DESVIO DE PRIORIDADE
DESVIO DE PRIORIDADE
Pr João Nunes Santana
Texto bíblico para leitura: Mt 8.21,22
“E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.”
1. Introdução — Aqui temos uma situação muito interessante. Um texto que nos parece difícil de entender. Mas o Espirito Santo tem nos ajudado a ver o que está por trás destas palavras. Nesse sentido queremos convidar você a meditar conosco nessa Escritura Sagrada para que possamos aprender as verdades escondidas neste texto.
2. E outro de seus discípulos — Ele já era um discípulo. Já estava integrado na equipe de Cristo. Ele já tinha dado passos na fé, já estava aprendendo, já estava crescendo, já estava seguindo, caminhando e andando com Jesus. E o próprio Jesus o tinha como discípulo.
3. Disse: Senhor — Note que ele não chama Jesus de Mestre, mas de Senhor. Isso indica que um milagre já havia acontecido em sua vida. Mostra que seus olhos já haviam sido abertos, e o entendimento ou a luz já havia brilhado em seu coração de que Cristo era o Messias, prometido de Israel. Já teve uma revelação de Deus em sua vida.
4. Permite-me que primeiro vá sepultar meu pai — O que esse homem está dizendo?
Na verdade, seu pai não estava morto, mas tratava-se de uma pessoa idosa e que precisava de cuidados.
O cuidado com os pais é uma ordem bíblica, então isso não seria um problema. Então isso está perfeitamente de acordo com a Palavra de Deus (Efésios 6. 2).
A palavra-chave aqui é primeiro ou primeiramente. Isto indica uma grande mudança de prioridade na vida. Seus olhos haviam se abertos para outra coisa. Havia uma coisa mais importante, mais urgente em sua vida. Isto, sim, é um problema.
Toda vez que Cristo fica em segundo lugar em nossa vida, e que outra coisa ocupa o primeiro, então temos um problema com Deus. (Veja o que diz Mt 6.33).
Tudo que coloca Deus em segundo plano, é idolatria. Essa pessoa não pode ser um discípulo de Jesus.
5. A resposta de Cristo — Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos. O que Jesus quis dizer com essas palavras?
Segue-me — Continua colocando Deus em primeiro lugar em tua vida. Continua na palavra de Deus, não te desvia do teu propósito inicial. Continua confiando, crendo que tudo é possível para Deus.
Deixa — Lança sobre o Senhor todas as tuas preocupações, porque ele tem cuidado de vós. Se Deus não é poderoso para guardar o teu pai, quem poderá? Não negocie a tua fé em Deus.
Os mortos sepultarem seus mortos — Essa palavra aparentemente forte, mas pelo contexto, podemos dizer que, na verdade Cristo está dizendo que haverá solução entre as pessoas comuns e naturais, e que Deus é poderoso para usar uma pessoa comum para suprir aquela necessidade e que ele deveria priorizar a vida.
6. O que podemos aprender?
Com essas palavras Jesus estava testando o coração desse discípulo para ver qual era verdadeira prioridade de sua vida.
Qual é a sua prioridade? O que é o mais importante em sua vida?
Nós que já conhecemos a Cristo temos que ter cuidado para não mudamos de prioridade no meio do caminho.
Quantas vezes, meio do caminho, você tem mudado de direção? Deixando a obediência, a humildade, a simplicidade?
Outras vezes, temos escondido coisas dentro do nosso coração, então encontramos uma desculpa para deixarmos a igreja.
Outras vezes a falha do meu irmão, é uma desculpa para eu me afastar dos caminhos do Senhor.
Quantas vezes nos apressamos em condenar as pessoas que se ajoelham diante de imagens, mas o discípulo que coloca Cristo em segundo plano? Não faz pior?
Veja, quantas vezes Jesus fala a palavra: “Permanecer” em João 15?
-----------^----------
OFERTA ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO
Ouça aqui o áudio da mensagem!
Texto bíblico para leitura: Apocalipse 13:8
…Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.
1. Quando Deus quis realizar algo que Ele sonhava para o futuro, Ele ofertou o que tinha no presente.
2. Antes de criar o mundo, Deus tinha duas coisas, um sonho e uma semente, o sonho de Deus era ter milhões de filhos. Antes de criar o homem, Ele ofertou Jesus na eternidade e depois criou o homem. Onde nasceu a oferta? Antes da fundação do mundo. Ele fundou o mundo para servir de solo para plantar a semente, e do tempo para colher.
3. A terra é importante, o tempo é importante, a chuva é importante, mas só a semente é insubstituível. Porque a oferta tinha que ter o DNA da colheita. Você colhe aquilo que você semeia, Deus plantou um filho (semente), e colheu milhões de filhos (colheita). Deus tem te dado um sonho para o futuro, então oferte o que você tem no presente e você verá o fruto da sua semente.
4. Hoje chegou a sua hora de apresentar ao Senhor a sua oferta de gratidão.
5. Levante o seu envelope e faça com fé essa declaração: — Senhor, meu Deus, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus Cristo, amém!
6. Agora eu quero declarar uma bênção para você: Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar;
Comentários