O NATAL PARA OS MAGOS

 O NATAL PARA OS MAGOS 

Pr João Nunes Santana


Texto bíblico para leitura: Mateus 2:1-11 


¹ E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,

² Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.

³ E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.

⁴ E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.

⁵ E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:

⁶ E tu, Belém, terra de Judá,De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá;porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo Israel.

⁷ Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.

⁸ E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.

⁹ E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.

¹⁰ E, vendo eles a estrela, regoziram-se muito com grande alegria.

¹¹ E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro,  


1. QUEM ERAM ELES E DE ONDE VIERAM? (v.1) – 


  1. Magos, astrônomos que estudavam a posição das estrelas e constelações. Vinham do oriente, alguns dizem que vieram da Babilônia (900 km de Israel) e outros da Pérsia (2300 km de Israel). 


  1. Se um camelo consegue andar 16 horas por dia percorrendo um total 140 km. No primeiro caso eles gastaram quase 7 dias e no segundo caso eles teriam gastado 17 dias. 


  1. Será que foram apenas esses dias ou foram mais?  O quanto teriam gastado nessa viagem? Quantos perigos teriam eles passado pelo deserto? Quantas pessoas foram envolvidas nessa caravana? Quanto tempo de preparação? Quantos percalços, sobressaltos, dificuldades, desafios? Uma verdadeira odisseia. 


  1. Quem fez isso em Israel? Quem viria de tão longe só para ver Jesus? Quem gastaria uma fortuna só para olhar para o menino rei? Você faria isso?


2. QUAL A PERGUNTA DELES? (v.2) -


  1. Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Pela pergunta deles, eles sabiam que aquele menino era Rei. 


  1. Na verdade, o maior de todos os reis que esse mundo já viu. Os anjos anunciaram o nascimento de Jesus, mas essas notícias, não teve um impacto duradouro em Israel, de modo que ninguém do país de Jesus perguntou por ele. 


  1. Muito mais do que um rei, seu nome era Emanuel, que quer dizer: Deus conosco. Quem em Israel teve a revelação de que ali estava o Rei? (Mt 1.23)    

 

3. O QUE ELES VIRAM? (v.2) -  


  1. Vimos sua estrela no oriente. 


  1. Quem no país de Jesus viu a estrela? Por que ninguém viu essa estrela em Israel? Não tinham eles as Escrituras? Não conheciam eles as profecias? 


  1. Eles não tinham tempo de olhar para os céus. Seus olhos estavam voltados para baixo, para os seus próprios negócios, interesses, e seus corações preocupados consigo mesmos e com os seus afazeres.  


  1. Você já viu a estrela? (Mt 16.3)  

 

4. ONDE O PROCURARAM? (v.1) 


  1. Eis que vieram uns magos do oriente a Jerusalém.


  1. Ele não estava na bela e majestosa Jerusalém. O Rei estava na humilde Belém da Judeia. Lugar errado. 


  1. Os magos pensavam que Israel estivesse em festas e que a nação toda estivesse celebrando o nascimento do novo Rei. Por isso procuravam o novo rei no palácio de Herodes.


  1. Mas quando chegaram viram o desconhecimento, a frieza e a dureza do coração de um povo rejeitando o seu próprio rei. 


  1. Quantas pessoas procuram por Jesus nos lugares errados? 


  1. João disse que ele veio para o que era seu e os seus não o receberam (Jo 1:11) 


5. QUAL O DESEJO DELES? (v.2) 


  1. E viemos adorá-lo.  E o que significa isso? Eles reconheceram Jesus como um ser divino e digno de adoração. Por isso queriam dar a honra devida ao ser divino que havia nascido. 


  1. Descer, baixar a cabeça, entregar tudo e não ter nenhuma reserva perante aquele que tem sua vida em suas mãos. 


  1. Moisés tirou suas sandálias diante do Rei (Ex 3:5) 


  1. Os 24 anciãos se prostram e entregaram suas coroas ao Rei. (Ap 4:10) 


  1. Quem adorou o Rei que acabava de nascer em Israel? 


  1. Qual é sua atitude diante do Rei? Ficar indiferente, ignorar, ou adorar?  

 

6. QUAL ERA O ÚNICO PROPÓSITO DELES? (v.11)


  1. Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram e abrindo os seus tesouros, entregaram suas ofertas: ouro, incenso e mirra.  


  1. Mas abriram seus tesouros e deram OURO. Um presente digno de um rei.  INCENSO, um presente digno de sacerdote. E MIRRA, um presente digno de um Salvador. 


  1. Não se importaram de ver o Rei em uma hospedagem, numa manjedoura, em um lugar humilde. 


  1. Deram o melhor, o mais digno, com toda a força de seus corações. Ofertas para um rei que nasceu numa manjedoura. Quem deu ofertas para Jesus em Israel?


7. O QUE SERÁ QUE MARCOU A VIDA DELES? (V.10)


  1. Não ouviram os ensinos de Jesus. Não fizeram um pedido. Não falaram de seus problemas. Não receberam um muito obrigado. Não fizeram exigência e nem disseram seus nomes. 


  1. A Bíblia descreve o sentimento deles, quando viram a estrela pela segunda vez, como sendo uma imensa: alegraram-se com grande júbilo (v.10). 


  1. Pouquíssimas pessoas entenderam o que Deus estava fazendo. Os magos entenderam. 


  1. Quem no país de Jesus teve tal alegria? Deus sempre tem coisas reservadas para aquele que o amam.  


8. E SENDO POR DIVINA REVELAÇÃO AVISADOS (v.12)


  1. O que significa isso? O que há de mais precioso do que ter o céu ao seu lado? 


  1. Como é ser guiado e orientado por anjos? Uma pessoa que tem divina revelação não é cega espiritual, e nem cai em ciladas do diabo, mas reconhece a voz de Deus e tem direcionamento, discernimento, percepção e entendimento espiritual vindo de Deus. 


  1. Quem no país de Jesus teve ou foi guiado por uma divina revelação? 


9. O QUE PODEMOS APRENDER? 


  1. Jesus Cristo continua sendo um tesouro escondido para muita gente.


  1. Conhecer Jesus não é o mesmo que conhecer uma igreja, ou ter uma religião. 


  1. Jesus Cristo é a pessoa mais maravilhosa que existe, e eles viram e valorizavam. 


  1. Que sacrifício você faria apenas para contemplar o rosto do Rei? 


  1. Que neste Natal, seus olhos se abram para ver a grandeza deste Rei celestial, assim como os deles foram abertos.   


----------------------------


A OFERTA DOS MAGOS


Texto bíblico para leitura: Mateus 2: 11

E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.


1. Introdução — Gostaríamos de meditar um pouco mais na oferta que os magos deram para Jesus.


2. Eles primeiro se prostram e adoram — Não era apenas uma criança em uma manjedoura? O que mais eles notaram? O que eles perceberam? O que eles viram nessa criança que os levou a se prostrarem em adoração? Na verdade eles tiveram um discernimento e uma revelação de que esta criança não era apenas uma criança, mas o eterno Filho de Deus, Senhor da Glória.


3. Depois abrem seus tesouros e ofertam — Assim como obediência e milagre, adoração e oferta também andam juntos. Não tem sentido apenas adorar, e ir embora sem deixar uma oferta. 


O sentido da oferta é muito mais amplo do que se pensa e os homens antigos entendiam isso muito bem. Eles não viam sentido apenas adorar, eles precisam expressar essa adoração de modo prático e voluntário. 


Eles estavam dizendo: quero fazer parte, quero dar o meu melhor, não posso ficar sem contribuir, quero deixar uma parte de mim, quero ser lembrado por aquilo que estou dando. Quero ser o primeiro a dar. Quero marcar a história dessa criança.


4. Ouro, incenso e mirra — Mas abriram seus tesouros e deram OURO. Um presente digno de um rei. INCENSO, um presente digno de sacerdote. E MIRRA, um presente digno de um Salvador.


5. Você está pronto para ofertar ao Rei?


6. Levante o seu envelope e faça com fé essa declaração: — Senhor Jesus Cristo, aqui está as minhas primícias, a minha oferta e o meu dízimo. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus Cristo, amém!


7. Agora quero declarar uma bênção para você: — Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB