SAL DA TERRA

 SAL DA TERRA

Pr João Nunes Santana

Ouça a mensagem aqui!


Texto bíblico para leitura: Mt 5.13

“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.”



1. Introdução — É mais um domingo. É uma alegria ver cada um de vocês, meus irmãos. É com prazer que lhe damos as boas-vindas. Na semana passada aprendemos sobre a imagem de Cristo. Hoje vamos continuar ouvido os ensinos de Jesus nessa palavras que ele deixou para nós. Peço que você abra o seu coração para ouvir o que Jesus falou sobre “vós sois o sal da terra”.   


2. Qual é importância do sal? 


  1. A medicina diz: O sal é de importância vital para a vida humana.  

  2. O sal é conserva e dá sabor aos alimentos. 

  3. O sal limpa e desinfeta e retira manchas. 

  4. O sal desodoriza o ambiente e retira o mofo.

  5. O sal limpa a gordura, desentope ralos e pias.

  6. O sal auxilia na limpeza, purifica ou tira impurezas e remove o cheiro ruim de garrafas.

  7. O sal limpa o ferro e higieniza utensílios de madeira e escovas.

  8. O sal alivia picadas de insetos e retira o odor de cebola, alhos, e de peixe.


3. Vós sois o sal da terra? (v.13) — O que Jesus estava dizendo com essas palavras? (1) Mostra a expectativa que ele tem de cada um de nós que escutamos as suas palavras de todo final de semana. (2) Indica que temos uma missão a cumprir nesse mundo. Ou seja, temos um propósito. (3) Isso mostra o poder que temos para influenciar pessoas. O crente que é sal, ele influencia onde quer que esteja. (5) E onde é o local em que se mais precisa de sal? Onde se tem muito sal ou onde não se tem sal?  


4. O que você pode fazer sendo sal? — Entre pessoas que estão em trevas, você traz a luz. Onde existe dor, você traz o alívio, onde existe guerra, você traz a paz, onde o mal avança, você tem poder para impedir, influenciando para o bem. Entre pessoas tristes, você traz a alegria, onde tem pecado, você traz o perdão. 


5. Um crente sal —  É uma pessoa diferente. Ele é vibrante, tem prazer na sua fé, na sua igreja, é empolgado com o Deus está fazendo, tem prazer em convidar seus amigos para ouvir a palavra de Deus nos cultos. Ler a palavra todos os dias, traz sua família para igreja. Deus e sua palavra é uma prioridade em sua vida. É fiel nos seus dízimos e ofertas. Não negocia o tempo com Deus. Gosta de aprender os ensinos bíblicos. Um crente que é sal é cheio do Espírito Santo.   


6. Conta a história do crente que foi trabalhar num ambiente terrível — era palavrões, linguagem obscenas, mentiras, ofensas por todos os lados. Aquele crente não dizia nada, ele apenas abria a bíblia e a deixava aberta. E com o passar dos dias, aquele ambiente foi mudando e se tornando um lugar de respeito e luz. 


7. Apelo

“E se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.”  


  1. Qual é o maior perigo na vida de um crente? É perder o sabor, deixar de ser sal,

  2. Como crentes em Jesus, nós lutamos todos os dias para não perder o sabor, para não deixarmos de ser sal.

  3. Não existe um crente que nunca tenha perdido o sabor. Todos nós tropeçamos. Não existe homem que não peque, diz a palavra de Deus. O processo de degradação está sempre à porta. 

  4. O que vemos aqui é um processo de degradação: (1) Se torna insípido; (2) Perda do sabor; (3) Para nada mais presta; (4) lançado fora; (5) Pisado pelos homens.

  5. Não deixe o processo da morte ir tomando conta de seu coração — Não permita que você chegue a um ponto que não tenha mais volta. 


  1. Um segredo: Jesus pode devolver o sabor de novo, só ele pode transformar o sal insípido em sal puro de novo.  


  1. Hoje o Senhor Jesus Cristo está aqui para lhe restaurar o sabor de novo




-----^-----


FALA AOS FILHOS DE ISRAEL

Texto bíblico para leitura: Êxodo 25:1, 2.

“Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo: fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.”


O que podemos aprender com esse texto?


1. A oferta não é uma criação do homem — Deus disse fala aos filhos de Israel que me tragam uma oferta.


2. Ele não pediu oferta dos egípcios — Nem aos romanos ou gregos, mas aos filhos de Israel. Aqueles que haviam sido libertos da escravidão. Aqueles que já haviam experimentado o seu poder, seus milagres, e suas obras maravilhosas.


3. De todo homem cujo coração se mover — Aqui temos três verdades: (1) Primeiro ele diz de todo homem. Isto é cada homem, cada pessoa, e (2) Cujo coração se mover. Isto é tenho que sentir no coração, tenho que fazer por amor, por gratidão, com alegria. (3) Voluntariamente. Isto é sem pressão, sem manipulação. Vou dar porque quero, desejo, anseio dar para o meu Deus.


4. Hoje, o Senhor fala do mesmo jeito — Você está pronto? Seu coração se move dentro de você? Você que já foi liberto, que já viu milagres na sua vida? Você que já experimentou que o Senhor é bom. Vamos construir o seu tabernáculo? 


5. Levante o seu envelope e faça com fé essa declaração: — Senhor, meu Deus, aqui está a minha oferta e o meu dízimo como gratidão. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus Cristo, amém!


6. Agora, quero declarar uma bênção para você: Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB