OFERTA DE CONSAGRAÇÃO
OFERTA DE CONSAGRAÇÃO
Texto bíblico para leitura: Gênesis 15: 8,9
1. INTRODUÇÃO — Esse é um assunto profundamente espiritual. Somente algumas pessoas vão entender o que vamos falar nesta noite. Exatamente como alguns não entenderam e até reprovaram o ato de Maria, irmã de Lázaro em (Jo 12:4, 5).
2. DINHEIRO É UM ASSUNTO MUITO DELICADO. Dízimos e ofertas são assuntos espirituais. Muitos crentes, tem problemas nessa área. Toda vez que mexemos com isso, o deus chamado Mamom se levanta. Por isso precisamos estar em oração,
3. NESTE ÚLTIMO CULTO DE 2023, queremos apresentar ao Senhor a nossa oferta de consagração pelo novo ano que se aproxima. Mas antes queremos aprender sobre o que os homens do passado fizeram, como eles ofertaram? Por que ofertaram? O que os levou a ofertarem? Pois sabemos que o ato de ofertar não é algo novo. Veja o que a Bíblia nos diz:
4. A OFERTA DE CAIM E ABEL (Gn 4: 3,4) — “3 E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. 4 E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta.”
Esses são os dois primeiros homens a darem uma oferta ao Senhor. Como surgiu o ato de ofertar? Por que ofertaram? Quem os ensinou a darem oferta? O que chama atenção é a iniciativa, a voluntariedade, o desejo de agradar e de ser grato àquele que os havia feito prosperar, seja na sua plantação, seja no seu rebanho.
5. A OFERTA DE ABRAÃO (Gn 15: 8,9) — Por um filho.
O grande sonho de Abraão era ter um filho. Seus dias estavam passando, sua idade era de quase 80 anos, sua esposa já estava bem idosa também. E Ele não vislumbrava mais esperança de ter um filho devido a sua avançada idade. Veja o que ele diz para Deus: Não me tens dado semente (v.3)
A resposta de Deus (v. 4,5,6) — Este não será o teu herdeiro e sim aquele que de tuas entranhas sair, este, sim, será o teu herdeiro. E tendo dito isto, lhe mostrou as estrelas do céu e lhe mandou contar. E creu Abraão no Senhor e isso lhe foi imputado como justiça.
Senhor, como saberei que hei de herdar? (v.8) — Mesmo recebendo a promessa e tendo confiado em Deus. Mas seu coração ainda estava inseguro. Ele queria algo que fosse além de uma simples promessa, algo concreto, uma certeza absoluta.
Deus diz: toma-me uma bezerra de três anos (v.9) — Uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho. O que é isso? Um sacrifício. Era uma oferta de consagração. Ele estava chamando Abraão para sacrificar ou ofertar ao Senhor por algo que ainda não tinha, por algo que ele tanto sonhava, por um filho que ele tanto queria.
A oferta de Abraão (v.10-12) — E trouxe-lhe todos estes, e partiu-os pelo meio, e pôs cada parte deles em frente da outra; mas as aves, não partiu. E as aves desciam sobre os cadáveres; Abrão, porém, as enxotava. E pondo-se o sol, um profundo sono caiu sobre Abrão; e eis que grande espanto e grande escuridão caiu sobre ele. Não foi fácil. Abraão teve lutas espirituais, temores, e pesadelo, mas sua oferta foi entregue e assim garantiu o nascimento do seu filho.
6. A oferta de Davi (I Cr 29: 1-9) — Pelo sonho de ver a casa de Deus construída. Davi pensava consigo mesmo dizendo: Eu tenho um palácio, meus oficiais, tem uma boa casa, tudo já tem o seu lugar na cidade, mas o meu Deus não tem um lugar digno do seu nome. Um lugar de repouso para a Arca do Senhor. Que sentimento é esse? O que o motivou a reservar ouro, prata, cobre, ferro, madeira, e pedras preciosas, por anos, pelo desejo de ver a casa de Deus ornamentada com o melhor que suas forças podiam fazer?
7. A OFERTA DE MARIA (Jo 12: 3) — “3 Então Maria, tomando um arrátel de unguento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do unguento” — Por que ela ofertou o que de mais valioso possuía? Quem pediu dela alguma coisa? O que motivou ela a fazer isso? Qual era a sua intenção? Ela devia pensar na transformação de sua vida, no perdão dos seus pecados, nos ensinos preciosos que tinha recebido e agora ver seu irmão, que estava morto há quatro dias, voltar a vida. Eram bençãos infinitas, como recusar dar o meu melhor?
8. A OFERTA DE DEUS (Jo 3: 16) — Quando pensamos na oferta de Abel, de Abraão, de Davi, de Salomão, dos profetas e dos homens e mulheres do passado. Deram, em termos de valores, verdadeiros tesouros ao Senhor. Mas será que podemos comparar com a oferta que Deus nos deu? Essa é a oferta perfeita, a mais valiosa, insuperável, incomparável, a mais sublime de todas as ofertas. Porque ele deu o que melhor tinha: A vida de seu próprio e único filho. O que o motivou? Por que ele fez isso? Qual era a sua intenção? O amor. Ele viu o nosso sofrimento, a escravidão, e seu coração se compungiu.
9. A SUA OFERTA — Hoje, neste momento da história de nossa vida, chegou a oportunidade de escrevermos também o nosso nome da lista dos heróis da fé que creram ao ponto de darem o seu melhor, como os homens do passado fizeram. O que você tem preparado para consagrar ao Senhor?
Escreva o seu sonho, o seu desejo, aquilo que você quer que ele realize nesse ano de 2024.
Abraão queria um filho, o que você quer? Escreva o seu pedido.
Um emprego, um negócio, uma porta aberta, uma viagem, saúde, a conversão de uma pessoa, uma porta aberta, descreva a porta, o que você quer?
10. Agora, vamos apresentar a nossa oferta de consagração do ano de 2024 ao Senhor.
Comentários