BUSQUEI DENTRE ELES UM HOMEM

 BUSQUEI DENTRE ELES UM HOMEM

Pastor João Nunes Santana


Texto bíblico: Ezequiel 22.23-31

1. Introdução - Em função desse momento em que estamos vivendo, achamos por bem reunirmos todos aqui em volta da Palavra de Deus para ouvirmos o que ele tem a dizer sobre isso e depois orarmos por nosso país. 



2. Quem foi o profeta Ezequiel? (1.3) - Ezequiel era filho de Buzi e pertencia à família sacerdotal, ou seja, ele era um sacerdote. Foi levado cativo para a Babilônia em 597 a.C., logo após o rei Nabucodonosor ter tomado Jerusalém. Era casado, porém sua esposa acabou falecendo repentinamente durante o cativeiro. Após cinco anos vivendo no Exílio, ele recebeu sua chamada profética. O interessante é que todos os profetas denunciaram a corrupção de governantes.  



3. A corrupção nos dias de Ezequiel


(a) Os sacerdotes (v. 26) - Os sacerdotes eram da linhagem de Arão, tinham a sagrada missão de cuidar das coisas sagradas, e do templo. Eram eles que recebiam ofertas e dízimos e faziam sacrifício e intercessão pelo povo. Mas como eles serviam a Deus? (1) eles violentam a lei de Deus, (2) Profanam as coisas sagradas, (3) Não fazem a diferença entre o santo e o profano, (4) Não discernir entre o santo e o profano; (5) Escondem o rosto dos sábados; (6) e assim o próprio Deus é profanado   


(b) Os príncipes (v. 27) - Os príncipes eram os da família real, tinham a missão de governar, administrar os assuntos da cidade, do estado e do país. Eram hoje as autoridades civis. Mas como eles exerciam suas autoridades? (1) Eram como lobos que arrebatam a presa para derramarem sangue; (2) Para destruírem as almas, (3) para seguirem a avareza.   


(c) Os profetas (v. 28) - Os profetas eram homens comuns que recebiam uma mensagem de Deus para o povo. E como é que eles exerciam seus ministérios? (1) Tem feito cobertura com argamassa de fraca, (cimento fraco), (2) Profetizam vaidade, (3) Adivinham mentiras, (4) Falam assim diz o Senhor, quando o Senhor não tinha dito nada.      


(d) O povo em geral (v. 29) - O povo eram as pessoas comuns, os artesãos, os camponeses, os militares, os construtores, os carregadores, os pagadores de impostos e tributos que sustentavam toda a máquina administrativa pesada sobre seus ombros. E qual era a situação deles? (1) Viviam grandemente oprimidos; (2) Eram roubados por todos os lados; (3) Os aflitos, os necessitados, e os estrangeiros eram oprimidos sem razão. 


(e) A busca de Deus por um homem (v. 30) - Deus está vendo todas as coisas, diz a palavra que desde o céu ele contempla todas as coisas. E o texto diz que ele buscava e procurava uma pessoa diferente, uma pessoa verdadeira, uma pessoa honesta e que estivesse na sua presença. Alguém que lhe chamasse a atenção no meio duma geração corrompida. (Salmos 33.13-15)


(f) Mas ninguém achei (v.30) - O que é tapar o muro? E o que é estar na brecha? É ser alguém que intercede pela cidade, alguém que seja realmente sal da terra e luz do mundo. Mas, para decepção, Deus não achou ninguém. Seria diferente hoje? Ouvimos muitas vozes, mas quem de fato se interessa? Quem de fato quer fazer o certo? Quem de fato tem comprometimento?     


(g) Qual é o resultado? (v. 31) - Será que um país sem Deus prosperará? Será que uma nação que virou as costas para o Senhor, se sairá bem? Será que um país que voluntariamente despreza os caminhos do Senhor e entroniza o secularismo, não terá problemas no caminho? O profeta deixa bem claro, haverá juízo de Deus, haverá destruição, e o fim daquela sociedade. Diz a palavra que a justiça engrandece as nações, mas o pecado é uma vergonha para qualquer povo. (Pv 14.34). 



4. Qual é a posição da igreja hoje? (Mt 5.14,15) - Vós sois a luz do mundo, não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Nem se acende uma candeia e coloca debaixo do alqueire, no velador, e dá a luz a todos que estão na casa. A luz mostra o perigo, a luz mostra onde está a sujeira, a luz mostra o caminho, a luz mostra o defeito. 



5. Qual é o compromisso da igreja? – Não temos compromisso com partidos, nem com político nenhum. O nosso compromisso supremo é com o Senhor Jesus Cristo e sua palavra. Não podemos ficar indiferentes diante do perigo. Toda vez que a liberdade do evangelho for ameaçada, temos que nos levantar e protestar. 



6. Qual é a diferença entre amizade e aliança? - Podemos ter amizade com qualquer pessoa, podemos até dever favores a alguma pessoa, mas aliança é diferente. Aliança é como um casamento. É um pacto. Aliança temos com nossa igreja. E isso não podemos quebrar por causa de uma amizade. Muito cuidado com quem você faz alianças. O nosso Deus é Deus de alianças.      



7. E qual é a nossa oração? - A nossa oração é para que Deus abra o seu entendimento para que você possa ver o perigo que ronda a nossa nação. 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte