EU NUNCA VI UM DEUS ASSIM - Pr João Nunes
Texto bíblico para leitura: Isaias 64.4
“Porque desde a antiguidade não (NUNCA) se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera.”
1. Introdução
Recentemente estava ouvindo um cientista renomado falando que não acreditava na existência de Deus. Eu estava observando quanta inteligência, quanto conhecimento e quantos anos de estudo para entender os segredos da natureza, e do universo e, ao mesmo tempo, quanta cegueira.
Outro dia estava vendo um vídeo explicando o funcionamento do ouvido humano. Não estavam nem falando do funcionamento dos outros órgãos. E no meu coração dizia: não é possível que não tenha sido projetado e feito por alguém.
Outro cientista falou que seria mais possível que se explodisse uma montanha e quando se fosse ver os detritos ou fragmentos encontrássemos um avião do que a formação do DNA. Quem fez isso? Como surgiu isso?
Essa sede por entender como tudo isso surgiu, levou as nações a acreditarem em muitos deuses. Na Índia, por exemplo, eles adoram milhares de deuses. Isso se chama politeísmo. Esses deuses sempre exigiam mais e mais sacrifícios e pareciam nunca estarem satisfeitos. Era sempre uma criança, uma virgem ou um guerreiro para serem oferecidos para que houvesse colheita.
Mas Isaias nos apresenta uma pessoa diferente:
2. Porque desde a antiguidade não se ouviu - O universo não surgiu por si mesmo. Houve uma pessoa que arquitetou tudo, que estabeleceu tudo e que deu início ao processo que surgiu tudo que existe. O profeta Isaias fala sobre um Deus diferente. Este Deus era razoável. Suas palavras eram fortes, suas obras eram admiráveis, seus padrões, princípios éticos eram elevados, sua justiça era grande, sempre cumpria suas promessas. Esse de fato era um Deus diferente. Não exigia sangue humano.
3. O que esse Deus exigia? - Enquanto os outros deuses estavam sempre exigindo sacrifício de sangue de pessoas inocentes, esse Deus exigia integridade, caráter, retidão e atos de justiça por parte de seus seguidores. (Miqueias 6.8)
4. Qual é o trabalho desse Deus? (João 5.17) - O texto diz que ele trabalha por aqueles que nele esperam. O verbo trabalhar quer dizer: Estar ocupado, ser diligente, fala de empenho pessoal em uma tarefa, fala de produzir, construir, auxiliar, participar, e executar alguma coisa.
5. E por quem ele trabalha? - O profeta diz: que ele trabalha por aqueles que nele esperam. Por aqueles que creem em seu nome, que confiam em suas promessas, por aqueles que creem nele. Veja, por exemplo, o que diz o profeta Jeremias em (Jr 29.11).
6. Qual é o maior trabalho desse Deus? - Ele criou o universo, criou a natureza e criou o homem. Mas seu maior trabalho foi enviar o seu Filho ao mundo. Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.(João 3.16)
7. O que podemos aprender? - O que mais chama a sua atenção? Quanto sangue já foi derramado para satisfazer e aplacar a ira dos deuses das nações? Que sacrifício o Deus criador pede a você? Senao que se arrependa de seus pecados e cria em seu Filho para ter a vida terna?
8. Apelo - Hoje queremos orar por alguém que deseja experimentar do perdão desse Deus. Queremos orar por alguém que está cansado e que vir ao Deus que promete descanso e alivio?
__________________
Dízimo e Ofertas
PRIMÍCIAS
Texto bíblico para leitura: Pv 3:9,10
“Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda; E se encherão fartamente os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.”
1. OLÁ AMADOS IRMÃOS - Hoje é o primeiro domingo de julho. Temos o costume de nesse domingo trazermos para o Senhor as nossas primícias. Ou seja, os primeiros frutos daquilo que ele nos deu durante o mês anterior. Nosso texto diz:
2. HONRA AO SENHOR COM OS TEUS BENS E COM AS PRIMÍCIAS DE TODOS OS TEUS GANHOS - (a) Você sabia que o ato de ofertar é um ato de honra ao Senhor? (b) Agora vou dar para Deus o último ou o primeiro? Será que deixamos a Deus por último depois que cumprimos todos os nossos compromissos, aí honramos aquele que nos deu a vida? Mas a palavra diz que o Senhor deve ser honrado com o primeiro fruto.
3. QUEM HONRA TAMBÉM É HONRADO - O texto sagrado diz: e se encherão os teus celeiros e transbordarão de vinho os teus lagares. Celeiros cheios quer dizer grande colheita, abundância, crescimento, transbordamento. Também pode significar uma porta que se abre que você nem esperava. Também, pode significar uma causa ganha que você tanto deseja e que já tinha como perdida.
Ou uma promoção no seu trabalho.
4. LEVANTE O SEU ENVELOPE E FAÇA COM FÉ ESSA DECLARAÇÃO: - Pai amado e Santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Obrigado por me libertar e salvar. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus, amém!
5. AGORA EU QUERO DECLARAR UMA BÊNÇÃO PARA VOCÊ: - Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, esse será o melhor ano da sua vida, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus.
Comentários