NÃO VOS ESQUEÇAIS DA HOSPITALIDADE
Pr. João Nunes Santana🎧
Texto bíblico para leitura: Hb 13:2
1. INTRODUÇÃO - Estamos a poucos dias do maior evento que já aconteceu nessa igreja em toda a sua história até hoje. Irmãos de toda parte do mundo, inclusive do Brasil, vindo de outras cidades, e estados estão fazendo sua caminhada para essa festa que é única na história.
2. COMO IMPACTAREMOS A VIDA DELES? - O que eles vão ver? Como serão recebidos? O que vão encontrar aqui? Que tipo de crentes eles vão conhecer aqui? Que tipos de igreja vão visitar? Verão ou não a face de Cristo refletida em nossos rostos? De que modo serão marcados? Que lembranças levarão de nós? Digo que muitos deles nós nunca mais os veremos.
3. PORQUE O ESPÍRITO SANTO COMEÇA FALANDO NESSE TEXTO: NÃO VOS ESQUEÇAIS? - Porque o verbo esquecer tem um significado muito amplo, indo do ignorar, deixar, largar, abandonar, desprezar, desatender, descuidar, negligenciar, até o relaxar. Às vezes estamos tão ocupados que não tem nem tempo para pensar no visitante? Outras vezes, é muito mais fácil fazer de contas que não vemos, não nos importar, não ligar e não fazer nenhum sacrifício por ninguém.
4. QUANTOS DELES NÃO ESTÃO ATRAVESSANDO O PLANETA? - Viajando horas e horas dentro de um avião, outras vezes tendo que ficar em aeroportos esperando o próximo voo. Tendo muitas vezes gastado tudo o que tinham em suas economias para fazer esta viagem. Enquanto alguns que estão aqui mesmo, não fazem nenhum sacrifício para participar desta festa.
5. AÍ VEM A PERGUNTA: O QUE É A HOSPITALIDADE? - Hospedagem, alojamento, acolhida, recepção, abrigo, recebimento e guarida. Também significa amabilidade, gentileza, atenção, cordialidade, delicadeza, fineza e polidez.
Como temos viajado por muitos lugares, sabemos o que é ser bem recebido, o que é ser mal recebido, e também o que é não ser recebido. Não é a riqueza e nem a pobreza que mais impressiona, mas o coração da pessoa que nos recebe.
6. TENHO CERTEZA QUE HOSPITALIDADE É UM FRUTO DO ESPÍRITO SANTO (Gl 5: 22) - É ele quem coloca em nossos corações o desejo de tratar bem, de fazermos o nosso melhor, de compartilharmos o que temos com aqueles que estão nos visitando. É o amor de Cristo em nossos corações que nos impulsiona a fazer isso por aqueles que nem conhecemos.
7. OUTROS INGREDIENTES DAS HOSPITALIDADES (Hb 13:1-17) -
(a) Permaneça o amor fraternal (v.1); o amor deve ser a motivação para sermos hospitaleiros.
(b) Venerado entre todos seja o matrimônio (v. 4);
(c) Sejam os vossos costumes sem avareza (v. 5). Receber pessoas sem nenhuma intenção de ganhar nada delas, ou de tirar algumas vantagens
(d) E não vos esqueçais da beneficência e comunicação (v. 16). Isto é, preparar o nosso coração para ajudar, contribuir e auxiliar com o que temos em mãos.
(e) Obedecei aos vossos pastores (v.17). Trabalhe em comum acordo com o seu pastor. Não faça nada às escondidas, ou em oculto. Isto se chama agir com transparência diante de Deus.
8. CONCLUSÃO - De que maneira você pode ajudar? O que o Espírito Santo fala ao seu coração? Qual será a sua atitude, de alegria, disposição para ajudar e fazer o seu melhor, ou de indiferença, distância e não participação?
________________________
Dízimos & Ofertas
DEUS AMA AO QUE DÁ COM ALEGRIA
Texto bíblico: 2 Coríntios 9:7 - Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
1. A ideia principal deste versículo é que o ato de dar seja voluntário e alegre. Não deve ser dado por necessidade urgente, mas deve ser dado como uma oferta do coração.
2. A oferta não deve ser feita só por necessidade. Ou seja, só quando existem pessoas precisando da sua ajuda, mas de modo mais amplo a oferta deve ter o sentido de adorar a Deus.
3. Contribuir com alegria. Lembre-se: “Deus ama quem dá com alegria”. Eu desafio você hoje a dar o seu melhor para Deus com alegria.
________________________
Comentários