RELATÓRIO DE MISSÃO EUROPA 2024 - Pr João Nunes Santana

 RELATÓRIO DE MISSÃO EUROPA 2024



  1. Introdução 


  1. Esse ano de 2024 fizemos três viagens missionárias. No mês de março convidamos o irmão Valdisson para nos ajudar a terminar a obra em Curitiba.  


  1. Em resumo, neste ano visitamos 14 países: (1) Argentina, (2) Chile, (3) Bolívia; (4) Paraguai; (5) Portugal; (6) Espanha; (7) Itália; (8) Suíça; (9) Alemanha; (10) França; (11) Inglaterra; (12) País de Gales; (13) Irlanda; (14) Vaticano. Além de viajar duas vezes ao sul do Brasil.


  1. Depois, no meio do ano, no mês de julho, estivemos em Minas Gerais participando do SIM, onde recebemos os pastores Virgel Kincaid, Andy Hunt e Chad Miller. E depois viajamos com ele para o sul do Brasil onde o pastor Chad teve a oportunidade de visitar zonas afetadas pela grande inundação ocorrida naquele estado.


  1. A terceira viagem aconteceu nos meses de setembro e outubro, foi quando fomos para  Europa e Reino Unido, no período de 8 de setembro a 30 de outubro de 2024. Neste período, visitamos dez países: Portugal, Espanha, Itália, Vaticano, Suíça, Alemanha, França, Inglaterra, País de Gales e Irlanda 


  1. Ao todo, pegamos seis voos, uma dúzia de trens, dois ferry boats e vários ônibus. Não pagamos hoteis em Portugal, na Suiça, na Alemanha, na Inglaterra, no país de Gales e nem na Irlanda. Nesses locais ficamos hospedados nas casas dos irmãos ou em hoteis que eles pagaram para nós. Imagine a economia.  


  1. Em resumo o que fizemos: 


  1. Março e abril - Visitando nossas bases na  América do sul


A primeira no início do ano no mês de fevereiro (saímos de Manaus antes do carnaval) foi quando viajamos para o sul do Brasil e seguimos direto para visitar nossos irmãos. Sempre uma festa ao encontrar cada um deles e damos testemunho, que estão servindo ao Senhor com toda força que tem. 


  1. Na Argentina, vimos o crescimento da igreja, participamos de um batismo com vários irmãos e consolidamos a pastora Socorro no lugar de seu falecido esposo.   


  1. No Chile, a igreja está se recuperando cada dia, e neste momento estamos orando por  um novo lugar para a igreja. 



  1. No Paraguai, depois de passar por desafios com falsos irmãos, a igreja está voltando a se reunir em um local alugado.  




  1. Bolívia, felizes em ver a igreja se espalhando por vários bairros da cidade através dos pequenos grupos e na multiplicação dos núcleos.




  1. Em resumo: Visualizamos o surgimento de novos líderes surgindo no Chile, na Argentina e na Bolívia. Estamos num processo de crescimento em todos os lugares. Nossos missionários já passaram pela fase inicial de transição e agora estão estendendo suas raízes nesses países. Logo serão grandes igrejas.     


  1. Na Europa, visualizamos campos


  1. Chegamos a Portugal no dia 8 de setembro, e junto com outros pastores do Brasil, tivemos a primeira reunião da Junta Nacional em solo português. Ali conhecemos a base missionária da IDPB, visitamos a igreja e o casal pastoral do Pr Netonio e Cileida.





  1. Na Espanha, onde vivem mais de 153 mil brasileiros, fizemos uma visita muito curta de apenas dois dias, mas, pretendemos voltar lá para reativar uma semente que foi plantada há alguns anos. 



  1. Depois, na Itália, onde vivem mais de 51 mil brasileiros, temos a irmã Vera, irmã da Jandira, mas não foi possível fazermos uma visita para ela. Foi na Itália que Deus nos deu uma palavra de revelação que um certo casal (que estava lá conosco) um dia seriam os pastores daquele país. Não sabemos quando e nem como, mas, como Deus falou, eles já estão se preparando. 










  1. Na França, onde vivem 90 mil brasileiros, apenas visualizamos o campo. Mas, próximo à fronteira com a Suíça moram alguns irmãos, e quem sabe um dia possamos ter algum trabalho na França.  




  1. Contemplamos os vastos campos com grande potencial e enormes possibilidades em cada um deles.    


  1. Construímos pontes


  1. Na Inglaterra, onde vivem mais de 220 mil brasileiros, passamos mais de dez dias hospedados na casa do pastor David Measures. Visitamos e pregamos na sua igreja. Ali construímos pontes, contactamos vários pastores e observamos possibilidades. Nosso objetivo era estreitar nossa linha de comunicação com nossos irmãos ingleses.  










  1. Na Irlanda, onde vivem mais de 80 mil brasileiros, na primeira noite, participamos de uma reunião de oração em uma igreja local. Eles se reúnem numa sala de reunião de um hotel. Temos de fato a intenção de plantarmos uma igreja em Dublin. Já temos um casal amigo que mora lá, e está aberta a possibilidade de nosso neto João Daniel, ir morar lá também e por isso, cremos que não vai demorar muito plantarmos uma semente naquele lugar.








  1. Dados do IBGE. O número de brasileiros na Irlanda saltou de 15 mil em 2018 para 80 mil em 2023, mais que quintuplicou.    


  1. Plantamos sementes 


  1. Na Suíça, temos uma relação de longas datas. Era um sonho para eles (e também para nós) estar um dia lá com eles.  Já tivemos uma igreja funcionando com um bom número de pessoas há uns vinte anos atrás e que não foi pra frente. Mas ainda encontramos irmãos remanescentes daquele trabalho e outros que um dia foram da nossa igreja em Manaus quando criança. Foi maravilhoso encontrá-los bem. Lá vivem hoje cerca de 64 mil brasileiros. Passamos cerca de uma semana conhecendo e visitando nossos irmãos.





  1. Na Alemanha, onde vivem cerca de 160 mil brasileiros, tem a quarta maior comunidade de brasileiros na Europa. Plantamos uma pequeníssima semente com a irmã Kátia. Uma senhora que foi da nossa igreja quando adolescente e que perdemos o contato e só agora quando ela soube que estávamos na Europa, perguntou se nós poderíamos ir à Berlin, e aquela mocinha agora uma senhora casada com um alemão, abriu as portas de sua casa para nós. Ali conhecemos seu marido e desafiamos ela a começar uma reunião semanal.







  1. Em resumo: Notamos um grande declínio das igrejas tradicionais, católicas e protestantes. Também notamos um crescimento do islamismo em todos esses países, especialmente na Inglaterra. Devido a presença de muitos brasileiros nesses países, visualizamos uma grande porta aberta para o crescimento da obra missionária. (Diáspora) 


  1. Estamos trabalhando uma parceria estratégica com a PCG para enviarmos dois casais missionários, um para Portugal e outro para Itália.


  1. Queremos fazer outra viagem missionária nos próximos anos, para consolidarmos as sementes que plantamos porque visualizamos muitas possibilidades.     


  1. Conclusão - Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: levantai os vossos olhos e vedes as terras, (campos) que já estão brancos para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão (João 4. 35,36)


  1. Cada país tem o seu próprio idioma, mas quem fala inglês pode se comunicar quase livremente em todos eles. 


  1. Meios de transportes. Pode-se ir de trem, ônibus e avião para qualquer parte da Europa e as passagens não são caras.


  1. Para quem tenciona morar naqueles países, precisam saber as exigências e ter ciência de que tem que trabalhar muito. 


  1. Também quase não vimos igrejas evangélicas. É pouquíssima a presença evangélica nesses países.


  1. Temos um grande chamado pela frente. Sentimos a pressão do  Espirito Santo em nossos corações nos impulsionando e abrindo portas para darmos outros passos. 


  1. Quando os campos estão brancos para a ceifa, e se não for feita a colheita dos frutos,  o que acontece? A colheita se perde.  


  1. Estamos em oração e na perspectiva de enviar um casal missionário para Portugal e outro para Itália pela IDPB com uma possível parceria com a PCG.  


  1. Deus está abrindo portas e os campos estão branco para a ceifa. E o que ceifa recebe galardão. (João 4. 36) 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB