A Igreja de Filadélfia
A Igreja de
Filadélfia
Apocalipse
3:7-13
1. O que
significa FILADÉLFIA?
O nome significa “amor fraternal”, Filadélfia
era uma cidade da província romana da Ásia Menor. Em 150 a.C. Atilo II,
Filadelfo fundou, no vale Cógamo, no sopé do Monte Tímolo, mas ou menos 122
quilômetros de Esmirna, a cidade de Filadélfia (amor fraternal) em homenagem a
seu irmão Eumênes II.
2.
Ao anjo da
igreja.
Quem seria esse anjo? Nada de sabe
sobre esse anjo ao não ser o que esta mencionado neste texto. Poderia ser Silas
ou mesmo o “amado Gaio”. Mas nada se pode afirmar ao certo.
3.
Uma porta
aberta.
Todos os viajantes vindos de Roma e
todos os de Esmirna que se dirigiam ao coração da Ásia Menor
Apocalíptica passavam em Filadélfia. A
passagem quase obrigatória desses viajantes por Filadélfia representava, para a
igreja, uma “porta aberta diante de SI”, para evangelização e testemunho. Por
ela, podiam ser alcançados até viajantes de longínquas regiões e cidades...”.
Profeticamente, porém refere-se à era missionária
da Igreja, que começou nos fins do século XVIII e que chega até nossos próprios
dias. Essa igreja é a precursora da igrejas que fazem missões.
4.
Sinagoga de
Satanás.
Esta expressão, ocorre aqui e em
(2.9): nas igrejas de Esmirna e Filadélfia. E basta confrontar essas igrejas a
luz do contexto e verificar que, são as únicas no Apocalipse que não receberam:
repreensão do Senhor Jesus.
No Novo Testamento o termo grego
“synagogê” é usado cerca de cinquenta e seis vezes. Porém, sempre com sentido
literal (Lc 4.16, 20, 28, 33; 7.5 e 8). No livro de Atos dos Apóstolos há
muitas referências ali sobre “sinagogas”. As sinagogas tiveram sua origem
durante o cativeiro de Israel no império babilônico. Pensa-se que nos dias de
Jesus na terra havia mais de 500 sinagogas em Jerusalém.
Nas igrejas de Esmirna e Filadélfia,
os gnósticos tinham fundado duas sinagogas. No dizer dos tais gnósticos estas
sinagogas eram o “lugar” do auge, de todo o saber (deles). Diante dos olhos divinos,
elas foram e são classificadas: “de sinagogas de Satanás” (2.9 e 3.9).
“Os líderes gnósticos, degradavam a
pessoa de Cristo e sua missão; negavam também a possibilidade da encarnação do
Verbo, Jesus, o filho eterno (Jo 1.14); negavam a expiação pelo sangue de
Cristo; negavam que vieram em carne e que não era Deus, (1 Jo 2.23). João, diz
que, tais elementos são seguidores do Anticristo e, acrescenta: “qualquer” que
negue o Filho ou a encarnação do Verbo, é mentiroso.
5.
Como guardaste
a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da
tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
Este versículo trata sobre a “hora da
tentação”, que é um termo técnico para descrever o período sombrio da Grande
Tribulação, que envolverá todo o mundo.
As palavras: “eu te guardarei da hora
da tentação” indicam que a Igreja não passará pela Grande Tribulação que
perdurará sete anos. A Igreja desaparecerá silenciosamente antes, mediante o
arrebatamento (1Ts 4.13-17).
6.
Eis que venho
sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Segundo a História, na Grécia antiga,
em Olímpia, no Peloponeso, de quatro em quatro anos, se realizavam os jogos
olímpicos desde o ano 776 a.C. Aos vencedores se dava uma coroa – a coroa da
vitória – formada de folhas de louro entrelaçadas.
Neste texto, a bíblia está tratando da
vida dos cristãos como se fosse um desses jogos, uma corrida por exemplo, onde
o participante tem que estar o tempo todo preparado, do contrário perderá o seu
prêmio.
O apóstolo Paulo se vale dessa
tradição em seus escritos. Em (2Tm 2.5),
lemos: “...se alguém milita, não é coroado se não militar legitimamente”. E
ainda em (2Tm 4.7 e 8), diz: “Combati o bom combate, acabei a careira, guardei
a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo
juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que
amarem a sua vinda”.
Esta é uma mensagem de encorajamento e
consolação aos fiéis, mas, é uma palavra de advertência aos hesitantes, aos
quais é dito que se tornem constantes, e sempre abundantes na obra do Senhor (1Co
15.58).
7.
“A quem
vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá...”.
A Igreja do Senhor, é a “Coluna e a firmeza
da verdade” (cf. 1Tm 3.15b), e o que ela representa na atualidade, será, sem
dúvida alguma na eternidade.
As duas colunas do Templo de Salomão
postas no pórtico eram chamadas Jaquim, que significa “Ele estabelecerá”, e
Boás, que significa “Nele há força”. As colunas são usadas como emblemas de
força e durabilidade.
Isso também significa que os
verdadeiros crentes – os fiéis, estarão sempre firmes, e mesmo em épocas de
grandes adversidades, eles permanecerão em pé.
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Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 05 de junho de 2014
Bibliografia:
S.P. da SILVA, comentários de Apocalipse
BARCLEY, Pr. Willian, comentários de
Apocalipse
BÍBLIA ELETRONICA, Versão Revista e
Corrigida – João Ferreira de Almeida
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