TRONO DA INIQUIDADE
TRONO DA INIQUIDADE
Pr João Nunes Santana 🎧
Texto Bíblico: Salmos 94:20
“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele por ninguém é discernido.” 1 Coríntios 2:14,15
1. INTRODUÇÃO - Muito bom ter você aqui conosco mais esse final de semana. Na semana passada lemos o que diz o Salmos 33:12, que diz: Bem-aventurado é a nação cujo Deus é o Senhor. Aprendemos que para isso acontecer, precisamos dar alguns passos. Hoje vamos aprender sobre outro assunto importante: O TRONO DA INIQUIDADE.
2. O QUE É O TRONO DA INIQUIDADE?
Trono é governo.
Iniquidade é o ser mau, injusto, perverso. Uma pessoa iníqua transgride leis, normais morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulo. A iniquidade está ligada ao cinismo, a hipocrisia, a falsidade e a falta de caráter.
A iniquidade não é bem um ato mau, é o ser mau. É a essência. É fazer o bem com a má intenção. É o uso de todos os meios para atingir seus objetivos sem nenhum escrúpulo.
3. PODE, POR ACASO, ASSOCIAR-SE CONTIGO O TRONO DA INIQUIDADE?
Uma coisa extremamente delicada, e pedimos a Deus que abra o seu entendimento.
Como o Brasil é governado? Por leis. Quem faz as leis? Os políticos. E quem elege os políticos que fazem as leis? Nós.
O ato do voto é uma escolha de confiança, é uma procuração dada para que aquela pessoa nos represente, que fale por nós, que milite as nossas lutas e fale a nosso favor.
É no ato do voto que me associo ao governo da iniquidade.
4. O QUE É FORJAR O MAL TENDO UMA LEI POR PRETEXTO?
Foi recentemente aprovada a lei do assédio religioso no estado do Rio, criminalizando o ato de evangelizar.
No Reino Unido, se um ladrão subir num muro para roubar uma casa e cortar sua mão, pode processar o dono da casa. Na Califórnia existe uma lei que uma pessoa pode roubar até certo valor que não é crime.
Será que essas leis são justas? Esse texto está falando de tipos de leis forjadas para prejudicar, feitas com má intenção, confeccionadas para dar uma cor de legalidade a algo mal, aprovada para tirar o direito, elaboradas como ferramentas de destruição.
Nem todas as leis são produzidas de modo limpo e transparente. Há leis que são aprovadas em ambientes controlados, outras sob ameaças, outras pelo medo de desagradar aos governantes.
E para dar uma aparência de justiça, vamos fazer uma lei que seja aprovada nas casas legislativas.
É através de leis que igrejas serão fechadas, que será proibido lerem a Bíblia, que serão proibidos fazer cultos, que serão tirados os símbolos cristãos dos órgãos públicos, que será liberado o aborto, que será proibido celebrar o dia dos pais nas escolas, que será tirada a liberdade das pessoas de se expressarem sem medo de serem presos.
5. NESTE MOMENTO ESTÁ HAVENDO GUERRA PELO CONTROLE DESSA NAÇÃO (Ef 6:10-20) –
Forças espirituais do bem lutando contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.
Agora, as forças espirituais do mau não vêm com chifres e rabos, e nem soltando fogo pela boca, eles vem bonitos, com belas palavras de mentiras e prometendo aquilo que o povo quer ouvir.
Porque é assim que o diabo age, ele se transfigura em anjo de luz. (2 Co 11:14)
6. ORAÇÃO PELO BRASIL –
Queremos convidar todos para fazermos uma oração intercessória pelo Brasil.
Queremos vestir as armaduras do Senhor nesse momento de guerra por toda nossa nação.
Queremos declarar que nossa igreja é por Jesus Cristo, somos pela nossa pátria, somos pela família e somos pela liberdade.
OFERTA
Texto bíblico: 1 CRÔNICAS 29:14 🎧
«Quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos»
1. Quem sou eu, e quem é o meu povo?
Davi, mesmo sendo rei, em mais alto escalão da sua época, se coloca na condição, juntamente com o povo, de não serem dignos de tanta bondade e misericórdia advindas do Senhor. Servindo de exemplo até hoje em como devemos ser humildes em observar o privilégio de honrar a Deus.
2. Para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes?
Davi dispõe de imensas ofertas diante do seu povo, que também dispuseram de grandes ofertas voluntárias e com os corações alegres, sem tristeza, amargura ou arrependimento (v 9). Sabiam que seria para o serviço da casa de Deus (v 7). Foram considerados com o coração perfeito pela voluntariedade e muita alegria.
3. Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos - Aqui Davi declara diante de todos, toda a adoração ao Senhor. Que somente a Ele pertence tudo nos céus e na terra, e que tudo viria das suas fortes mãos e também o engrandecer. Tudo que ofertamos ou dizimamos vem dele, que "prova os corações e se agrada da sinceridade".
Conclusão: Aqui vemos um líder com lealdade de coração, que contribui com a obra do Senhor, com seus dízimos e suas ofertas, influência o povo a fazer do mesmo modo, com liberalidade , com grande alegria e principalmente com sinceridade.
Comentários