UMA IMAGEM DE CRISTO

 UMA IMAGEM DE CRISTO

Pr João Nunes Santana


Texto bíblico para leitura: Mt 11:25-30

²⁵ Naquele tempo, respondendo Jesus, disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos. ²⁶ Sim, ó Pai, porque assim te aprouve. ²⁷ Todas as coisas me foram entregues por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho, e aquele a quem o Filho o quiser revelar. ²⁸ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. ²⁹ Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. ³⁰ Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve. 



1. INTRODUÇÃO — Como era Jesus Cristo? Sabemos que Jesus foi um homem marcado. Ele viveu para dar sua vida em sacrifício. Ele nasceu numa manjedoura, sofreu a rejeição de seu próprio povo. Foi julgado por um tribunal injusto e padeceu com a inveja dos religiosos. Mas, seria Cristo uma pessoa amargurada? Seria Cristo uma pessoa ressentida e triste? Demostrava ele alguma alegria? Tinha ele algum prazer na vida?


2. GRAÇAS TE DOU Ó, PAI, SENHOR DO CÉU E DA TERRA (v.25) — Aqui vemos Jesus dando graças. Isto é sendo grato. É impossível ser grato pela vida e ser infeliz ao mesmo tempo. Portanto, Jesus era uma pessoa feliz, pois, sabia reconhecer que tudo havia sido providenciado para Ele por outra pessoa.  


3. QUE OCULTASTE ESSAS COISAS DOS SÁBIOS E INTELIGENTES (v.26) — Aqui temos dois pontos importantes: (1) A palavra ocultar que significa esconder, encobrir, não se deixar ver, não se mostrar. (2) De quem ele oculta: dos sábios e inteligentes. Ele está falando das pessoas que se orgulham por serem sábios e inteligentes. Em outras palavras, pela ciência e inteligência o homem jamais conhecerá a Deus. (I Co 1: 27)


4. E AS REVELASTE AOS PEQUENINOS (v.26) — A palavra revelar que significa tirar o véu, deixar-se ver, descobrir-se, fazer-se conhecer, tornar-se público, abrir os olhos, e se manifestar. Mas uma vez ele não está falando de crianças no sentido literal, mas daqueles que a si mesmo se fazem como crianças. Ou que se acham pequenos e necessitados aos seus próprios olhos. (I Co 1: 27) 


5. NINGUÉM CONHECE O PAI SENÃO O FILHO E NINGUÉM CONHECE O FILHO SENÃO O PAI (v.27) — Será que é possível conhecer Jesus Cristo em toda sua grandeza, plenitude, poder e glória? Será que é possível o finito absorver o infinito? Nesse sentido, somente o Pai conhecer totalmente o Filho e somente o Filho conhece totalmente o Pai. 


6. E AQUELE A QUEM O FILHO O QUISER REVELAR (v.27) — Muitos viram Jesus, mas nunca o conheceram. Para muitos ele foi apenas um Mestre, mas nunca Senhor. Não é diferente hoje. Se você pedir e buscar de todo o seu coração, Jesus vai abrir seus olhos, vai se manifestar e se revelar para você. Não existe experiência mais maravilhosa do que receber uma revelação do Filho de Deus. 


7. VINDE A MIM TODOS OS QUE ESTAIS CANSADOS E OPRIMIDOS E EU VOS ALIVIAREI (v.28) — Jesus Cristo procura dois tipos de pessoas: (1) Os cansados — cansados de serem usados, de construir para outros usufruírem, de plantar para outros comerem. (2) Os oprimidos ou sobrecarregados — Pessoas que carregam um peso muito grande sobre as costas. Outras vezes são exigências religiosas pesadas, o peso das decepções e fardo dos enganos do mundo. 


8. APELO O mundo é duro, mas Jesus não é.  Veja o que ele mesmo disse: Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve (v.29,30).    



------------^------------


COMO UM ATO DE HONRA 


Texto bíblico para leitura: Provérbios 3: 9,10 

Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. 


1. Como você dá sua oferta? — Já aprendemos que a oferta é uma semeadura, agora queremos falar sobre outro aspecto da oferta: A oferta como um ato de honra. Qual é o seu sentimento no ato de ofertar? Quando você pega o seu envelope com o seu dízimo e oferta, o que você está fazendo? O que significa isso? 


2. Podemos fazer muitas coisas para honrar nossos pais — Amigos e autoridades, mas quando ofertamos ou dizimamos, estamos honrando uma pessoa: O Senhor. 


3. Oferta como um ato de honra — Diz a Escritura: Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos. Quando ofertamos, estamos honrando ao Senhor. A oferta é uma forma de culto a Deus. Por isso que um culto sem oferta é vazio e temos o sentimento que está faltando algo. 


4. Mas vamos honrar ao Senhor com o quê? — Com o nosso melhor, com os nossos recursos, com os nossos bens e com as primícias de todos os nossos ganhos. 


5. Qual é a promessa? — E se encheram os teus celeiros e transbordarão os teus lagares. Quantas promessas esperam por você meu irmão. Quantas portas abertas esperam por você? Uma coisa tenho certeza que alguém que dá para esse Deus, nunca ficará pobre. Porque ele é poderoso para cumprir aquilo que prometeu. 


6. Levante o seu envelope e faça com fé essa declaração: — Senhor meu Deus, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus Cristo, amém! 


7. Agora eu quero declarar uma bênção para você: Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte