OFERTA QUASE IRRECUSÁVEL

OFERTA QUASE IRRECUSÁVEL

Pr João Nunes Santana

Ouça o áudio da mensagem aqui!


Texto bíblico para leitura: Mt 8. 18-20

“E Jesus, vendo em torno de si uma grande multidão, ordenou que passassem para o outro lado; E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei. E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.”


1. Introdução — Temos falado muito sobre Jesus, suas ações poderosas, seus milagres, seus valores, como ele se define a si, seus pensamentos. 


E tudo isso tem sido de grande valor para cada um de nós.  Mas nesse serie de estudos queremos aprender outra faceta da vida do eterno Filho de Deus: Como ele se comportava diante de desafios e obstáculos? 


Deus não fez nenhuma exceção para seu Filho. Tudo o que passamos nessa vida, Jesus também passou. Por isso, é importante para nós. 


Então, queremos aprender como Jesus reagiu diante das situações difíceis que enfrentamos cada dia.


2. Aproximando dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei (v. 19) 


  1. Aproximando-se dele — Jesus estava no meio de uma grande multidão. Estamos falando de milhares de pessoas. E no meio de uma grande multidão, ha todo tipo de pessoas. Quantas pessoas se aproximaram de Cristo? A grande maioria das pessoas tinham uma demanda, um pedido ou uma necessidade, mas havia também aquele que observavam.   


  1. Um escriba — Quem eram os escribas? Eram especialistas judeus altamente educados, responsáveis por copiar, interpretar, e ensinar as leis e tradições religiosas judaicas. Eram pessoas que desempenhavam um papel muito importante no meio do povo.    


  1. Mestre — Pela maneira como ele fala, podemos entender como ele via Jesus. Para ele, Jesus era apenas um mestre. Um ensinador, uma pessoa dotada, dom excepcional, saber, talento e competência para ensinar outros.


  1. Esse escriba era um observador — (1) Pensamentos começam a fluir em seu coração ao vê esse jovem pregador despontando; (2) Ele vê Jesus, um jovem pregador no início de seu ministério; (3) Ele observa o grande potencial que tinha Jesus ao atrair uma grande multidão de pessoas. (4) Ele nota que Jesus poderia ter um grande futuro e chegar muito longe. (5) Então começa a pensar em seu coração que isso poderia trazer algum benefício.      


  1. Aonde quer que fores, te seguirei — Essas palavras são absolutamente sedutoras, especialmente para um pastor novo no começo de seu ministério. Veja bem, Jesus começa seu ministério no interior e entre as pessoas mais humildes da sociedade. Mas agora, tem um escriba jurando lealdade e decidido a seguir a Cristo? Jesus conseguiu realmente pescar um peixe grande. 


  1. Que vantagens teria um escriba no grupo de Jesus? — Quantas portas isso poderia abrir para Jesus? Como isso poderia ajudar o grupo de Jesus? Um homem influente, culto, inteligente, como esse elevaria o nível do grupo de Jesus? Quem sabe depois desse outros escribas se chegariam a Jesus? Quem sabe Jesus agora teria acesso à casa do sumo sacerdote? Ou até do governador?      


3. Mas, qual foi a resposta de Cristo? — As raposas têm covis e as aves do céu tem seus ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. O que significa essas palavras?  


  1. Jesus não se encanta com palavras — Um escriba se prontificando a me seguir? O que ele realmente quer? O que está escondida por trás dessas belas palavras? Quais suas intenções?  


  1. Jesus responde ao coração e não às palavras — O discernimento de Cristo é absoluto, ele vê o coração. Então sua resposta se baseia nos interesses do coração. Jesus vê suas intenções e motivações.   


  1. Jesus expõe as intenções — Tanto as raposas como as aves têm alguma coisa, mas eu não tenho nada. O amor por Cristo deve está acima do amor pelas coisas. O preço de seguir a Cristo exige abrir mãos de posições, títulos e conforto.  


  1. Seguir a Cristo exige renuncia (Lc. 9.23) — E dizia a todos: se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Renuncia é negar a si mesmo, ou dizer não para si mesmo. Não existe cristianismo sem cruz. Você estaria disposto?   


4. O que podemos aprender


  1. Temos que ter cuidados com as nossas intenções, motivações e interesses ao nos aproximarmos de Jesus. 


  1. Nós nos encantamos com o talento e inteligência e posição social dos homens, Jesus não. 


  1. Jesus Cristo não se ilude com palavras bonitas dos homens. 


  1. Jesus Cristo não está interessando em obter nenhuma vantagem em cima de ninguém.


  1. Ele se interessa na fé que procede de um coração genuíno.


  1. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus. (Sl. 51.17) 



  1. Apelo (Sl. 139. 23,24) — Davi disse: 


  1. Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende e dirige-me pelo caminho eterno.


  1. Quantos gostaria de dizer como ele: sonda-me Senhor?


  1. Vê se ha em mim algum caminho mal.


  1. Ajuda-me a me aproximar de ti com um coração verdadeiro



-------------------^-------------------


QUE DAREI EU AO SENHOR?

Ouça o áudio aqui!


Texto bíblico para leitura: Salmos 116: 12

“Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que tem me feito?” 


1. As perguntas são mais importantes até do que as respostas — Essa pergunta é uma profunda reflexão sobre como posso expressar minha gratidão ao Senhor, meu criador, por tudo que tem me feito? 


2. O que o homem mortal pode dar para o Deus eterno, imortal e criador do universo? — Será que haveria em nós algo de precioso que pudéssemos dar ao Deus que nos deu tudo? 


3. Será que você reconhece que ele é a sua fonte, o seu sustentador, o seu mantenedor, o seu provedor ou não? 


4. Davi foi um homem que nasceu em uma família grande, pobre e ainda bem jovem teve que cuidar das ovelhas de seu pai. Mas esse Deus o tirou de entre as ovelhas, o fez vencedor e colocou no trono de Israel. Por isso ele fez essa pergunta: Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que tem me feito? 


5. Hoje chegou a sua hora de apresentar ao Senhor a sua oferta de gratidão. 


6. Levante o seu envelope e faça com fé essa declaração: — Senhor, meu Deus, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Cumpre em mim, a tua boa Palavra, eu te peço em nome de Jesus Cristo, amém! 


7. Agora eu quero declarar uma bênção para você: Que o Senhor receba cada semente das tuas mãos, que as promessas de Deus alcancem a tua vida; que os teus celeiros sejam cheios; que os teus lagares transbordem; que a tua colheita seja tão farta, maior do que você pode imaginar; que você tenha uma semana abençoada, em nome de Jesus!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

ESSÊNCIA - DE VOLTA AO PRIMEIRO AMOR - Pr João Nunes Santana

DIA 01 - A AUTORIDADE DA INTERCESSÃO - 21 dias de oração e Jejum da IDPB