A Igreja de Filadélfia

A Igreja de Filadélfia
Apocalipse 3:7-13


1. O que significa FILADÉLFIA?
O nome significa “amor fraternal”, Filadélfia era uma cidade da província romana da Ásia Menor. Em 150 a.C. Atilo II, Filadelfo fundou, no vale Cógamo, no sopé do Monte Tímolo, mas ou menos 122 quilômetros de Esmirna, a cidade de Filadélfia (amor fraternal) em homenagem a seu irmão Eumênes II.

2.      Ao anjo da igreja.
Quem seria esse anjo? Nada de sabe sobre esse anjo ao não ser o que esta mencionado neste texto. Poderia ser Silas ou mesmo o “amado Gaio”. Mas nada se pode afirmar ao certo.

3.      Uma porta aberta.
Todos os viajantes vindos de Roma e todos os de Esmirna que se dirigiam ao coração da Ásia Menor
Apocalíptica passavam em Filadélfia. A passagem quase obrigatória desses viajantes por Filadélfia representava, para a igreja, uma “porta aberta diante de SI”, para evangelização e testemunho. Por ela, podiam ser alcançados até viajantes de longínquas regiões e cidades...”.

Profeticamente, porém refere-se à era missionária da Igreja, que começou nos fins do século XVIII e que chega até nossos próprios dias. Essa igreja é a precursora da igrejas que fazem missões.

4.      Sinagoga de Satanás.
Esta expressão, ocorre aqui e em (2.9): nas igrejas de Esmirna e Filadélfia. E basta confrontar essas igrejas a luz do contexto e verificar que, são as únicas no Apocalipse que não receberam: repreensão do Senhor Jesus.

No Novo Testamento o termo grego “synagogê” é usado cerca de cinquenta e seis vezes. Porém, sempre com sentido literal (Lc 4.16, 20, 28, 33; 7.5 e 8). No livro de Atos dos Apóstolos há muitas referências ali sobre “sinagogas”. As sinagogas tiveram sua origem durante o cativeiro de Israel no império babilônico. Pensa-se que nos dias de Jesus na terra havia mais de 500 sinagogas em Jerusalém.

Nas igrejas de Esmirna e Filadélfia, os gnósticos tinham fundado duas sinagogas. No dizer dos tais gnósticos estas sinagogas eram o “lugar” do auge, de todo o saber (deles). Diante dos olhos divinos, elas foram e são classificadas: “de sinagogas de Satanás” (2.9 e 3.9).

“Os líderes gnósticos, degradavam a pessoa de Cristo e sua missão; negavam também a possibilidade da encarnação do Verbo, Jesus, o filho eterno (Jo 1.14); negavam a expiação pelo sangue de Cristo; negavam que vieram em carne e que não era Deus, (1 Jo 2.23). João, diz que, tais elementos são seguidores do Anticristo e, acrescenta: “qualquer” que negue o Filho ou a encarnação do Verbo, é mentiroso.

5.      Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.

Este versículo trata sobre a “hora da tentação”, que é um termo técnico para descrever o período sombrio da Grande Tribulação, que envolverá todo o mundo.

As palavras: “eu te guardarei da hora da tentação” indicam que a Igreja não passará pela Grande Tribulação que perdurará sete anos. A Igreja desaparecerá silenciosamente antes, mediante o arrebatamento (1Ts 4.13-17).

6.      Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
Segundo a História, na Grécia antiga, em Olímpia, no Peloponeso, de quatro em quatro anos, se realizavam os jogos olímpicos desde o ano 776 a.C. Aos vencedores se dava uma coroa – a coroa da vitória – formada de folhas de louro entrelaçadas.

Neste texto, a bíblia está tratando da vida dos cristãos como se fosse um desses jogos, uma corrida por exemplo, onde o participante tem que estar o tempo todo preparado, do contrário perderá o seu prêmio.

O apóstolo Paulo se vale dessa tradição em seus escritos. Em (2Tm 2.5), lemos: “...se alguém milita, não é coroado se não militar legitimamente”. E ainda em (2Tm 4.7 e 8), diz: “Combati o bom combate, acabei a careira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

Esta é uma mensagem de encorajamento e consolação aos fiéis, mas, é uma palavra de advertência aos hesitantes, aos quais é dito que se tornem constantes, e sempre abundantes na obra do Senhor (1Co 15.58).

7.      “A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá...”.
A Igreja do Senhor, é a “Coluna e a firmeza da verdade” (cf. 1Tm 3.15b), e o que ela representa na atualidade, será, sem dúvida alguma na eternidade.

As duas colunas do Templo de Salomão postas no pórtico eram chamadas Jaquim, que significa “Ele estabelecerá”, e Boás, que significa “Nele há força”. As colunas são usadas como emblemas de força e durabilidade.

Isso também significa que os verdadeiros crentes – os fiéis, estarão sempre firmes, e mesmo em épocas de grandes adversidades, eles permanecerão em pé.


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Ronildo da Cruz Ribeiro
IDPB Monte Horebe
Manaus, AM 05 de junho de 2014


Bibliografia:
S.P. da SILVA, comentários de  Apocalipse
BARCLEY, Pr. Willian, comentários de Apocalipse

BÍBLIA ELETRONICA, Versão Revista e Corrigida – João Ferreira de Almeida

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