A ÁRVORE - Pr João Nunes Santana
A ÁRVORE
Texto bíblico para leitura: Salmos 1:3-4; Jeremias 17:8
1. INTRODUÇÃO - O que é essência? Com o que se pode comparar a essência? Essência, é aquilo que o mais básico, o é mais central, a mais importante característica de um ser ou de algo. Palavras semelhantes são âmagos, alma, base, centro, coração, eixo central e raiz.
2. ESTUDANDO AS PALAVRAS DO SALMOS 1:3 - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
3. O QUE APRENDEMOS COM ESSAS PALAVRAS? - Que toda árvore tem dois lados:
(a) O lado visível - Esse é o lado que está acima da terra. Onde contemplamos sua grandeza, a beleza do seu verde. Podemos também admirar seu tronco, seus galhos e ramos, suas folhas e frutos.
(b) Essa parte visível da árvore também representa a nossa vida social e aparente. As pessoas veem os nossos talentos e nossos dons. As pessoas podem admirar nosso ensino, nossa pregação, nosso canto e nossa capacidade de liderar. Podem também admirar as coisas que temos conquistado e o nosso êxito profissional.
(c) Porque, segundo o salmista, essa árvore dá o seu fruto no seu tempo, suas folhas não caem e tudo o quanto fizer prosperará. Tudo isso tem a ver com a parte visível que todos apreciamos.
(d) O lado que não se vê - Mas toda árvore tem outra parte não visível que são suas raízes.
(e) São as raízes que sustentam a árvore. As raízes devem ser grandes e fortes o bastante para suportar o peso da árvore.
(f) São as raízes que precisam encontrar um bom solo onde haja água. No caso deste salmo, esta árvore foi plantada junto a ribeiros de água.
(g) É feito todo um trabalho oculto aos olhos humanos para que essa árvore continue de pé, com suas folhas verdes e dando o seu fruto na estação certa. Os frutos são o resultado do trabalho das raízes e não o contrário.
(h) Nós apreciamos os frutos, mas há todo um trabalho árduo para que aquele fruto aconteça e sirva para a alegria de todos.
4. O QUE ISSO FALA AO NOSSO CORAÇÃO?
(a) O que de fato sustenta a árvore? As folhas, os galhos, os frutos, ou suas raízes? O que sustenta a nossa vida não é aquilo que todo mundo vê, mas aquilo que ninguém vê. A nossa vida secreta com Deus. Jesus disse: entra no teu quarto e ora ao teu Pai (Mt 6:6).
(b) E se as raízes não tivessem encontrado água? Quantos de nós não bebemos água da vida há muito tempo?
(c) E se o solo fosse seco, como seria essa árvore? Como é a vida de um crente que vive em solo seco? Quanto tempo que não sente a presença do Espírito Santo? Quanto tempo que não fala mais em línguas?
(d) E se as raízes tivessem encontrado pedras, será que continuariam dando frutos? Seus frutos são mirrados, suas folhas logo perdem a coloração e sua vida é de pouca duração. Quais são as pedras? Falta de liberar o perdão, dureza de coração, insubmissão, desonra.
(e) E se as raízes fossem atacadas por um germe, o que aconteceria com a árvore? Quais as pragas que atacam as raízes de uma vida cristã? (1) Pecados escondidos, (2) Avareza; (3) Orgulho…
5. APELO - Gostaríamos de orar por aquelas pessoas que sentiram Deus falar com você.
(a) Aquelas que abandonaram há muito sua vida particular e íntima com Deus e com sua palavra.
(b) Aqueles que vivem em solo seco, suas raízes estão morrendo por falta de água
(c) Aqueles cujas raízes encontraram pedras que impedem seu crescimento.
(d) Aqueles cujas raízes encontraram pragas que estão matando lentamente sua vida com Deus.
_______________
Dízimo & Ofertas
OFERTA = SEMEADURA
Texto bíblico para leitura: 2 Co 9:6
O que semeia pouco, pouco também ceifará, e o que semeia em abundância em abundância também ceifará
1. Nesta semana, temos ouvido Deus nos falar sobre o Salmo 1 onde fala da árvore plantada junto aos de ribeiros de águas que dá o seu fruto na estação certa.
2. Você sabia que o ato de ofertar e dizimar é também comparado a uma plantação ou semeadura?
3. Aquilo que damos para Deus é comparado a uma semente que plantamos.
4. O que é semear pouco? Ele falou que o que semeia pouco, pouco também ceifará (colherá) - esse pouco não é um valor numérico, mas a forma natural com que damos para Deus. Como quem dá uma esmola.
5. O que é semear muito? O texto diz que o que semeia em abundância, em abundância também ceifará (colherá). Semear em abundância quer dizer dar pela fé. Dar o seu melhor, dar como um sacrifício para Deus, sabendo que ele é o supridor de todas as tuas necessidades.
6. Hoje, o Senhor nos encoraja a dar, semear com abundância, porque certamente você vai colher em abundância.
7. Levante o seu envelope e diga - Pai amado e santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Com amor e gratidão entrego a Ti. Abre portas para mim. Cumpre em mim a tua boa palavra, em nome de Jesus.
8. Quero declarar benção sobre você - Que os teus celeiros sejam cheios. Que os teus lagares transbordem, que a tua colheita seja grande e maior do que você jamais imaginou, e que nesta semana portas se abram para você, e você possa ver o agir de Deus.
Comentários