OFERTA DE CONSAGRACAO

 OFERTA DE CONSAGRAÇÃO


Texto bíblico para leitura: Gn 15.1-18

 

1. Introdução — Hoje é dia 3 de dezembro de 2023. Estamos no último, mas do ano de 2023. O tempo tem passado muito rápido. Quando mau pensamos, acabou o ano. E aí surge as inquietações com a chagada de um novo ano que se aproxima. Os jovens têm expectativas e o velhos começam a se preocupar com os anos que ainda tem pela frente porque os dias são maus. E mesmo homens de Deus tiveram suas inquietações. 

 

2. Inquietações de Abraão versus repostas de Deus (vv 2-18)

(a)      Que me hás de dar? (v.2) - O grande sonho de Abraão era ter um filho. Seus dias estavam passando, sua idade era de quase 80 anos, sua esposa ja estava bem idosa também. E Ele não vislumbrava mais esperança de ter um filho devido a sua avançada idade. O que posso esperar, aguardar, contar de ti? Que expectativa posso ter?

 

(b)      Não me tens dado semente (v.3) - Não seria isso uma certa reclamação? Ouvir o teu chamado, seguir tua palavra, obedeci a tua voz, mas ainda não me deste semente. Ainda não vi o crescimento, não tenho filhos. 

 

(c)      Meu herdeiro é um estranho (v.2) - Vemos nessa palavras uma certa tristeza. A maior alegria de um pai é deixar tudo pelo que tanto trabalhou, construiu, ajuntou para seu ou seus filhos. Abraão não via outra alternativa e fala isso com certa amargura em seu coração.  

 

(d)      A resposta de Deus (v. 4,5,6) - Este não será o teu herdeiro e sim aquele que de tuas entranhas sair, este, sim, será o teu herdeiro. E tendo dito isto, lhe mostrou as estrelas do céu e lhe mandou contar.  E creu Abraão no Senhor e isso lhe foi imputado como justiça.

 

(e)      Senhor, como saberei que hei de herdar? (v.8) - Mesmo recebendo a promessa e tendo confiado em Deus. Mas seu coração ainda estava inseguro. Ele queria algo que fosse além de uma simples promessa, algo concreto, uma certeza absoluta.

 

(f)        Deus diz: Toma-me uma bezerra de três anos (v.9) - Uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. O que é isso? Um sacrifício. Era uma oferta de consagração. Ele estava chamando Abraão para sacrificar ou ofertar ao Senhor por algo que ainda não tinha, por algo que ele tanto sonhava, por um filho que ele tanto queria.

 

(g)      A oferta de Abraão (v.10-12) - E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves não partiu. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Não foi fácil. Abraão teve lutas espirituais, temores, e pesadelo.

 

(h)      Mas depois disso (v. 13-18) - Deus revela em detalhes o que ia acontecer com seus descendentes e confirma o pacto ou aliança com Abraão. Mas veja que o Senhor ia julgar aquela nação e os filhos de Abraão sairiam com grande riquezas. (v.18)

 

3. O que podemos aprender?

(a)      Senhor, como saberei que hei de herdar? Deus diz: Deus diz: Toma-me uma bezerra

(b)      Oferta de sacrifício e consagração por aquilo que você quer.

(c)      Que expectativas voce tem para o próximo ano? Que inquietações estão no seu coracao? Quantas incertezas estão em voce?

(d)      Queremos apresentar ao Senhor, uma oferta no primeiro dia do ano de 2024. Queremos consagrar o nosso melhor por aquilo que ja nos deu e por aquilo que queremos ter.

(e)      Cada um vai dar um nome a essa oferta.

(f)        Essa nao será uma oferta comum ou regular como se faz todos os domingos. Será algo especial de consagração pelo ano que vem.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB