E JESUS PASSOU A ENSINÁ-LOS

 E JESUS PASSOU A ENSINÁ-LOS

Pr. Emídio Martins 🎧

Texto bíblico: Mateus 5.1-2


1. Introdução


Uma das maiores ferramentas que Jesus usou no seu ministério foi o ensino. Jesus veio com a missão de dar sua própria vida para nos salvar, mas também tinha a missão de gerar discípulos, por isso, por inúmeras vezes investiu tempo para o ensino. 


Jesus ensinava com palavras mas também com o exemplo da própria vida, isso faz dele o maior de todos os mestres que já existiu. Não há nos ensinos de Jesus mentiras, engano ou falsidades, diante disso, temos garantias em tudo que Ele fez e ensinou. Vejamos a seguir alguns desses ensinos .


2) A tentação (Mateus 4.1-11)


Nesta passagem temos lições indispensáveis para nossa sobrevivência espiritual. Ele nos ensina como ser vencedor diante das tentações. 


a) Deus irá permitir você ser tentado para saber até onde vai o teu compromisso com Ele. 


b) Você tem limites. Ele jejuou 40 dias e teve fome, não entre em áreas que você ainda não está firme. 


c) Você será confrontado pelo inimigo. 


d) A tua vitória irá depender de o quanto você sabe e vive a palavra de Deus.


3) Jamais use a vingança (Mateus 5. 38-42)


Aqui temos ensinos que mexem no ego do homem. Ninguém gosta de perder, de ser ofendido, de ser humilhado. A reação natural diante disso é revidar, pagar com a mesma moeda, fazer outro sentir a mesma dor que você sentiu no passado, mas nessa passagem Ele nos ensina lições profundas, que irão evitar você se ferir e lições que irão nos trazer cura. 


a) Não resistais ao perverso, isso quer dizer, não alimente discussões, não entre em contenda, você não precisa brigar pra expor suas idéias. 


b) Sobre a túnica e a capa, Ele quer nos ensinar a nos desprender de coisas que não nos acrescenta nada na vida. Aprendemos também aqui o princípio de servir. 


c) Caminhar com ele duas milhas. Uma das maiores dificuldades que temos é de entender o nosso próximo. Aqui Ele nos ensina a investir tempo para conhecer mais as pessoas e também a nós mesmos. Às vezes o problema não é nosso inimigo. 


4) Vós sois  (Mateus 5. 13-16)


Como são profundos os ensinamentos de Jesus, aqui nessa passagem Ele vai no centro da nossa alma, Ele revela quem realmente nós somos . Uma das maiores dificuldades do homem é o conflito de identidade ou viver a identidade do outro. 


As pessoas hoje não sabem qual  é o seu papel na sociedade, na família e até mesmo na área profissional. 


Não viva baseado naquilo que você não é.


Ele nos ensina que somos sal e luz nessa terra, também existimos para as boas obras, você não existe para o mal, para desordem, para desobediência, para ser ter um mal caráter e etc...


5) Jesus anda sobre o mar (Mateus 14. 22-33)


Tempestade, quem nunca passou por uma. Aqui Jesus ensina dando exemplo de como devemos enfrentar uma tempestade. Quando a tempestade vem ela pode atingir várias pessoas, a grande diferença é como você se comporta nesse momento. 


a) um barco sem Jesus vai sofrer muito. 


b) Jesus sempre está acima da tempestade, Ele sempre vai ter o controle das situações. 


c) Ele nos convida a andar junto dele. 


d) Não perca a fé, pois é a exigência que Ele faz pra andar com Ele.


6) A grande comissão (Mateus 28. 16-20)


Aqui Jesus tem um momento muito especial com seus discípulos. Ele revela algo muito importante sobre o ensino.


a) Tudo que aprendemos com Ele, tem uma unção de poder. 


b) Quando aprendemos o que Ele ensinou passamos a ser seus discípulos. 


c) Discípulos geram outros discípulos. 


d) Discípulos fazem igual a seu mestre. 


e) Discípulos são liberados para ensinar. 


f) Jesus não abandona seus discípulos.


7) Conclusão


Hoje precisamos despertar para a necessidade de aprender o que Ele nos ensinou. É necessário a prática do que se aprendeu. Se o evangelho chegou até nós é porque alguém aprendeu e colocou em prática os ensinamentos dele. Esse evangelho não pode parar em você, temos essa dívida com as pessoas que se dedicaram antes de nós. Você precisa colocar em ordem sua agenda e abrir espaço para ter tempo para aprender. (Os 4:6) - O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; e, visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.



___________________________________

Dízimos e Ofertas

JESUS A NOSSA OFERTA

Ouça o áudio aqui 🎧

Texto bíblico: Isaías 53:10 KJA


Contudo, foi do propósito de Yahweh torturá-lo e fazê-lo passar por toda dor. E embora o Senhor o tenha feito como OFERTA pelo pecado da humanidade, Ele verá a sua posteridade, porém prolongará os seus dias para sempre, e a vontade de Yahweh prosperará em suas mãos.


1. Jesus como oferta (v.10) - O Senhor Deus não poupou nem seu próprio Filho dando-lhe como oferta (DIZIMADO) pelo pecado da humanidade, foi do propósito de Deus (LIBERALIDADE), torturá-lo e fazê-lo passar por tanta dor.


2. Ele verá sua posteridade - Na condição em que a humanidade se encontrava (perdida em seus delitos e pecados), somente através de sua oferta do Senhor Deus, ofertando o seu próprio filho Jesus poderia vir a sua posteridade.


3. O que é Posteridade? - É o tempo que ainda virá, o por vir. Conjunto dos descendentes de um indivíduo, família, povo, nação, descendência. Hoje a posteridade de Jesus somos nós, é você, e aqueles que ainda virão através do evangelho.


4. Seja grato para com o Senhor! - Nunca houve uma oferta tão valiosa quanto a do Senhor Deus! Demonstre a sua GRATIDÃO, o seu AMOR para com o Senhor. Não chegue de mãos vazias diante desse Deus. E que o nosso coração tenha sempre LIBERALIDADE em ofertar, traga com ALEGRIA…


5. Levante o seu envelope e diga, Senhor Jesus Cristo, aqui está a minha oferta e o meu dízimo. Eu não estou dando para um homem, mas estou dando para ti. Cumpre em mim a tua boa palavra, em nome de Jesus.


6. Quero declarar bênçãos sobre você - Que a sua posteridade seja liberta e transformada e seus dias sejam prolongados. Que Ele derrame tantas bênçãos nesta semana que portas se abram para você e chuvas de bênçãos venham sobre você e sua família.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte