VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO

 VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO 


Texto bíblico para leitura: Mt 5.13-16


1. Introdução — Será que seria possível haver vida sem luz? Como seria esse mundo sem o sol? Será seria possível estamos vivos sem luz? Seria a luz essencial para a existência da vida? Qual é o objetivo e o propósito da luz? Por que Deus criou a luz? 


2. Na Bíblia ha três sentido para a palavra luz: 


(a) Luz no sentido concreto da palavra, como, por exemplo: Quando Deus disse haja luz, (Gn 1.3). Ali ele está falando da luz física, 


(b) Lâmpada, lamparina, candeeiro, (Salmos 119.105). Aqui está falando de clareza, entendimento da vontade de Deus, entendimento da direção que Deus está dando e discernimento do que está acontecendo. Muitas pessoas não têm nenhuma direção na vida. 


(c) Luz no sentido de influência, cremos que é nesse sentido que Cristo está falando. No que diz respeito a influência que o cristão deve ter num mundo de pecado.


3. Vós sois a luz do mundo (v.14) — O que de fato Cristo quis dizer com essa palavra? 


(a) Jesus não está fazendo um elogio barato, nem está brincando e nem sendo apenas gentil. 


(b) Jesus está mostrando a nossa missão e propósito de vida. 


(c) A mesma Palavra (Verbo) que fez o mundo, a mesma palavra que curava os doentes, expulsava os demônios, acalmava o mar, multiplicava pães e ressuscitava pessoas, agora está dizendo: vós sois a luz do mundo. 


4. O absurdo da contradição (v.14) — Jesus falou: não se pode esconder uma cidade edificado sobre um monte. 


(a) Será que é possível esconder uma cidade edificado sobre um monte? Será que é possível sermos crentes escondidos? Encoberto? Ocultos? Invisíveis? Disfarçados? Em segredo? 


(b) Ninguém pode saber que sigo Jesus? Ninguém pode saber que leio a Bíblia, ninguém pode saber que vou para a igreja, levo a minha bíblia, está escondida numa folha de jornal. 


(c) Como esconder uma cidade edificada sobre um monte? A vida de um crente em Cristo é completamente diferente da vida das outras pessoas. E as pessoas logo percebem a diferença na sua fala, no seu comportamento, nas suas acoes, 


(d) Você é uma cidade edificado sobre um monte, meu irmão. Homens de Deus deixam marcas por onde passam. 


5. Quebra do propósito (v.15) — Nem se acende uma candeia e coloca debaixo do alqueire. 


(a) Não tem sentido se acender uma lâmpada e esconder a lâmpada deixa de uma caixa.


(b) Por que se acenderia, então, essa lâmpada? 


(c) É fora de propósito, não tem razão, não é racional gastar energia e não usar essa energia. 


(d) Nosso Deus é um Deus que não faz nada sem razão, sem motivo, por mera brincadeira ou sem propósito. 


(e) Qual é o benefício de uma luz escondida?


6. Assim, resplandeça a vossa luz diante dos homens (v.16) — Isto é, brilhar, sobressair, torna-se notável, expressar-se de modo brilhante, fazer com que o brilho seja refletido em suas acoes, suas boas obras, sua vida de santidade e obediência diante de Deus e dos homens. Deixe as pessoas verem Deus em sua vida e o glorifique por isso. 


7. Apelo — 


(a) Onde está aquela pessoa que um dia foi uma luz e que hoje está debaixo do alqueire? 


(b) Quem quer voltar a brilhar novamente? 


(c) Aqui está aquele que tem poder para fazer luz brilhar novamente.


(d) Vamos tirar o tampão que encobre a sua luz? 


(e) Por que esse medo?


---------------------------:---------------------------


OFERTA DE ACORDO COM AS BÊNÇÃOS DO SENHOR


Texto bíblico para leitura: Deuteronômio 16:17. NTLH


“Porém, cada um deve fazer a sua oferta de acordo com as bênçãos que o SENHOR, nosso Deus, lhe tiver dado.”


1. Cada um deve trazer a sua oferta — A oferta tem a função de uma semente, e dará seu fruto na estação própria. Quando o Senhor nos pede uma semente, Ele já tem uma colheita no coração para derramar sobre nós.


2. De acordo com as bênçãos — Será que você reconhece que Ele é a sua fonte, o seu sustentador, o seu mantenedor, o seu provedor.


3. Que o SENHOR, nosso Deus, lhe tiver dado — O que temos, foi Ele que nos deu primeiro. Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas. Antes, te lembrarás do SENHOR, teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê. Dt 8: 17, 18.


4. Hoje chegou a sua hora de apresentar ao Senhor a sua oferta de gratidão. De acordo com as bênçãos que o SENHOR, nosso Deus, lhe tiver dado. 


5. Levante o seu envelope e faça com fé essa declaração: — Pai amado e santo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo como gratidão. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus Cristo, amém!


6. Agora quero declarar uma bênção para você: Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte