ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR


Texto bíblico para leitura: Apocalipse 2:4


POR QUE ESSE TEMA?


1. Alguém já disse: Tempos difíceis criam homens fortes. Homens fortes criam tempos fáceis. Tempos fáceis criam homens fracos. Homens fracos criam tempos difíceis. (Provérbio chinês)


2. Um pergunta: Que geração de crentes estamos criando?


3. Qual é o maior desafio de nossa igreja hoje? É a superficialidade. Hoje, ser crente é ser evangélico. Apenas mais uma boa religião, apenas um título, um nome, mas sem a vida de Deus.


4. Essa igreja começou há trinta e seis anos. Sem nada, sem recursos, sem igreja, sem lugar de adoração. Hoje, 36 anos depois, Deus nos espalhou, nos deu recursos e nos deu tudo.


5. Hoje, a nova geração está chegando sem saber como foi o início e os milagres que vimos no passado. Uma geração que não viu os milagres, que nunca pagou preço nenhum, que não fez nenhum sacrifício para conquistar o que hoje temos. Esse é o nosso temor. 


6. Nosso temor é ligarmos o piloto automático. O perigo de vivermos um evangelho morno, sem paixão, sem fogo, sem motivação, sem unção e sem sede de Deus em suas vidas.


7. Nossos jovens chegam hoje e veem tudo isso e não sabem o trabalho, o sacrifício e o preço que os primeiros crentes pagaram para chegarmos até aqui. Que sacrifício essa geração está disposta a pagar por amor ao evangelho?


8. Quantas vezes iniciamos uma construção sem um centavo no bolso? Quantas vezes pagamos os trabalhadores com vale-transporte? Quantas vezes saímos para fazer o trabalho de Deus sem ter deixado nada em casa? Quantas vezes tínhamos apenas uma marmita? Quantas vezes fizemos sopa de conserva? Quantas vezes nosso carro quebrava e não tínhamos como mandar consertar? E não tinha para quem ligar. Não tinha para quem reclamar. Não tinha para quem pedir alguma coisa. Será que havia alguém para reclamar? Não. Porque estamos trabalhando para Deus.


9. Estamos presenciando o surgimento de uma geração de líderes, missionários e pastores que não andam mais pela fé. Que não jogam mais por amor à camisa, que não tem compromisso, que tem sua própria agenda, que não aprenderam a obedecer, não aprenderam a abrir mão de sua vontade, que tipo de líderes teremos no futuro?


10. AQUI ESTÁ A PALAVRA DO SENHOR: Tenho contra ti que deixastes o teu primeiro amor. Diz o Senhor. Lembra-te de onde caíste, arrepende-te e pratica as primeiras obras; pois, se não; brevemente a ti virei e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres (Ap 2:4,5).


11. VOLTANDO A PRATICAR AS PRIMEIRAS OBRAS


• Na infância - Ensina a criança no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele. (Pv 22: 6)


• Na juventude - Rogo-vos irmãos que apresenteis vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional e não vos conformeis com esse mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, perfeita e agradável vontade de Deus. (Rm 12:1-3)


• No Casamento - Assim já não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem (Mt 19:6).


• Na família - Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido. (Ef 5: 33)


• No Trabalho - Não servindo só na aparência como que para agradar a homens, mas em sinceridade de coração, temendo a Deus. (Cl 3. 22)


• Na igreja - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros. (Rm 12: 9-21)


• Na vida pessoal - E não vos embriagueis com vinho, no qual há, devassidão, mas enchei-vos do Espírito. (Ef 5: 1-21)


• No chamado - De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada. Se é profecia, seja ela segundo a medida da fé. Se é ministério, seja em ministrar, se é ensinar, haja dedicação ao ensino. (Rm 12: 6-8)


Compromisso e responsabilidade com o meu serviço para Deus, nos pequenos grupos, nos DTR'S e na missão.


12. APELO - Chamado para renovação de aliança.


Diz o Senhor. Lembra-te de onde caíste, arrepende-te e pratica as primeiras obras; pois, se não, brevemente a ti virei e tirarei do teu lugar, o teu castiçal, se não te arrependeres.


(a) Lembra-te de onde caíste, tropeçou.


(b) Arrependimento - tristeza pelo mal que foi feito.


(c) Pratica as primeiras obras.


(d) Se não, ele vai retirar o teu castiçal - ou a sua posição diante de Deus.



____________________


Dízimos & Ofertas



A ESSÊNCIA NO DAR


Texto bíblico para oferta: 2 Co 9:7

Cada um contribua segundo propôs no coração, não com tristeza, ou por necessidade, porque Deus ama ao que dá com alegria.


1. Dar como Maria deu o seu melhor perfume para Cristo. (Jo 12:3)


2. Dar como Barnabé que vendeu uma propriedade e colocou tudo aos pés dos apóstolos. (At 4:36,37)


3. Dar como Davi, que poupou durante anos para dar uma grande oferta para a construção do templo (I Cr 29: 2).


4. Dar como Abel, que pegou o melhor de seus animais e ofertou ao Senhor. (Gn 4: 4)


5. O que é dar com alegria? É aquela oferta diferente, é a oferta dada com a mais profunda, imensurável e indescritível satisfação dentro de nossa alma. Essa é a oferta que toca em Deus.


6. LEVANTE O SEU ENVELOPE E DIGA - Pai amado e santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Com amor e gratidão entrego a Ti. Abre portas para mim. Cumpre em mim a Tua boa Palavra, em nome de Jesus.


7. QUERO DECLARAR BENÇÃO SOBRE VOCÊ - Que os teus celeiros sejam cheios. Que os teus lagares transbordem, que a tua colheita seja grande, e maior do que você jamais imaginou, e que nesta semana portas e abra para você, e você possa ver o agir de Deus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB