisão que diz respeito à eternidade.

4.       Tens a teu favor – v6.
a.       Odeias as obras dos nicolaítas, as quais também odeio.

5.       Ouça o que o Espírito diz a igreja – v7.
a.       Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
b.       Esse é o primeiro prêmio aos vencerem, os prêmios serão descritos nos capítulos seguintes, porém, é somente pros eu vencerem.

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Ronildo da Cruz Ribeiro
Manaus, AM 22 de abril de 2014
IDPB Monte Horebe

Para o culto de doutrina e domingo

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