O DEUS QUE RESPONDE NA CRISE

 O DEUS QUE RESPONDE NA CRISE

Pr João Nunes Santana


Ouça o áudio aqui!


Texto bíblico para leitura: 2 Reis 4. 1- 7



1. O drama de uma mulher (v.1) — Uma mulher vem ao profeta falar que seu marido havia morrido, lembrar que ele era um homem de Deus, que havia deixado uma dívida e que agora os credores estavam vindo buscar seus filhos para serem escravos. 


Ela não faz nenhum pedido, ela vem derramar a sua angústia, relatar a sua situação, e o seu desamparo diante do homem de Deus. 


No AT, as viúvas por si mesmas já eram muito vulneráveis à pobreza. A viúva de um profeta ficava ainda mais exposta a passar dificuldades devido à forma de vida que viviam. 


2. Que tens em casa?(v. 2) — Pergunta o profeta. Ela responde: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Por que nunca temos nada? Por que sempre temos alguma necessidade? Lembra da viúva de Sarepta em (I reis 17.11), De Pedro em (Lucas 5. 5), dos discípulos em (João 21. 5). Filhos, tendes alguma coisa de comer? Responderam: Não.   


3. O ordem do profeta (vv. 3,4) — (1) Vai, tomar emprestada muitas vasilhas, não poucas; (2) Junto com teus filhos, entra e fecha a porta; (3) Então derrama o azeite e vai enchendo todas as vasilhas; e (4) Põe a parte a que estiver cheia.


Quando olhamos para essa ordem, não parece simples demais? Quantas vezes a palavra de Deus não tem sentido para nós? Deus nunca nos pede algo que seja impossível para nós.


Porque este mandamento que hoje te ordeno, não te é encoberto e tampouco está além de ti. Não está nos céus, para disseres: Quem subirá por nós aos céus, nem tampouco está além do mar, para disseres: quem passará por nós ao mar para que nos traga. Por quê? Palavra está bem perto de ti, na tua boca e no teu coração para o cumprires (Deut 30. 11-14)   


4. Obediência e milagre (v. 5,6) — Ela foi e se trancou com seus filhos; e eles lhe traziam vasilhas e ela as enchia e sucedeu que enchendo todas as vasilhas, disse a seus filhos: trazei me ainda uma vasilha, eles lhe disseram: não ha mais vasilha alguma. Então o azeite parou.


Já vi inúmeras pessoas chegarem aqui com dramas muito parecido com essa mulher, vivendo sob ameaças, passando por situações de extrema dificuldade. E vemos Deus agindo em suas vidas à medida que vão andando com o Senhor. 


Pouco tempo depois, as vemos sorrindo, vencendo, crescendo, suas vidas sendo transformadas. E muitas vezes elas nem percebem que estão andando sobre as águas com Jesus.     


5. O que podemos aprender

  1. Obediência e milagres andam juntos

  2. Deus age à medida que caminhamos em obediência a sua palavra. 

  3. Creia e anda na palavra de Deus, que os milagres vão acompanhar você.

  4. É impossível haver milagres sem obediência à palavra de Deus. 

  5. E obediência exige fé e confiança na palavra. 

  6. Se ela tivesse desobedecido, teria visto o milagre?  

  7. Lembra que Pedro andou sobre as águas?

  8. Neste momento, você está andando sobre as águas e nem percebe. 


6. Apelo

  1. Onde está aquela pessoa que está passando por um profundo aperto em sua vida nesse momento?

  2. Onde está aquela pessoa que precisa tanto de um milagre em sua vida? 

  3. Onde está aquela pessoa que está vendo sua família ser destruída e você não tem forças para impedir? 

  4. Que deseja colocar o seu drama perante o Senhor? 



---------------


Palavra de Ofertas



DEUS NÃO É INJUSTO

Ouça o áudio aqui!


Texto bíblico para leitura: Hb 6.10


“Porque Deus não é injusto para se esquecer da vossa obra, e do trabalho do amor que para com o seu nome mostrastes, enquanto servistes aos santos; e ainda servis.”


1. Da vossa obra — O que é obra? Obra é tudo aquilo que fazemos, quando ajudamos, quando contribuímos, quando ofertamos, quando dizimamos com nossas mãos.  


2. Do trabalho de amor — O que é o trabalho de amor? É tudo aquilo que servimos como voluntários, às vezes dando nosso tempo, outras vezes nos deixando gastar pela causa de Cristo. Outras vezes sacrificando os nossos recursos e meios para que o nome de Cristo seja exaltado. 


3. Deus não é injusto — Será que ele não está vendo? Será que ele não sabe? Não percebe o esforço e a dedicação do seu coração? 


4. Jesus falou: E quem der, mesmo que seja apenas um copo de água fria a um destes pequeninos, por ser meu discípulo, com toda certeza vos afirmo que de modo algum perderá o seu galardão (Mt 10.42)


5. Você está pronto para receber o seu galardão, a sua benção do Senhor? Dê o seu melhor, tem grandes bençãos esperando por você.    





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB