Eu nunca vi - UM JUSTO DESAMPARADO - Pr João Nunes Santana

 Eu nunca vi - UM JUSTO DESAMPARADO


Texto bíblico para leitura: Salmos 37.25 


“Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão”.



Assista ao vídeo da mensagem



Introdução - Vamos continuar vendo a série NUNCA VI,  e por isso convidamos você a continuar conosco a aprendendo mais e mais da palavra do Senhor. Nesta semana vamos aprender que nunca vimos um justo ser desamparado. 


1. Ele está dando um testemunho pessoal - Ele disse: fui moço e agora sou velho. Ele disse: Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente a mendigar o pão.


2. Quem é esse justo? -  Antes de qualquer coisa, é bom definirmos o que é o justo do ponto de vista da Bíblia. O justo que a Bíblia fala  é aquele homem que teme ao Senhor, como descrito no Salmos 1


  1. É aquele homem/mulher que não anda segundo o conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores e nem se assenta na roda dos escarnecestes (Sl 1.1


  1. É aquele homem/mulher que tem prazer na palavra do Senhor e nessa palavra medita dia e noite (Sl 1.2)


  1. Ele observa, aprende, cresce com a palavra de Deus. 


  1. Quando erram, sempre arrumam, pedem perdão, voltam atrás e se compadecem.


  1. Justo é aquela pessoa cuja intenção e motivação são sempre fazer o bem e o que é certo sem tirar proveito próprio de nada porque sua confiança está no Senhor.


  1. Justos são perfeitos? - Não. E nem são imunes. Se queremos ser fieis ao texto escrito, Ele não está dizendo que os justos são imunes aos problemas, às  injustiças, às pandemias, às lutas, doenças, as guerras, ao desemprego, perdas, privações. O próprio Jesus disse: Neste mundo tereis aflições. (João 16.33)   


3. O que é ser desamparado? - É não receber o sustento, o amparo, é ser abandonado, deixado, desassistido, desertado, largado, enjeitado, esquecido, desfavorecido, desabrigado, desprotegido, privado. 


4. Quantos justos já não passaram por tudo isso? - Também, se queremos ser verdadeiros com a verdade, sabemos que muitas vezes os justos passam por todas essas coisas.  


5. Então, o que ele quer dizer como: “Eu nunca vi um justo desamparado”? Que mesmo que o justo passa por tudo isso, sempre haverá um resgate, sempre haverá uma saída, sempre haverá um socorro, sempre haverá uma mão amiga estendida, sempre haverá  um livramento no final, sempre haverá uma luz no final do túnel, muitas vezes de uma fonte inesperada. 


6. Nem a sua descendência a mendigar o pão - A promessa do amparado de Deus não se limita somente ao homem ou a mulher que anda com Deus, mas também aos nossos filhos. A sua fidelidade hoje vai abençoar seus filhos e netos amanha.  


7. O que podemos aprender?


  1. O câncer, doenças terríveis e a violência estão ceifando a vida de pessoas por todos os lados. 


  1. Qual é a maior segurança que podemos ter nessa vida? - É a Palavra de Deus.


  1. Qual é o maior tesouro que temos nessa vida? - É Jesus Cristo.


  1. Essa promessa de nunca ver um justo desamparado e nem sua descendência a mendigar o pão é também para você. 


8. Apelo 


  1. Queremos orar por alguém que quer colocar sua confiança em Jesus Cristo


  1. Queremos orar por alguém que tem lutado muito para proteger sua casa e não tem conseguido, mas que hoje quer olhar para essa Deus. 


  1. Queremos orar por alguém que deseja hoje pedir perdão de seus pecado e se voltar para Jesus. 


___________________


Dízimos e Ofertas


OFERTA GENEROSA

Texto bíblico para leitura: Provérbios 11:14


Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza.


1. HÁ QUEM DÊ GENEROSAMENTE - Nesses 36 anos de história dessa igreja vimos muitos irmãos ofertarem generosamente e até de sua pobreza para Deus. Foram fiéis ao Senhor no pouco e nunca ficaram um centavo mais pobres, pelo contrário, melhoraram de vida. Como? Deus é fiel.


2. VÊ AUMENTAR SUAS RIQUEZAS - Testemunhamos ofertantes e dizimistas, casando, construindo suas famílias, comprando e edificando suas casas, comprando seus carros, fazendo faculdades, arrumando melhores empregos e se estabelecendo na vida. Como? Deus é fiel.


3. QUANDO VOCÊ OFERTAR, não espere receber nada de um homem, dê olhando para cima, dê para o Deus que abre portas, o Deus de milagres, que faz cumprir sua palavra sobre aqueles que nEle creem.


6. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: - Pai amado e Santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Obrigado por me libertar e salvar. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus, amém!


7. AGORA EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ: - Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB