QUEM É ELE?

Pr João Nunes Santana🔊

Texto bíblico para leitura: João 16:13



1. UMA PERGUNTA: Para quem Jesus deixaria sua igreja? Nas mãos de quem ele deixou aqueles por quem deu a sua vida? Quem é a pessoa que Jesus tinha tanta confiança ao ponto de colocá-lo responsável pelos seus? A pessoa em que mais confiava era o Santo Espírito. Ele é essa pessoa que não passa, que não comete erros, que sabe todas as coisas, alguém que é onipresente, e que tem todo o poder. (Jo 14:18).  


2. ELE É O ENVIADO POR JESUS (v.7) - Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. 


3. ELE É O CONSOLADOR (v.7) - Jesus chama o Espírito de o "Consolador" - Parakletos.  A palavra grega traduzida por "Consolador" ou "Auxiliador" era usada na linguagem jurídica para o advogado de defesa, isto é, alguém que ajudava ou apoiava um réu. O sentido ganha amplitude, pois o Espírito, assim como Jesus, é mais do que um advogado, mas aquele que provê encorajamento, conselho, força, entusiasmo, motivação e poder. É comparável ao apoio e o carinho de um pai. Por isso Jesus diz "não vos deixarei órfãos".


4. ELE É O ESPÍRITO DA VERDADE (v.13) - Mas, quando vier aquele Espírito de verdade. Jesus usa outro nome: O Espírito da Verdade. Há um duplo significado: o Espírito é a essência da verdade e quem revela aquilo que é verdadeiro. Por isso João testifica que o Espírito Santo é a verdade (1 Jo 5:6). Ele é o autor divino das Escrituras (2 Pe 1:20-21), a verdade escrita (Jo 17.17); Ele dá conhecimento da verdade salvadora que é Jesus Cristo (Jo 8:32,36). Não existe a possibilidade humana de conhecer as verdades de Deus senão pelo Espírito Santo.


5. ELE É O QUE CONVENCE (v.8) - E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo. O verbo "convencer" (elegsei) significa trazer à luz, expor, mostrar, persuadir, convicção interior. Há um outro sentido para o verbo que é o de reprovar, corrigir, disciplinar e punir. O Espírito é o responsável pelo convencimento interno das pessoas quanto ao verdadeiro sentido do pecado, da justiça e do juízo.


A palavra mundo "kosmos" refere-se à humanidade inteira.  A obra do convencimento é tríplice: (A) Do pecado, pois somos pecadores por natureza (Rm 3:23); (b) Da justiça salvadora que nos é oferecida em Cristo Jesus (Rm 5:1); (C) E do juízo que será o julgamento daqueles que rejeitam a salvação em Jesus (Jo 3:18-19).


6. ELE É O QUE GUIA (v.13) - Ele vos guiará em toda a verdade. O Espírito tem a missão de guiar, liderar e instruir aos homens, em seus corações, sobre o significado de Cristo (At 8:31). Os homens ouvirão e verão a glória de Cristo, por meio do Espírito (Jo 5:37-38).



7. NUNCA FALA DE SI MESMO - Porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir. Embora seja Deus, o Espírito não busca falar de si mesmo. Paulo disse que ele penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus e que por ele as coisas nos sao reveladas. (I Co 2: 10)


8. MAS SEMPRE GLORIFICA JESUS (v.14) - Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.  É o Espírito quem produz a vivificação espiritual ou quem aplica a salvação no homem. O termo "salvação" compreende o chamado (Mt 9.9), a regeneração ou o novo nascimento (Tt 3:5), adoção espiritual (1 Jo 3:1-3), união com Cristo (Jo 15:1-16), a conversão (Mt 18:3), o arrependimento e fé salvadora (2 Tm 2:25; Ef 2:8), a justificação (Rm 5:1),  e a santificação (1 Pe 1:13-16). Toda esta obra salvadora é realizada pelo Espírito.


9. CONCLUSÃO - Agora que sabemos que não estamos sós e que temos uma fonte celestial de poder, que tipo de pessoas, crentes, e líderes devemos ser? Como devemos ver a obra de Deus?  



________________________


PRINCÍPIO DA MORDOMIA

Texto bíblico: Provérbios 3:9,10 🔊

Honre o Senhor com suas riquezas e com a melhor parte de tudo que produzir. Então teus celeiros se encherão de cereais, e seus tonéis transbordarão de vinho.


1. Honrar a Deus com o uso correto das coisas materiais exprime gratidão pelo seu favor e reconhece que ele controla a ordem natural e os seus processos.


2. Temos um apelo a favor do uso apropriado das posses materiais. No final das contas, o homem é um mordomo, e tudo que ele tem pertence a Deus. Quando nós honramos a Deus com parte do nosso progresso, ele vai ser abençoado materialmente — e se encherão os teus celeiros (10).


3. Temos aqui um princípio de mordomia e não uma garantia de riquezas materiais. Podemos confiar a Deus as nossas dádivas e que ele garante a provisão das nossas necessidades materiais.


4. O mordomo cristão nunca precisa temer que vai ser o perdedor ao dar a Deus. Ninguém perde porque crê ou porque obedece. O homem de Deus não é um servo relutante, mas um mordomo feliz e responsável. Pois ele não está dando para um homem e sim para Deus.



________________________




Dízimos, Ofertas e 

Doações voluntárias…

PIX: 51 99771-9791

Ronildo da Cruz Ribeiro - Nubank



Gravataí, Viamão, Capinzal, 

Chapecó e Camboriú - 03/07/22

 

Fale conosco:







Phone: +55 51 99771-9791 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

UM PEQUENO RELATÓRIO DA IDPB MANAUS MODERNA RIO GRANDE DO SUL

TRISTEZA OU ALEGRIA? Missionario Fabiano

Porta nos céus

Célula, o lugar do amor - 02

Palavras A língua tem poder sobre a vida e a morte