Apocalipse 2 - Carta a Igreja em Éfeso
Apocalipse 2
Carta a Igreja
em Éfeso
Cap. 2:1-7
O livro de
apocalipse começa fazendo um esboço dos acontecimentos vindouros:
i.
Ele
mostra quem é que dá a visão;
ii.
Ele
mostra a aparência de Jesus;
iii.
E
em seguida ele trata com a igreja e com os pastores destas igrejas, afim que
haja um arrependimento e mudanças sejam realizadas, afim de que Ele, Jesus
possa atuar de forma plena;
iv.
Antes
da parousia, os acontecimentos vindouros como catástrofes;
v.
E
por fim, os prêmios e o lugar onde a igreja vai passar a eternidade.
1. Carta ao anjo da igreja – v1.
a.
Quem
fala é o próprio Jesus.
b. Ao anjo da
igreja”. Nada se sabe de certo quem era esse “anjo” nos dias em que esta carta
estava sendo enviada, a não ser aquilo que depreende do texto em foco. Segundo
o relato de Lucas em Atos 20, quando Paulo visitou a Ásia Menor, “...de Mileto
mandou a Éfeso, chamar os anciãos da igreja. E, logo que chegaram juntos dele, disse-lhes...Olhai
pois por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu
bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio
sangue” (At 20.17, 18, 28). Quando Paulo falou essas palavras, Timóteo era o
pastor (anjo) da igreja de Éfeso (1Tm 1.3) e provavelmente Tíquico tenha sido
seu substituto (At 20.4; Ef 6.21; 2Tm 4.12). O “anjo” a que Jesus se refere bem
pode ser este último.
c. ÉFESO. O nome
significa “desejado”. Situação Geográfica: a cidade de Éfeso se encravava no
pequeno Continente da Ásia Menor. “Esta era a capital da província romana da
Ásia. Com Antioquia da Síria e Alexandria no Egito, formavam o grupo das três
maiores cidades do litoral leste do Mar Mediterrâneo. O seu templo da “Diana
dos efésios” (At 19.28) foi considerado uma das sete maravilhas do mundo
antigo”. Pelo menos duas vezes, Paulo esteve nessa cidade (At 18.19 e 19.1). Em
sua terceira viagem por aquela região, ele não chegou até lá, mas estando em
Mileto “mandou a Éfeso, a chamar os anciãos da Igreja”. Essa igreja recebeu
duas cartas: uma de Paulo (epístola aos efésios), e outra de Cristo (à que está
em foco). A primeira em 64 d. C., a segunda em 96 d.C.
d.
Ele
tem as sete estrelas em sua mão direita e anda no meio dos sete candeeiro de
ouro.
i.
Porque
a igreja é comparada a um candeeiro?
O candeeiro tem a função de iluminar –
Mateus 5:14 “Vós sois a luz do mundo. Não
se pode esconder uma cidade situada sobre um monte;”
2. O que ele fala? – v2-3.
a.
Conheço
as tuas obras, o teu trabalho (labor) como a tua perseverança;
i.
Essas
mensagens são dirigidas ao anjo da igreja e, a igreja;
ii.
Ele
diz “conheço” as tuas obras, o teu trabalho, e a tua perseverança;
iii.
Porque
ele diz que conhece? Por que ele anda no meio dos castiçais de ouro, que é a
igreja.
iv.
Ele
conhece e por isso vai dar a recompensa necessária a cada obra realizada.
b.
Não
suporta homens maus;
i.
Quem
são esses homens maus? Será que seriam os romanos ou o próprio imperador Domiciano?
c.
Pusestes
a prova os que se declararam apóstolos e não são, são mentirosos;
i.
Muitas pessoas
na época da igreja de Éfeso (na época de Paulo) estavam se passando por apóstolos,
haja visto que os apóstolos os enviaram e agora eles tomavam para si o título,
um problema sério que desenhava e que Paulo combateu, é que eles não eram nem
de perto pessoas confiáveis.
ii.
“...falsos apóstolos são obreiros
fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo” (2Co 11.13b).
iii.
Diante dos
“anciãos de Éfeso”, Paulo os chamou de “...lobos cruéis, que não perdoarão ao
rebanho” (Al 20.29a). Oito livros do Novo Testamento foram escritos contra
formas diversas dessa heresia, a saber: (Colossenses, as três epístolas
pastorais, as três epístolas joaninas e Judas). A Epístolas aos Efésios, o
evangelho de João e o livro do Apocalipse, em alguns trechos esparsos, também
refletem o repudio contra esses que se intitulavam apóstolos.
d.
Tens
perseverança – você não desiste com facilidade, está sempre pronto.
e.
Suportastes
as provas por causa do meu nome – Fica injuriado quando alguém fala do SENHOR e
sua casa.
f.
Não
deixastes esmorecer;
3. Tenho, porém contra ti – v4-5.
a.
Abandonastes
o teu primeiro amor - Você já não é a mesma pessoa!
b.
Lembra-te
de onde caístes e arrepende-te - Jesus trata com o pecado - Onde erramos? Onde
temos pecado? Onde somos frágeis?
c.
Volta
à prática das primeiras obras;
d.
Se
não venho contra ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro – vou tirar a igreja
de você! Talvez aqui trate do sentimento de fazer do corpo de Cristo, como me
sinto em relação ao grupo, se aceito ou não.
e.
Caso
não te arrependas – o arrependimento é a atitude mais importante ao que erra,
ou ao que peca. É uma decisão que diz respeito à eternidade.
4. Tens a teu favor – v6.
a.
Odeias
as obras dos nicolaítas, as quais também odeio.
5. Ouça o que o Espírito diz a igreja – v7.
a.
Ao
que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus.
b.
Esse
é o primeiro prêmio aos vencerem, os prêmios serão descritos nos capítulos
seguintes, porém, é somente pros eu vencerem.
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Ronildo
da Cruz Ribeiro
Manaus,
AM 22 de abril de 2014
IDPB
Monte Horebe
Para
o culto de doutrina e domingo
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